Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Tradição e alternativa: alunos de Rio Preto da Eva inovam em Feira de Matemática

20/09/2019
PAS 7243
Compartilhar

PAS 7243

Estudantes apresentaram diversas aulas e sanaram dúvidas de outros alunos

“Os estudantes de Rio Preto da Eva trabalham para ganhar”. Foi assim que Tarcinara Tavares – assessora pedagógica da Coordenação do Ensino Fundamental da Seduc-AM – resumiu a seletiva para a II Feira Amazonense de Matemática que aconteceu nesta quarta-feira (18), naquele município. Sete escolas da rede pública participaram do evento, que contou com a presença dos moradores rio-pretenses.

Tarcinara salientou a inovação nos trabalhos apresentados tanto pelos alunos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e quanto os estudantes do município. “Aqui está o futuro da cidade e ele apresenta alternativas e mudanças para o melhor do ensino-aprendizagem. Todos estão de parabéns pelos resultados”.

Transversalidade em alta – A transversalidade da Matemática com outras disciplinas foi destacada pelo professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Dário Souza Rocha. Para ele, a seletiva da Feira é uma oportunidade ímpar de intercâmbio de experiências e áreas do conhecimento.

“O tema é a interdisciplinaridade e como a Matemática é usada em nosso dia a dia. O evento também é fundamental para a apresentação de práticas da sala de aula e as vivências do cotidiano, que podem ser replicadas em outras escolas”, afirmou.

Interatividade – Os alunos Endreo Pastana; Isaías Silva e Santos; Railton Alves de Sena e Poliana da Silva, da Escola Estadual Rio Preto da Eva, apresentaram ‘Revigorando o Conhecimento’. O projeto foi acompanhado pelo professor Mario Sergio e tinha Mudança de base, radiciação, regra de Três e potenciação, temas que eram explicados à medida da curiosidade do público que prestigiou a Feira.

De acordo com o estudante Endreo Pastana, a equipe quis trazer diversos temas para uma melhor interação com os colegas. “Queríamos algo diferenciado e que pudesse atender tanto às curiosidades quanto às necessidades de outros alunos. O resultado das alternativas foi uma maior interatividade”, assinalou.

Velha tabuada – Outro destaque na Feira foi da Escola Estadual Raimundo Paz. Com a orientação da professora Leila Fran, a Velha Tabuada foi transformada em um jogo lúdico, auxiliando e instigando no raciocínio rápido nas respostas das quatro operações.

A estudante Emily Caroline explicou as regras do game, que pode ser jogado tanto em sala de aula quanto em casa. “Podem participar de dois a seis pessoas: é preciso rolar os dados e apresentar os resultados das operações. O vencedor é quem chega primeiro ao Final e, desta forma, revisitamos e resignificamos a tabuada como a conhecemos”.

O evento – A Coordenadora Geral da Feira, Yachiko Nascimento, afirmou que a proposta do evento é despertar o interesse dos alunos pela matéria. “A finalidade principal é incentivar o estudo e a prática da Matemática, uma área que muitas vezes não é entendida ou desagrada aos estudantes. Queremos salientar que a disciplina está em nosso cotidiano”, salientou.

A Feira tem o objetivo de despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da disciplina, promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação das metodologias. O evento é coordenado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Seduc-AM e secretarias municipais de Educação, tanto da capital quanto do interior.

O evento acontece em duas etapas, sendo a primeira a realização das seletivas em cada município do Amazonas. Posteriormente, os vencedores participarão da etapa estadual, que acontece em Manaus.

Termos encontrados Amazonas, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Manaus, Região Norte do Brasil, Rio Preto da Eva, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo