Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Susam vai descentralizar distribuição de medicamentos de alto custo para Humaitá

27/09/2019
Compartilhar
 

O projeto de descentralização do medicamento de alto custo da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) terá a primeira experiência no interior com a implantação em curso do serviço de dispensação em Humaitá (a 591 quilômetros de Manaus em linha reta). A medida está sendo executada por meio de uma parceria entre a Susam, através da Central de Medicamento do Estado do Amazonas (Cema), e a prefeitura do município do sul do Amazonas.

Também chamado no Estado de Programa Estadual de Medicamento Especializado (Proeme) e Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), para o Ministério da Saúde, o programa oferta medicação de alto custo gratuito à população.

A Cema e a prefeitura trabalham na organização da estrutura onde vai vai funcionar o programa, capacitação de pessoal, busca de pacientes e elaboração de plano de ação e informação sobre o novo serviço. Serão descentralizados no primeiro momento os medicamentos Risperidona, Quetiapina, Olanzapina e Lamotrigina, utilizados no tratamento de doenças como autismo infantil, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar e epilepsia.

Para o secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias, a medida facilitará o acesso da população de Humaitá e dos municípios do entorno – Lábrea, Apuí, Novo Aripuanã e Manicoré – aos medicamentos de alto custo.

“Com a descentralização, ampliaremos o acesso dos usuários. A iniciativa de descentralização da dispensação dos medicamentos considerados de alto custo teve início com a Fundação Alfredo da Matta, e agora chegou à hora de iniciarmos a interiorização da Política de Assistência Farmacêutica para os municípios”, afirma Tobias.

Números – O programa de dispensação de medicamentos de alto custo da Cema alcança hoje 7.123 pessoas, sendo 1.186 do interior.

“Cerca de 83% (5.937 pessoas) dos usuários estão concentrado em Manaus. Temos certeza que com a instalação do serviço nos municípios esse número do interior vai aumentar, porque o medicamento poderá ser adquirido na própria cidade”, avalia Tobias.

Em Humaitá, há apenas duas pessoas com cadastro ativo no serviço da Cema. “À medida que facilitarmos o acesso para a população do interior, com a dispensação no próprio município, vamos aumentar a cobertura do serviço e, consequentemente, a pleitear mais recurso junto ao Ministério da Saúde para que mais pessoas possam ser atendidas”, complementa o secretário de Saúde.

Segundo o coordenador da Cema, Antônio Paiva, os medicamentos são dispensados apenas na central, em Manaus. A Prefeitura de Humaitá informou, segundo o coordenador da Cema, que muitos moradores da cidade têm acesso a esse tipo de medicamento no estado de Rondônia. O município chega a gastar de R$ 800 a R$ 900, por pessoa, a cada viagem até Porto Velho, cada vez que o paciente precisa pegar o medicamento.

“Com a descentralização, a equidade, como princípio do SUS, estará presente no atendimento dos cidadãos amazonenses, qualquer que seja, onde quer que se encontre”, disse o secretário municipal de saúde de Humaitá, Cleomar Scandolara.

O próximo município descentralizado será Coari. Na capital, o programa já funciona na Fundação Alfredo da Matta (Fuam) e a Fundação Hospital de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) também manifestou interesse em firmar parceria para ter farmácia própria.

Com a medida, pacientes atendidos pela Fuam e que fazem uso de medicamento de alto custo receberão o produto na própria unidade, não havendo mais a necessidade de ir até a Cema.

Termos encontrados Amazonas, Apuí, Coari, Estado de Rondônia, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Humaitá, Lábrea, Manaus, Manicoré, Ministério da Saúde, Novo Aripuanã, Região Norte do Brasil, Saúde
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo