Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Setembro Amarelo: Rádio Senado mostra a luta pela vida de quem tentou suicídio

10/09/2019
20190903 04428s
Compartilhar

20190903 04428s

Contents
IncidênciaCVV

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Ao longo de todo este mês, campanhas buscam chamar a atenção para o problema e mostrar a importância da prevenção. Uma pessoa se mata a cada 40 segundos no mundo. Mas 90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS). Como buscar apoio e dar a volta por cima? E como ajudar alguém em risco de suicídio? Esse é o tema da série de reportagens especiais “Nada é para sempre: a vida de quem tentou suicídio”, elaborada pela Rádio Senado.

Na reportagem de Leila Herédia, senadores, entidades como o Centro de Valorização da Vida (CVV), psicólogos, psiquiatras, representantes do governo, pessoas que sobreviveram ao suicídio e que perderam alguém próximo ajudam a compreender melhor esse fenômeno tão complexo. No Brasil, 32 pessoas se matam diariamente, de acordo com dados oficiais. Sabe-se, no entanto, que o número deve ser maior, pois há subnotificação. O estigma torna o assunto pouco debatido. Assim surgiu o movimento Setembro Amarelo.

— Nossa crença é que, com a campanha, a gente consiga diminuir. O sonho é acabar com esse tipo de preconceito. Ele é muito grande. E ele afasta as pessoas do tratamento — afirma o médico Antônio Geraldo, da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Desde 2014, o Congresso Nacional faz parte da campanha. Autor do pedido para iluminar de amarelo os prédios do Senado e da Câmara dos Deputados neste ano, o senador Weverton (PDT-MA) defende que o tema seja tratado de forma natural, como ocorre com outros tipos de doença.

— Não é todo mundo que admite que está doente ou que está com problema, e a primeira coisa que você faz para ajudar a resolver é admitir que tem esse problema. É um ato de coragem.

Incidência

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, as mulheres são as que mais tentam suicídio, representando 69% do total, mas são os homens que mais se matam. Das 12.495 mortes por suicídio em 2017, 9.826 foram de homens. No que se refere à faixa etária, a taxa é maior entre idosos com mais de 70 anos, chegando a 8,9 mortes por 100 mil habitantes, contra 5,5 na média nacional. Mas os índices entre adolescentes são considerados preocupantes e têm aumentado ano a ano.

Os especialistas explicam que ouvir atentamente, com calma e de forma empática, entender e respeitar os sentimentos da pessoa e mostrar preocupação genuína, com cuidado e afeição, são essenciais. Da mesma forma, devem ser evitados conselhos, mostrar estar chocado ou emocionado ou ainda minimizar a dor do outro, com frases como “Você tem tudo” ou “Isso logo passa”.

Isolamento, alterações no apetite e no sono, cansaço e falta de energia, dificuldade para se concentrar e pensamentos frequentes de morte são alguns sinais de alerta.

CVV

Organização não governamental que atua na prevenção do suicídio, o CVV oferece serviço de escuta e acolhimento há quase 60 anos. Por meio do telefone 188 ou pelo site cvv.org.br, é possível conversar com um voluntário de forma anônima e sigilosa nas 24 horas do dia.

— Esse acolhimento que nós fazemos abre as portas para que a pessoa que está no momento de dor aguda possa falar e superar um momento crítico, em que o sofrimento parece ser intransponível — diz Carlos Correa, voluntário do CVV.

Ouça a série de reportagens, dividida em cinco partes:

Nada é para sempre: a vida de quem tentou suicídio – Parte 1

Nada é para sempre: a vida de quem tentou suicídio – Parte 2

Nada é para sempre: a vida de quem tentou suicídio – Parte 3

Nada é para sempre: a vida de quem tentou suicídio – Parte 4

Nada é para sempre: a vida de quem tentou suicídio – Parte 5

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Termos encontrados Energia, Ministério da Saúde, Saúde, Senado Federal
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo