Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Wilson Lima apresenta núcleo de economia para otimizar recursos da saúde e adere à programa de gestão de custos

01/10/2019
Compartilhar

11:52 – 01/10/2019
Foto: Diego Peres/Secom
Medidas visam melhorar qualidade do gasto para tornar o sistema estadual de saúde mais eficiente

O governador Wilson Lima oficializou nesta terça-feira (01/10) a adesão ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) do Ministério da Saúde (MS) e apresentou o Núcleo de Economia da Saúde (NES-AM), recém-criado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). As duas medidas são para controlar e otimizar os gastos além de planejar investimentos que melhorem o serviço de saúde na capital e no interior do Amazonas.

“Desde o início do ano nós estamos alinhando com o Ministério da Saúde o fortalecimento desses mecanismos de controle e, em alguns casos, a criação desses instrumentos. Nós encontramos o Governo sem fluxo de informações, como em alguns casos ainda não há. Não havia um controle efetivo da dispensação de medicamentos. E a gente está caminhando para ter um controle total de gastos, do que acontece em cada unidade da área de saúde”, afirmou o governador.

A adesão ao programa aconteceu durante cerimônia na sede do Governo do Amazonas, na Compensa II, zona oeste da capital, e  contou com a participação do secretário de saúde, Rodrigo Tobias, do representante do Ministério da Saúde, Wagner Luís de Araújo, e de gestores de prontos-socorros, maternidades e demais unidades hospitalares do estado.

Núcleo de Economia de Gastos – Além disso, o governador Wilson Lima destacou a importância do Núcleo de Economia de Gastos (NEG), recém-criado pelo Governo do Amazonas com o objetivo produzir informações sobre custos e produção das unidades de saúde da rede estadual, com a finalidade de subsidiar os gestores na tomada de decisão de investimentos, com foco na melhor aplicação dos recursos disponíveis para o setor.

“Um recurso mal aplicado, mal investido, ele significa a morte das pessoas, e melhorar o atendimento na área de saúde é uma obsessão minha. Sem planejamento não tem como melhorar a saúde e nós estamos planejamento. Cada real investindo em saúde deve ser revertido em benefício para o cidadão”, reforçou Wilson Lima.

De acordo com a coordenadora do NES-AM, Daniele Magalhães, a primeira tarefa do núcleo está sendo conhecer a rede. “A gente está reunindo os dados, avaliando os custos e cruzando com dados de produtividade de cada unidade de saúde. A gente espera que em pouco tempo a gente consiga, de forma efetiva, ter o custo de cada procedimento realizado dentro de uma unidade de saúde”, explicou ela.

O secretário de saúde, Rodrigo Tobias, explicou que a ideia não é diminuir serviços e sim ampliar os que recebem grandes demandas e otimizar os atendimentos.

“Esse núcleo é composto por uma equipe multidisciplinar entre Secretaria de Estado da Saúde e da Fazenda que visa exatamente a ideia da economia não como contenção de gastos, mas sobretudo como otimização dos investimentos na área da saúde”, detalhou Tobias.

Programa Nacional – O Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) oferece um conjunto de ações que visam promover a gestão de custos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da geração, aperfeiçoamento e difusão de informações relevantes e pertinentes a custos. Uma vez reunidas, essas informações servem como subsídio para otimização do desempenho de serviços nas unidades do SUS.

A atual gestão da Susam recebeu a pasta com um custo orçado para 2019 em mais de R$ 3 bilhões, enquanto que o orçamento previsto para o período é de apenas R$ 2,4 bilhões.

O PGNC já foi implantado com sucesso em estados como o Amapá, Bahia, Distrito Federal e Tocantins, onde os gestores receberam o treinamento e a disponibilização de um programa de acompanhamento de custos de forma gratuita, o ApuraSUS (Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS).

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Distrito Federal, Economia, Estado da Bahia, Estado do Amapá, Estado do Amazonas, Estado do Tocantins, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Governo do Estado do Amazonas, Ministério da Saúde, Região Centro-Oeste, Região Nordeste, Região Norte do Brasil, Saúde, Serviços
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (09/08)

09/08/2025
Governo do Amazonas

Dia dos Pais: O legado que inspira e atravessa gerações por meio da farda

09/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria estrutura que vai realizar mais de 500 exames na Carreta da Saúde da Mulher em Manacapuru

09/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima acompanha trabalhos das cirandas em Manacapuru e entrega EPIs e copos de água para o festival

09/08/2025
Governo do Amazonas

Primeiro dia do Curso de Defesa Pessoal Feminina reúne participantes no Ginásio Renné Monteiro

09/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas acompanha integração de 150 novos contratados em empresa do Distrito Industrial

09/08/2025
Governo do Amazonas

Regularização fundiária: Governo do Amazonas faz atualização cadastral dos moradores do Conjunto Manoel José de Souza, em Rio Preto da Eva

09/08/2025
Governo do Amazonas

No âmbito da Operação Shamar, CIF realiza ação educativa em bares e adegas de Manaus

09/08/2025
Governo do Amazonas

Fepiam celebra Dia Internacional dos Povos Indígenas destacando ações que fortalecem a autonomia e a cultura originária

09/08/2025
Governo do Amazonas

SPA Joventina Dias pede ajuda para localizar familiares de paciente internado na unidade

09/08/2025
Governo do Amazonas

‘EnvelheSer na Roça’: arraial reúne mais de 4 mil idosos assistidos por projeto do Governo do Amazonas

09/08/2025
Governo do Amazonas

Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins

08/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo