Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Setor primário no Amazonas é ameaçado por falta de insumos, diz Sinésio Campos

04/07/2019
sinesio 1
Compartilhar

 

De autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT), ocorreu nesta quarta- feira (03), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), uma Audiência Pública que debateu sobre a utilização do farelo, casca de soja, milho e fertilizante em atividades agropecuárias no Estado. Vereadores e trabalhadores da produção rural do município de Itacoatiara procuraram o deputado Sinésio solicitando ajuda e alegando a recusa do grupo AMAGGI — uma empresa que trabalha com a produção agrícola de soja, milho e algodão contendo um terminal graneleiro situado no Município de Itacoatiara —, na venda de farelo e da casca de soja para os produtores rurais de Itacoatiara e do Amazonas.

A demanda culminou na visita técnica do deputado e de órgãos competentes do setor primário às instalações do Terminal Graneleiro e às industrias do Grupo AMAGGI em Itacoatiara, na segunda-feira (01). Apesar de o deputado e todos os órgãos in loco terem convidado representantes da empresa para participarem da Audiência Pública com o desígnio de prestarem informações aos produtores, nenhum representante da empresa se fez presente à reunião.

Ao iniciar a Audiência, o parlamentar leu um ofício enviado ao e-mail da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, que é presidida por Sinésio na Assembleia Legislativa, relatando a ausência de representantes do grupo AMMAGI na presente reunião.

Em seu pronunciamento, Sinésio falou que há entraves da oferta e da procura, em razão do preço da ração que, segundo ele, é um fator limitante na estrutura dos custos de produção. “De um lado, esse polo produtivo enfrenta severo comprometimento em sua capacidade de crescimento devido à pequena produção de soja e milho em nosso Estado e, na outra vertente, o alto custo dos insumos básicos, quais sejam, o milho e o farelo de soja, que são importados do Estado do Mato Grosso. Não podemos esquecer que neste cenário existe uma demanda reprimida de 20 mil pequenos criadores Amazonenses por milho, soja e rejeitos do processamento da soja, insumos básicos de fundamental importância como componentes da ração na alimentação desses animais, no qual os produtos e subprodutos são movimentados no terminal graneleiro do Grupo AMAGGI. Desta forma, entendemos que a empresa deve urgente dialogar e buscar de alguma formar esclarecer os reais motivos de não vender os insumos aos nossos produtores”, explicou Sinésio.

Uma Comissão Especial, liderada pela Aleam, foi criada com a participação de representantes de entidades e órgãos, Governo do Estado, Associações, Cooperativas e empresários do setor primário interessados em formular uma proposta junto ao Grupo AMAGGI na comercialização, via terminal graneleiro de Itacoatiara, dos insumos, com destaque para o milho (120 mil toneladas/ano), a casca de soja (20 mil toneladas/ano), farelo de Soja (50 mil toneladas/ano), o caroço de algodão, cuim de arroz e fertilizantes, que são matérias-primas básicas essenciais para atividade criatória da pecuária e piscicultura no Amazonas.

Uma “Carta Aberta à Sociedade Amazonense” também foi escrita de forma conjunta pelos órgãos presentes na Audiência Pública requerendo, em parte do seu teor, que o Grupo AMAGGI comercialize os seus produtos para o mercado amazonense com preços competitivos, considerando os incentivos fiscais estaduais amparados pela Lei.

“A criação da Comissão Especial e a Carta Aberta vem para dialogar com o grupo AMAGGI e buscar alternativas de desenvolvimento econômico aos produtores e criadores do Estado do Amazonas que necessitam da venda desses insumos que potencializam a cadeia produtiva do setor. Está longe de acabar a cobrança ao grupo AMAGGI na venda desses insumos essenciais para as atividades criatórias da pecuária e piscicultura Amazonense. Não vamos admitir o setor primário do Amazonas ser ameaçado por falta de insumos que existem em sua própria casa”, falou o deputado.

Participaram da Audiência Pública representantes da Secretaria de Estado de Produção de Rural (Sepror), Secretária de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB – AM), Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Câmaras Municipais e Prefeituras Municipais.

 

 

Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)

Texto: Assessoria do Deputado

Gabinete (92) 3183-4431

Jéssica Trajano (92) 99224-6013

ascomsinesio@gmail.com

 

sinesio 1 sinesio 2 sinesio 3AUDIeNCIA PuBLICA FARELO E CASCA DE SOJA ACA

Termos encontrados Abastecimento, agricultura, ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputados do Amazonas, Deputados Estaduais, Economia, Energia, Estado do Amazonas, Estado do Mato Grosso, Itacoatiara, Legislação, Pecuária, Região Centro-Oeste, Sinésio Campos, Tecnologia
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo