Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Wilker alerta que Adin contra aumento de energia será julgada na terça-feira, 3

29/08/2019
13 WILKER BARRETO PODEMOS ENERGIA ELeTRICA FOTOS ALFRAN LEaO 2
Compartilhar

13 WILKER BARRETO PODEMOS ENERGIA ELeTRICA FOTOS ALFRAN LEaO 2

 

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) anunciou nesta quinta-feira (29), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que barra uma nova forma de cobrança tributária na energia elétrica, será julgada na próxima terça-feira (3), no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). A ação, proposta pelo parlamentar, e que foi protocolada em maio na Aleam, tem o objetivo de anular o Decreto Estadual 40.628 do Governo, que passou a incluir o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) diretamente na conta do consumidor, deixando 10% mais caro.

O oposicionista afirma que novo modelo do recolhimento do ICMS na conta do contribuinte contraria a Constituição do Estado e que esta forma de cobrança penaliza diretamente o bolso dos cidadãos amazonenses.

“O Governo criou um decreto que mexe numa alíquota de ICMS que não combina com os outros estados e que só prejudica o povo do Amazonas, principalmente os mais humildes. Cobrar o imposto em cima de um percentual definido e não diretamente no consumo é algo que aumenta mais a conta e machuca o bolso da população. Então, eu confio na Justiça do Amazonas para que volte a cobrança anterior e os preços voltem aos patamares normais”, explicou Barreto.

O Líder de Minoria alertou que o Governo precisa primeiro limpar as arestas da política fiscal do que aumentar as tributações estaduais. “O Governo precisa fazer o dever de casa, enxugando a máquina pública e não aumentar imposto. Assim é fácil, pois passar para o cidadão de bem o aumento da tarifa é lesar o contribuinte. O custo de vida já é elevado e aumentar o custo da energia elétrica fica difícil. Não queremos prejudicar a arrecadação, apenas que volte a regra anterior, de 20% a 25% em cima do consumo. O que não pode é repor os cálculos de ICMS e a luz continuar cara”, frisa o parlamentar.

Wilker, por fim, pediu que os deputados da Casa fiquem atentos quanto ao julgamento da Adin na próxima terça-feira no Tribunal de Justiça e ressaltou que vai alertar outros órgãos de defesa do consumidor. “Convido os colegas para acompanharem o julgamento porque é um assunto que interessa a todos nós. Temos que ficar vigilantes quanto a isso e irei fazer um requerimento para a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia e também ao Procon Estadual para que fiquem atentos a questão da energia elétrica”, concluiu o deputado.

Apoio da Casa

Nesta quinta-feira, o deputado estadual Wilker Barreto voltou a receber apoio dos parlamentares após a interpelação judicial da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) contra o Líder de Minoria. Entre os deputados que foram a favor de Barreto estavam Serafim Corrêa (PSB) e o presidente da Assembleia, Josué Neto, que fizeram questão de destacar a prerrogativa parlamentar.

“Quero deixar, mais uma vez, todos os setores desta Casa, à disposição dos deputados em relação à censura que qualquer colega aqui possa ter de qualquer instituição. Nós vamos tratar de forma técnica todos os problemas que envolvem essa Casa”, afirmou Josué.

Wilker Barreto aproveitou e disse, ainda, que vai oficializar à Mesa Diretora da Assembleia que o Governo informe à Casa sobre todas as ações feitas no interior do Estado. Segundo o parlamentar, os deputados precisam ter um cronograma das atividades realizadas nas cidades amazonenses.

 

Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)

Texto: Assessoria do Deputado

Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653

Nathalia Silveira (92) 98157-3351

Gabinete (92) 3183-4324

Foto: Wilkinson Cardoso

Termos encontrados Amazonas, Decretos, Defesa do Consumidor, Economia, Energia, Estado do Amazonas, Josué Neto, Justiça, Serafim Corrêa, Serviços, Tributação, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo