Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Simpósio Internacional de Gestão Ambiental já tem 22 palestrantes confirmados

13/08/2019
20190614 080427 1
Compartilhar

20190614 080427 1

O 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, que será realizado no período de 17 a 19 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, já conta com 22 palestrantes confirmados.

Entre eles estão os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Fux e Mauro Campbell; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Mucio Monteiro Filho, e os ministros Augusto Sherman e Benjamin Zymler; o juiz-conselheiro do Tribunal de Contas de Moçambique, Januário Guibunda; o presidente do Tribunal de Contas de Portugal, conselheiro Vítor Manuel da Silva Caldeira; o auditor do Tribunal de Contas Europeu, Ernesto Roessing Neto; a gerente responsável pelo Organização Africana das Instituições Supremas de Controle de Camarões, Valentine Onya; o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira e o vice-diretor de Agricultura, Recursos e Divisão de Auditoria Ambiental do Escritório de Auditoria de Pequim, Lin Jinjung.

O coordenador científico-pedagógico do Simpósio, conselheiro Júlio Pinheiro, informou que o evento tem entre os objetivos promover a discussão do desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros a partir de um viés preventivo.

“Nós precisamos utilizar de forma sustentável os recursos naturais da Amazônia, do bioma brasileiro, para que nós não venhamos a destruir o meio ambiente. Precisamos utilizar os recursos naturais de forma sustentável. Essa é a mensagem, essa é a visão moderna que hoje têm os tribunais de todo o mundo”, disse o conselheiro.

Abertura – Neste contexto, a palestra de abertura do evento, no dia 17 de outubro, às 20h, será ministrada pelo professor doutor da Universidade George Mason, o ambientalista e biólogo norte-americano Thomas Lovejoy. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão também estará no evento.

Ele é considerado mundialmente como um dos principais líderes do movimento ambientalista, autor do termo “biodiversidade” e pioneiro da teoria da biologia da conservação. O ambientalista atua junto ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e foi um dos primeiros a chamar a atenção internacional para os problemas ambientas da Amazônia.

A programação do Simpósio abrange discussões sobre estratégias de redução do desmatamento; política nacional de recursos hídricos; controle e gestão ambiental; áreas protegidas; mudanças climáticas; ética, globalização e controle; e controle e conservação ambiental.

Também estão confirmados como palestrantes o presidente do Instituto Ruy Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Bonilha; o conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Eurípedes Sales; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Elton Martinez Carvalho Leme; a secretária executiva do Fórum Global dos Governadores para Clima e Florestas, Colleen Scanlan Lyons; o sub-procurador de Justiça, Paulo Gustavo Gonet; a ex-ministra de Meio Ambiente, Isabela Teixeira; o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Eduardo Vera Cruz Pinto; o professor da Universidade de São Carlos, José Galizia Tundisi; além dos juristas Jacoby Fernandes e Fábio Feldmann.

Eles abordarão, entre outros, o estímulo às instâncias participativas do controle externo dos Tribunais de Contas e dos órgãos de controle a implementar a variável ambiental em auditorias específicas, além da promoção do intercâmbio e a troca de experiências entre as Cortes de Contas e as instituições internacionais.

Público-alvo e inscrições – As inscrições para o Simpósio são gratuitas e podem ser feitas no site do Simpósio (sigam.tce.am.gov.br), pelo Portal do TCE (www.tce.am.gov.br) ou pelo Portal da Escola de Contas Públicas (ecp.tce.am.gov.br). Aos estudantes, a participação no Simpósio irá gerar horas complementares.

Além dos conselheiros, auditores, analistas dos TCEs e Tribunais de Contas dos municípios e auditores do TCU, o evento é voltado para juristas e procuradores e aberto para pesquisadores, professores, representantes da sociedade civil e estudantes de graduação e de pós-graduação.

Texto: Dionisson Garcia | Foto: Ana Cláudia Jatahy

Termos encontrados agricultura, Educação, Estado de São Paulo, Estado do Amazonas, Estado do Rio de Janeiro, Hamilton Mourão, Justiça, Manaus, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, STJ, Supremo Tribunal de Justiça - STJ, Supremo Tribunal Federal, TCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCE, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo