Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEMED

Semed realiza roda de conversa ‘resistindo à (in) visibilidade’

19/11/2019
IMG 9506
Compartilhar

IMG 9506

IMG 9506A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), realizou nesta terça-feira, 19/11, a Roda de conversa: ‘Resistindo à (in) visibilidade: Territórios e cultura dos negros na cidade de Manaus’. O evento ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, DDPM, zona Centro-Sul, e teve como objetivo proporcionar um momento de imersão para reflexão e conhecimento acerca da temática da consciência negra. Estiveram presentes mais de 50 assessores, formadores da divisão e professores que ministram aulas relacionadas a artes e ensino religioso.

As atividades começaram pela manhã, após o credenciamento, foi apresentado o documentário 14 de Janeiro – Terra, Samba e Santo, para introduzir a discussão sobre a temática quilombola. Foram colocados em pauta temas relacionados a representatividade e a história dos negros africanos e afrodescendentes na cidade de Manaus.

Além de oficinas e conversas sobre como os professores e todo o corpo escolar podem abordar assuntos relacionados a história dos negros na cidade e em todo o Brasil, tal abordagem é exigida pela lei 10.639, que diz que todas as unidades de ensino privadas ou públicas ensinem sobre a histórias de luta dos africanos e dos afrodescentes e a participação que os negros deram e dão para a construção da sociedade brasileira.

IMG 9501No amazonas, essas comunidades quilombolas possuem oito núcleos, cinco no município de Barreirinha, uma em Itacoatiara, outra em Novo Airão e uma em Manaus, que é o Quilombo de Barranco de São Benedito.

Palestraram no evento o professor Juarez. da Silva Júnior, Rafaela Fonseca, do Quilombo do Barranco de São Benedito, e o professor Vinicius Alves, formador DDPM e mestre em História pela Universidade do Estado do Amazonas, Uea.

Segundo a formadora da DDPM, Lídia Helena, uma das organizadoras do evento, refletir a questão da consciência negra é propor um Brasil melhor. “É pensar uma sociedade melhor, uma sociedade que talvez não erradique, mas que pelo menos diminua o preconceito, a representatividade negativa em relação a essa população. A gente sabe que a educação não resolve tudo, mas, parafraseando Paulo Freire, sem a educação é meio difícil de transformar uma sociedade, e a nossa possuí um racismo estrutural, então nada melhor do que a sala de aula para discutir e refletir essas temáticas e contribuir para formação de uma cidadania plena, afinal a educação é isso, um agente de transformação da sociedade”, comentou.

IMG 9487Além das discussões e trocas de conhecimento, o evento também contou com a apresentação cultural do Instituto Cultural Afro Mutalembê- ICAM e uma oficina de turbantes, que representam uma forma de empoderamento feminino da cultura africana, e também de afirmação da identidade.

A formadora da DDPM Juraci Pessoa, destacou que o evento foi importante também pela necessidade de toda a sociedade.

“Ele não é importante apenas pela data (Dia da Consciência Negra, 20/11), mas porque nós precisamos vivenciar isso no dia a dia das escolas, nós como formadores isso é muito importante, a questão de trabalhar o preconceito, isso sempre vai estar em alta. Então, é nosso papel trabalhar a nossa consciência, os nossos preconceitos, porque é um engodo dizer que não somos preconceituosos, todos somos, de alguma forma, com alguém, de vez em quando e a gente precisa ouvir isso várias vezes para internalizar e levar uma outra visão de educação para os alunos nas escolas”, comentou.

Texto: Jéssica Salomão
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054

Termos encontrados Amazonas, Barreirinha, Cidadania, Cultura, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Infraestrutura, Itacoatiara, Legislação, Manaus, Novo Airão, Prefeitura de Manaus, Região Norte do Brasil, SEMED, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2021 08 09 at 19.18.14
Portal Prefeitura de ManausSEMEDTribunal de Contas do Estado do Amazonas

Prefeitura de Manaus se reúne com TCE-AM para tratar sobre a contratação de estagiários para a Semed

09/08/2021
IMG 8436 720x407 1
Portal Prefeitura de ManausSEMED

Prefeitura oferece capacitação técnico administrativa para servidores da Semed

25/05/2021

Semed reforça o cuidado de prevenção ao combate a Covid-19 aos servidores da sede

02/03/2021
50993566193 934a365275 c
SEMED

Projeto ‘Protetores do Amanhã’ 2021 inicia por meio on-line

01/03/2021
1.3 Merenda 2 scaled e1614630613625 1
SEMED

Mais de 13 mil estudantes da rede municipal devem receber ‘kit merenda escolar’

01/03/2021
50981407823 8ed5bea8da c 720x407 1 1
SEMED

Escolas municipais desenvolvem ações para incentivar os alunos a acompanharem as aulas remotas

26/02/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo