Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SUFRAMA

Suframa apresenta novo sistema de ingresso de mercadorias nacionais

12/10/2019
Compartilhar

Estiveram presentes ao evento aproximadamente 250 pessoas, incluindo profissionais e representantes de empresas que trabalham com produtos industrializados de origem nacional, incentivados, na Zona Franca de Manaus e nas Áreas de Livre Comércio.

por Diego Queiroz publicado: 01/10/2019 17h08 última modificação: 01/10/2019 18h23

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizou nesta terça-feira (1º), em seu auditório, a primeira oficina sobre o novo Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional (SIMNAC), que entrará em funcionamento no próximo dia 21 de outubro. Estiveram presentes ao evento aproximadamente 250 pessoas, incluindo profissionais e representantes de empresas que trabalham com produtos industrializados de origem nacional, incentivados, na Zona Franca de Manaus e nas Áreas de Livre Comércio.

A abertura da oficina foi conduzida pelo superintendente adjunto de Operações da Suframa, Luciano Tavares, que explicou que a implementação do SIMNAC é um marco importante para o trabalho da Autarquia e que a ferramenta certamente possibilitará maior confiabilidade, transparência, eficiência e efetividade na condução dos processos relacionados ao ingresso de mercadorias nacionais.

“Temos muita satisfação de ver o auditório tão ocupado assim e de receber todos os senhores, profissionais de diferentes áreas que representam as vastas empresas da nossa região. Vocês são a razão de ser do nosso trabalho. O que estamos apresentando hoje é fruto de um esforço que se iniciou desde o ano passado pela equipe técnica da Suframa”, informou Tavares. “Nenhum sistema é perfeito, então estamos abertos a sugestões e vamos procurar implementar as mesmas no momento oportuno. Esta via de mão dupla com os senhores é fundamental para que consigamos buscar as melhorias continuamente”, complementou.

Tavares também informou o cronograma de implementação do novo sistema. Além da primeira oficina realizada nesta terça-feira, uma segunda oficina está prevista para a próxima semana, no dia 8, e, em caso de necessidade, outras oficinais para apresentação e familiarização com a nova ferramenta serão agendadas nas próximas semanas. As operações com o sistema anterior serão válidas para mercadorias nacionais internadas até o dia 18 de outubro. Nos dias 19 e 20 de outubro, a Suframa paralisará o sistema antigo e iniciará a ativação do SIMNAC. A partir do dia 21 de outubro, as mercadorias nacionais devem ser internadas, obrigatoriamente, mediante utilização do novo sistema.

Principais mudanças
Profissionais da Coordenação-Geral de Controle de Mercadorias e Cadastro da Suframa deram sequência à oficina com uma apresentação sobre as informações mais relevantes referentes ao novo sistema, as formas de acesso ao SIMNAC e o fluxo do novo processo de internamento.

Inicialmente, eles explicaram que a implantação do SIMNAC atende a determinações de auditorias recentes do Tribunal de Contas da União (TCU), no sentido de ter um controle mais efetivo sobre as operações, e também a exigências das novas regulamentações que estabelecem o processo de ingresso de mercadorias nacionais no País, com destaque para o Convênio ICMS nº 134/2019, celebrado entre a Suframa e o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Eles também comentaram sobre a complexa tarefa de elaboração do novo sistema, que será utilizado não apenas no Estado do Amazonas, mas também nos outros quatro estados que integram a área de atuação da Suframa (Acre, Rondônia, Roraima e Amapá), com perspectivas de atender da melhor forma a mais de 100 mil empresas e pessoas jurídicas dos mais diversos setores que estão habilitadas, atualmente, no Sistema de Cadastro da Suframa (CADSUF).

“Algumas dessas situações são determinadas, não é a Suframa que cria. Ela tem que se adequar e executar o fluxo. Com isso, um dos desafios foi tornar o processo de internamento mais rápido. O sistema anterior (WS Sinal) foi inaugurado em 98 e tem mais de 20 anos em funcionamento, portanto, é um software muito antigo que traz dificuldades atualmente. O novo sistema veio para dar celeridade e resolver muitos dos gargalos existentes hoje”, destacou Fernando Neiva, coordenador de Cooperação e Integração Fiscal.

Uma das principais mudanças realizadas no fluxo de internamento foi a eliminação da figura do transportador no sistema – a partir de agora, as informações serão de competência dos destinatários. Outra inovação também é a eliminação do papel e dos processos realizados manualmente, uma vez que o SIMNAC terá plataforma operacionalizada, integralmente, em forma digital.

Por fim, a equipe técnica da Suframa informou que, além das oficinas de treinamento e de apresentação do SIMNAC, também estão disponibilizados manuais e tutoriais no portal da Autarquia e serão realizados atendimentos diretos como forma de prestar suporte aos usuários e facilitar a transição para o novo sistema.

 

Termos encontrados Amazonas, Economia, Economia no Amazonas, Estado de Rondônia, Estado de Roraima, Estado do Acre, Estado do Amapá, Estado do Amazonas, Manaus, PIM, Polo Industrial de Manaus, Região Norte do Brasil, SUFRAMA, Superintendência da Zona Franca de Manaus, Transparência, ZFM, Zona Franca de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

PRESIDENTE DA JUCEA MARIA DE JESUS LINS e SUPERINTENDENTE DA SUFRAMA ALGACIR POLSIN 3
SUFRAMAJuceaManchete

Jucea e Suframa assinam acordo de cooperação técnica para consulta de informações

11/11/2021
bcaf3869 9a2d 46cf a8c7 5d4a0517d929
EconomiaSUFRAMA

Suframa faz consulta pública para reformular Resolução de Projetos Industriais

30/12/2020
06c6df3d c980 4c97 938e 972f03fa7f1d
SUFRAMA

Polo Industrial de Manaus fatura R$ 95,49 bi de janeiro a outubro de 2020

29/12/2020
c7b76a63 69bb 46c5 9317 e45fdbff8e4a
SUFRAMA

ZFM e Zona Franca do Paraguai assinam acordo para ampliar ações conjuntas

23/12/2020
88f9a3ec 341d 40f0 b763 867bd7742e53
SUFRAMA

Fazenda experimental da Ufam no DAS fomenta ensino e capacitação rural

22/12/2020
9a00ddad 9586 4798 b782 c7f0250bbb41
SUFRAMA

Projeto une empresa da ZFM e Ufam para ampliar capacitação profissional

21/12/2020
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo