Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Senado instala Frente Parlamentar da Juventude

12/09/2019
20190912 01405s
Compartilhar

20190912 01405s

Contents
PolíticaPrimeiro voto

O senador Irajá (PSD-TO) foi eleito, na manhã desta quinta-feira (12), presidente da Frente Parlamentar da Juventude (FPJovem). O vice-presidente eleito é o senador Flávio Bolsonaro (PLS-RJ). O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participou da instalação da Frente, que já tem 87 deputados e senadores inscritos até o início da reunião.

Irajá apresentou as ações que a FPJovem está desenvolvendo. A primeira delas é o programa Estágio Visita, nos mesmos moldes do que já ocorre na Câmara. Dois jovens indicados por senadores poderão passar uma semana conhecendo todas as comissões, o Plenário e o trabalho dos parlamentares.

— É um programa que vem dando muito certo [na Câmara] porque as pessoas que vêm conhecem o Congresso, saem daqui com outra impressão completamente diferente. E claro que isso tem ressonância nos seus estados e os municípios. E isso é importante porque as pessoas precisam compreender a relevância e o papel do Congresso Nacional.

De acordo com Irajá, o projeto Estágio Visita vai começar em novembro como um teste, com a participação de 20 alunos, mas a meta é trazer 162 estudantes ao Congresso a partir do ano que vem. Ele informou que as despesas com hospedagem, alimentação e o traslado em Brasília será responsabilidade do Senado Federal durante os cinco dias da visita.

O senador ressaltou que os jovens entre 14 e 29 anos são afetados pelo dobro do índice nacional de desemprego, atualmente com média de 12%. Por isso, apresentou proposta da nova lei do primeiro emprego que, segundo ele, teria regras que misturam as do programa Menor Aprendiz e as da CLT. A iniciativa ofereceria oportunidade para que o grupo de 16 a 24 anos entrasse no mercado de trabalho por meio de regras simples que beneficiam estudantes e empresários.

—  É uma janela que vai ser criada entre o [progama Menor] aprendiz que já existe e a CLT. É para dar um empurrão naquele jovem para ele poder ter a possibilidade de começar a trabalhar e aí as empresas vão ter vários incentivos para poder dar essa oportunidade a quem não tem experiência profissional.

O senador Flávio Bolsonaro (PLS-RJ), eleito vice-presidente da FPJovem, destacou a importância de se promover essa iniciativa para mostrar ao jovem a funcionalidade do sistema político e estimular aqueles que possuem o sonho de entrar para a política. O senador lembrou também que o estímulo ao empreendedorismo deve começar desde o ensino médio.

Os senadores Styvenson Valentin (Podemos-RN) e Werverton (PDT-MA), entre outros parlamentares presentes na reunião, apoiaram a iniciativa de ter mais políticas públicas que gerem empregos aos jovens. Também participaram da reunião vários deputados e integrantes do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve).

Política

Davi Alcolumbre defendeu que não existe outro caminho para mudar a vida das pessoas que não seja através da política.

— Se a gente continuar pregando a divisão do Brasil, nós não vamos fazer o que os brasileiros estão esperando da gente. Aqueles que continuam ajudando a dividir a sociedade vão pagar um preço muito caro lá na frente, porque a sociedade espera emprego, a sociedade espera respostas, como um projeto de lei que possa inserir de verdade a juventude no mercado de trabalho, afirmou, ao elogiar o projeto do senador Irajá.

O presidente disse ainda que “é muito fácil apontar o dedo para as pessoas, mas quando você aponta um dedo para alguém você tem três da sua mão apontando para você”. E fez um convite para que todos construam um país melhor.

— Cada um cumpra seu papel. Cada um responde pelos seus atos. Cada um tome a frente para fazer as coisas acontecerem.

Primeiro voto

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, ressaltou que a cidadania, por meio do voto, é o principal elemento que o jovem tem nas mãos para eleger representantes que vão formular as políticas públicas para a juventude. Ela citou ainda o resultado das eleições passadas como prova de que a quantidade de políticos novos foi grande. Deu o exemplo da escolha de Davi Alcolumbre aos 41 anos de idade como o presidente mais jovem de uma Casa Legislativa Federal no início do ano.

— Eu acho que esse é o recado da juventude: ela não quer criminalizar a política. Ela quer participar da política e por isso ela mandou jovens políticos para a Câmara e para o Senado. Eu queria deixar essa sugestão: por que não trabalhar o primeiro voto? Então talvez a contribuição do Parlamento seja por um projeto de lei ou talvez por um trabalho interno do próprio Parlamento, preparando para as escolas, assim como [os programas] Estágio Visita e Jovem Senador, uma plataforma de conteúdos que nós possamos preparar o primeiro voto.

Fernando Oliveira sob supervisão de Sheyla Assunção

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Termos encontrados Cidadania, Distrito Federal, Educação, Ensino Médio, Flávio Bolsonaro, Legislação, Região Centro-Oeste, Senado Federal
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo