Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Adaf certifica oitava queijaria flutuante oriunda da agricultura familiar, em Autazes

07/02/2020
91 500x333 1 1
Compartilhar

16:43 – 07/02/2020
FOTOS: DJALMA JR./SEPROR
Nesta sexta-feira (07/02), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) certificou a oitava queijaria artesanal no estilo flutuante sob o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), oriunda da agricultura familiar, no município de Autazes, localizado a 113 quilômetros de Manaus, na Fazenda São Domingos, Lago do Iguapenuzinho.
“A Adaf é responsável pela promoção da saúde animal e vegetal e pela inspeção dos produtos de origem animal que estão sob o Serviço de Inspeção Estadual do Estado do Amazonas. Então, é importante que a população, os consumidores, atentem na hora de comprar esses produtos nas prateleiras dos supermercados e feiras e observar a rotulagem, para verificar se tem o carimbo do Serviço de Inspeção Estadual, a numeração, data de validade desse produto, para que efetivamente eles não possuam produtos que venham gerar algum risco à sociedade”, comentou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Aráujo.
A inauguração contou com a presença do secretário de produção Rural da Sepror, Petrucio Magalhães; do diretor-presidente da Adaf, Alexandre Aráujo; do superintendente Federal de Agricultura no Amazonas (SFA-AM), Guilherme Pessoa; do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço; do vice-prefeito de Autazes, Marcelo Tupinambá, e de representantes da câmara municipal e técnicos do Sistema Sepror.
Sobre a agroindústria – A Queijaria Tupinambá terá capacidade de produzir 1.000 litros de leite por dia e irá comercializar queijo do tipo coalho bovino e coalho de búfala.
Para Iago Tupinambá, proprietário da queijaria certificada, os benefícios do Serviço de Inspeção Estadual agregarão abertura de mercado e perspectiva de crescimento para o seu negócio. Atualmente, a agroindústria familiar está processando 400 litros de leite por dia, o que equivale a 70 quilos de queijo dia.
“O SIE vai ajudar a gente exportar melhor e também por causa da higiene do alimento que comprova que o queijo está sendo bem feito. Teremos um respaldo maior para mandar para outras cidades. Vamos trabalhar melhor e incentivados para cada vez mais crescer e empregar mais pessoas”, comentou Iago Tupinambá.
Além da certificação do selo de inspeção estadual concedido pela Adaf, o empreendimento contou com o apoio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), por meio do acesso ao crédito rural, no valor R$ 15.488,20 para aquisição de equipamentos.
Assistência – O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e suas vinculadas, vem atuando em prol dos produtores de leite e seus derivados, com o projeto denominado Rota do Queijo, que oportuniza assistência técnica, por meio de uma equipe multidisciplinar do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), que, em parceria, desenvolve ações de defesa e inspeção agropecuária, além de promover o escoamento da produção, por meio do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e nas feiras da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).
“Percebemos claramente que o pecuarista busca tecnologia, busca melhorar a produção, trabalhar nas boas práticas de fabricação para garantir ao consumidor, um queijo de qualidade. E o Governo do Estado, por meio da Adaf, que é a nossa agência de defesa, acompanha, monitora e garante com o selo de inspeção todas essas queijarias que estão sendo inauguradas”, comentou o secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães.
Sobre o Serviço de Inspeção – O Serviço de Inspeção da Adaf, concede ao produtor a certificação sanitária do estabelecimento, viabilizando a comercialização de produtos de origem animal de qualidade, garantindo a segurança alimentar dos consumidores e a valorização do produto regional.
Empresas no Amazonas – Em 2019, a Adaf registrou oito fábricas de laticínios, sendo seis queijarias inauguradas no município de Autazes.
No Amazonas, ao todo, 45 fábricas de laticínios possuem o Serviço de Inspeção Estadual, sendo 12 queijarias oriundas da agricultura familiar, distribuídas nos municípios de Parintins, Careiro da Várzea, Distrito de Novo Céu e Autazes.
O Estado conta com dez queijarias flutuantes, sendo oito em Autazes, uma no Careiro da Várzea e uma em Parintins.
Em 2015, a primeira queijaria flutuante artesanal foi inaugurada, no Estado, no município de Autazes. Neste segmento, o Amazonas é pioneiro, no país, a desenvolver a produção de produtos laticínios em estruturas flutuantes. Autazes conta com dez queijarias, sendo oito no estilo flutuante.
De acordo com a Adaf, essas queijarias flutuantes vêm ao encontro de uma característica regional que só o Amazonas possui através do bioma de várzea e sendo flutuante, possibilita o deslocamento para a terra firme.
Atualmente, Autazes conta com o rebanho de 76. 475 e 1208 produtores rurais cadastrados na Adaf, envolvendo 769 propriedades rurais.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Economia, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Parintins
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

DIA DAS MAES IMDL FOTO GUILHERME FRAGAS 4 300x225 1
Governo do Amazonas

Instituto Dona Lindu faz homenagem a mães de bebês internados

10/05/2025
Palestras em Humaita Foto 2 09 05 2025 300x169 1
Governo do Amazonas

Ipaam finaliza mutirão de educação ambiental em Humaitá com mais de 890 alunos alcançados

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 10 at 104750 300x200 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: A menos de 50 dias da festa dos bumbás, artesãos comemoram aumento das vendas em Manaus

10/05/2025
UGPE GOVERNO INICIA LICITAC807 A771 O PARA CONSTRUC807 A771 O DAS MORADIAS PARA FAMI769 LIAS DO ARTHUR BERNARDES FOTO TIAGO CORREA UGPE 18 300x200 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia licitação para construção do Complexo Habitacional Cachoeira Grande

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 09 at 185537 1 300x200 1
Governo do Amazonas

Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura

09/05/2025
SES Maes que ajudam maes Foto Taina Amoedo 300x201 1
Governo do Amazonas

Mães que ajudam outras mães: Doação de leite humano salva 2 mil recém-nascidos no estado

09/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo