Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
tjam

Servidores participam de treinamento sobre o sistema de migração dos aposentados e pensionistas para o Amazonprev

11/07/2019
Treino Amazonprev
Compartilhar

Iniciado na última quarta-feira, o treinamento objetiva o cumprimento das atribuições do Poder Judiciário, estabelecidas no termo de adesão de migração.


Treino AmazonprevServidores dos setores envolvidos nas ações previdenciárias (Divisão de Pessoal; Folha de Pagamento; Divisão de Expediente; Assessoria Administrativa da Secretaria-Geral e Assessoria da Presidência) do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas estão passando por um treinamento sobre o sistema de migração dos aposentados e pensionistas para o Amazonprev (Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas), que assegura aos servidores públicos do Estado do Amazonas e a seus dependentes os benefícios que lhes sejam devidos após completado o seu período laboral ou nas eventuais adversidades.

 

O treinamento, que teve início na quarta-feira (10) e será concluído nesta sexta (12), objetiva o cumprimento das atribuições do Poder Judiciário, estabelecidas no termo de adesão de migração, assinado em 14 de novembro de 2017.

O TJAM conta com 381 aposentados e 249 pensionistas, atualmente, tendo como base a folha de maio de 2019. De acordo com o chefe do Setor Previdenciário da Assessoria Administrativa do TJAM, Igor Severino Nunes, as vantagens da migração podem ser vistas sob dois ângulos. “No que diz respeito ao aposentado e pensionista, os benefícios previdenciários passarão a ser pagos por um órgão especializado e que possui como missão institucional assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários, gerando os recursos de formar a observar o caráter contributivo e o equilíbrio financeiro e atuarial. Em outras palavras, a garantia do pagamento regular dos benefícios previdenciários. Em relação ao Tribunal de Justiça, a principal vantagem é a possibilidade de redirecionamento de recursos financeiros e de pessoal para outras atividades de interesse”, explica.

O chefe do Setor Previdenciário ressalta que a migração não se trata de uma simples opção de mudança do Poder Judiciário, mas do cumprimento do mandamento contido no artigo 40, § 20 da Constituição Federal, que determina a existência de apenas um órgão gestor previdenciário, o que foi regulamentado, no âmbito estadual, pela Lei complementar 30/2001.

A migração para o Amazonprev, no tocante ao pagamento dos aposentados e pensionista, já aconteceu, restando somente efetivar integralmente a parte de análise e concessão de ações previdenciárias. “Espera-se que até o final de julho todos procedimentos administrativos, envolvendo os aposentados e pensionistas, já estejam rodando conforme o termo de adesão”, explica Igor Nunes.

Funcionamento

Atualmente, a previdência social do Estado do Amazonas na esfera dos três Poderes está basicamente regulamentada pela Lei Complementar 30/2001, sendo que, no caso do Poder Judiciário, até a migração para o Amazonprev, toda a análise, concessão de pagamentos envolvendo aposentados e pensionistas eram atribuições do Tribunal de Justiça do Amazonas.

Com a adesão, a principal mudança para os aposentados e pensionistas do TJAM é que o Amazonprev será o órgão responsável pelo pagamento dos benefícios e pela análise de pedidos administrativos, cabendo ao Tribunal de Justiça somente fornecer as informações necessárias. Os aposentados e pensionistas poderão fazer o requerimento inicial junto ao Amazonprev ou ao Tribunal de Justiça, que remeterá os documentos ao órgão previdenciário.

Pedidos de aposentadoria

Quanto aos pedidos de aposentadoria, a única alteração é que o processo contará com um parecer prévio emitido pelo Amazonprev, mas a decisão final administrativa sobre a concessão ou não da aposentadoria continuará sobre a atribuição Tribunal de Justiça do Amazonas. Quanto aos pedidos dos aposentados e pensionista, apesar de poderem ser direcionados ao Tribunal de Justiça, passarão a ser analisados pelo Amazonprev.

 

Sandra Bezerra

Foto: Raphael Alves

Revisão de texto: Joyce Tino

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: tjamweb@gmail.com

 

Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Justiça, Legislação, Tribunal de justiça do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Semana JC3BAri2.6
tjam

2.ª Semana do Mutirão do Júri tem início com sessões de julgamento em seis locais e com 120 processos pautados

15/07/2019
Fraternite7
tjam

Grupo Direito e Fraternidade no Amazonas realiza mais de 300 atendimentos em comunidade carente no Coroado, Zona Leste de Manaus.

15/07/2019
Juiz Saulo Goes e a equipe do Projeto de RemiC3A7C3A3o de Pena por meio da Leitura
tjam

Projeto desenvolvido pela 1.ª Vara de Itacoatiara está entre os selecionados para disputar o Prêmio Innovare deste ano

15/07/2019
ECA 2
tjam

COIJ esclarece mitos e verdades sobre o ECA, que completa 29 anos nesta semana

13/07/2019
ECA cartaz
tjam

Coordenadoria da Infância e Juventude lança campanha informativa para marcar os 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

13/07/2019
Vems2
tjam

Ação integrada entre órgãos contribui para redução da taxa de ocupação das unidades de internação socioeducativas no Estado  

13/07/2019
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo