Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

42ª Expoagro: Fortalecimento das cadeias produtivas e política de preços orientam debate no Seminário de Bioeconomia

29/09/2020
Compartilhar

As alternativas para fortalecer as cadeias produtivas com utilização da pesquisa e inovação nos arranjos locais e a definição de preços de produtos da biodiversidade foram alguns dos temas que movimentaram os debates no segundo dia, do 1º Seminário de Biotecnologia do Amazonas. O evento integra a programação da 42ª Feira de Exposição Agropecuária Digital (Expoagro).
 O evento, em formato totalmente on-line, está sendo transmitido pelo canal da Sedecti no Youtube @sedectiamazonas e, também, pelo canal da TV Encontro das Águas, na mesma plataforma. O conteúdo do seminário fica disponibilizado nessas plataformas à disposição dos interessados.
 Organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o Seminário vem reunindo pesquisadores, técnicos e empreendedores em torno de propostas para o desenvolvimento da bioeconomia no Amazonas, com a mediação da secretária executiva de Ciência e Tecnologia da Sedecti, Tatiana Schor.
Nesta terça-feira, dia 29, foram realizados dois painéis. O primeiro, “Construindo Novas Relações na Bioeconomia Amazônica – O Manejo do Pirarucu e a Avicultura no Amazonas”, contou com a participação do pesquisador João Paulo Ferreira Rufino; Adevaldo Dias, do Memorial Chico Mendes/Associação dos Produtores Rurais de Carauari; Luís Paulo de Oliveira Silva, coordenador das Rotas de Economia Circular do Ministério de Desenvolvimento Regional e Meib Seixas, do  Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), representando o sistema Sepror.
 Os entraves na área de infraestrutura, comprometendo a comunicação e a logística de produção foram apontados por Adevaldo Dias como uma questão prioritária a ser superada. Acompanhando o manejo de pirarucu dos produtores do interior, ele lembrou que, apesar de ser um projeto de sucesso reconhecido, por preservar os estoques, remunerar os pescadores, o programa de manejo ainda tem muitos desafios a serem vencidos. “É preciso garantir sustentabilidade e dignidade a essas pessoas”, afirmou.
 Tatiana Schor destacou que recursos no valor de R$ 2,2 milhões foram liberados pelo Governo Federal para o projeto Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões, que deve contribuir para a criação de novos negócios, voltados, principalmente, para a geração de valor, a partir do uso sustentável da biodiversidade da região.
À tarde, às 15h, foi realizado o Painel 3: “Como são definidos os preços dos produtos da sociobiodiversidade amazônica”. Participaram a representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-AM), Luiza Gomes de Moura; Fabiano Silva, da Fundação Vitória Amazônica; Ana Cláudia Torres Gonçalves, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Bruno Simões, da Indústria de Polpas de Frutas da Amazônia de Benjamin Constant.
Programação – Amanhã, dia 30, quarta-feira, último dia do Seminário, a programação prossegue com o Painel 4: “Fortalecimento das Cadeias Produtivas da Bioeconomia Amazônica”, às 10h. Participam deste painel: Sandra Neves, da Associação Agropecuária de Beruri; Pedro Mariosa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Carina Pimenta, do Instituto Conexus; André Viana, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), e Artur Coimbra, do Nakau.
Às 15h30, acontece o Painel: “Empreendedorismo e a Cultura de Inovação na Bioeconomia Amazônica”, com a participação de Paulo Renato, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amazonas); Andreia Bavaresco, do Instituto Internacional de Educação do Brasil; Olinda Canhoto, do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA); Macauly Abrel, da Associação Polo Digital e Antônio Mesquita, da UFAM.

Termos encontrados Amazonas, Benjamin Constant, Beruri, Carauari, Economia, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

capa boletim 3 300x250 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (10/05)

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 10 at 153745 300x200 1
Governo do Amazonas

“Essa entrega é essencial”, diz uma das mães contempladas com a entrega de ‘kits bebês’ e cestas básicas

10/05/2025
AMAZONAS 5CNMA 300x200 1
Governo do Amazonas

Três propostas de políticas ambientais do Amazonas são escolhidas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

10/05/2025
Fiscalizacao CRED Detran AM Divulgacao 2 300x200 1
Governo do Amazonas

Durante Operação Lei Seca, 38 condutores são presos por abuso de bebida alcoólica e direção

10/05/2025
SECT Assinatura Divulgacao 300x224 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas assina termo de doação e regularização de terra para construção de aeroporto em Boa Vista do Ramos

10/05/2025
Jucea Amazonas 1o lugar no ranking nacional 300x212 1
Governo do Amazonas

Avanço digital e desburocracia : Amazonas lidera ranking nacional em tempo de abertura de empresas

10/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo