Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Wilson Lima se reúne com sindicatos de servidores, explica medidas do Governo e mantém abertura ao diálogo

24/07/2019
Compartilhar


O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu hoje (24/07) representantes de sindicatos dos trabalhadores da educação, saúde, segurança pública e do setor agropecuário para falar sobre as medidas que o Governo está adotando para buscar o equilíbrio das contas públicas. Na reunião, o governador disse que determinou aos secretários que discutam com servidores melhorias possíveis sem impactar a folha de pagamento, que já supera o limite máximo de gastos permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), do Sindicato dos Professores e Pedagogos das Escolas Públicas do Ensino Básico de Manaus (Asprom Sindical), do Sindicato dos Investigadores e Escrivães da Polícia Civil do Amazonas (Sindeipol), do Sindicato dos Fiscais Agropecuário do Amazonas (Sinfrago) e do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da área de Saúde do Amazonas (Sindsaúde).

No encontro com os sindicalistas, Wilson Lima afirmou que a Lei Complementar 198, de 15 de julho deste ano, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), condiciona as revisões salariais à adequação dos gastos com pessoal à LRF e que a medida, embora impopular, foi necessária para evitar o colapso das contas do Estado, o que provocaria atraso nos salários de servidores e redução de serviços públicos em prejuízo a toda a população do Estado.

“Até que se encontre um equilíbrio e cheguemos ao percentual de 46% de gastos com pessoal, que é o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, não podemos dar qualquer aumento ou data-base. Isso é uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado, da Secretaria Nacional do Tesouro. Ou nós fazemos isso, ou o Governo não terá condições de pagar a folha de servidor público”, disse o governador, ao destacar que os gastos com pessoal subiram 20% entre 2018 e 2019, o equivalente a R$ 100 milhões a mais por mês, sem que a receita estadual acompanhasse esse aumento.

Wilson Lima afirmou que, atualmente, o gasto com pessoal está em 53% da receita corrente líquida do Estado. “Nós recebemos o Estado, em janeiro, com os gastos acima do limite prudencial, já com 49% da receita comprometida. Honramos os direitos dos servidores com a data base desse ano e também com os escalonamentos deixados por gestões passadas, concedidos de forma irresponsável porque não havia previsão de receita para isso”, destacou.

Wilson Lima disse, ainda, que todas as datas-bases negociadas em 2019 estão mantidas e assegurou que os pagamentos dos servidores continuarão em dia.

Economia no Governo – Durante a reunião com os sindicalistas, o governador afirmou que está tomando medidas internas para corte de gastos, com o Decreto da Qualidade de Gastos, que já economizou R$ 50 milhões em despesas só no primeiro mês em vigor, e também está revisando contratos e fazendo uma auditoria na folha de pagamento, além de trabalhar para realizar a reforma administrativa.

“Na próxima sexta-feira (26) vou reunir novamente com o meu secretariado para diminuirmos mais gastos e ver onde é possível cortar. O momento é difícil, a economia do país não cresce e o Estado do Amazonas é um dos primeiros a sentir, uma vez que temos uma quantidade de empresas no Distrito Industrial que dependem desse capital nacional e o mercado é muito sensível nessas situações”.


Termos encontrados Amazonas, Decretos, Economia, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Governo do Estado do Amazonas, Legislação, Manaus, Polícia, Polícia Civil, Região Norte do Brasil, Saúde, Segurança Pública, Serviços, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo