Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEDUC

Agricultores indígenas de 14 municípios do Amazonas fornecerão merenda escolar à rede estadual

06/02/2020
listen pt br 87
Compartilhar

17:05 – 06/02/2020

Agricultores indígenas de 14 municípios do Amazonas concorreram à Chamada Pública para fornecer merenda às escolas da rede estadual e, nesta quinta-feira (06/02), tiveram a resposta positiva da Secretaria de Estado de Educação e Desporto sobre a aprovação. A abertura dos envelopes foi realizada no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), com acompanhamento de órgãos ligados à proteção de indígenas.
Os municípios de Alvarães, Anamã, Atalaia do Norte, Autazes, Borba, Carauari, Coari, Japurá, Manaus, Maraã, Pauini, São Paulo de Olivença, Tefé e Uarini têm representantes para atender as próprias cidades e às comunidades das proximidades.
Durante a manhã, os agricultores individuais e cooperados foram credenciados e receberam explicações sobre os insumos que irão fornecer, bem como as quantidades. A presidente da Comissão de Chamada Pública, Géssica Santos, diz que esta é a segunda vez que acontece uma chamada específica voltada à educação indígena.

“Tendo esse olhar para a alimentação específica indígena, a gente ajuda na fomentação da agricultura indígena e também na economia. Nós tentamos fazer o máximo de divulgação com os órgãos, principalmente, com a ADS [Agência de Desenvolvimento Sustentável], que está diretamente nos municípios, e por meio do Centro de Mídias (Cemeam), para que os coordenadores chegassem ao interiores mais distantes”, explica a presidente.
A representante da Cooperativa Indígena Nova Esperança, Elena Barbosa, de Tefé, disse que o maior benefício advindo da Chamada Pública foi a oportunidade de escoar os produtos que se estragavam nas comunidades, habitadas por indígenas das etnias Kokama, Cambeba, Miranha e Tikuna. A cooperativa inscreveu 21 agricultores.
“Hoje, abriu-se uma porta para que eles entreguem seus produtos nas escolas, e o bom disso é que os filhos deles são os consumidores, e isso vai ajudar bastante. Agora eles vão fornecer o cupuaçu, peixes como sulamba, tambaqui, jaraqui e curimatã”, ressalta Elena.

Zuza Cavalcante, indígena Mayoruna e técnico de projetos da Federação Estadual do Índio (FEI), destaca a renda que os agricultores indígenas terão. “É um momento histórico para os povos indígenas do Amazonas. É a primeira vez que se faz essa Chamada Pública abrangente e que traz benefícios econômicos, porque a entrega da produção é na própria escola, além de gerar merenda de qualidade para os alunos, gera economia na família”.
Chamada Pública para Merenda Indígena – A validade do contrato é de 12 meses, com atendimento para os 200 dias letivos de 2020. A iniciativa teve investimento de R$ 1,7 milhões para o oferecimento de alimentação escolar com qualidade, conforme §1º do art. 14 da Lei nº 11.947/2009 e Resolução/CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013, alterada pela Resolução/CD/FNDE nº 04, de 2 de Abril 2015, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE),  e atende Nota Técnica do Ministério Público do Amazonas (MPF-AM) quanto à preservação e valorização dos costumes e tradições indígenas, especialmente referindo-se a particularidades na manipulação e a condições sanitárias na preparação dos alimentos que compõem a pauta da alimentação escolar indígena no estado do Amazonas.
A Secretaria de Educação e Desporto contou com a parceria o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF/AM), mediante a Comissão Tradicional dos Povos da Amazônia  (Catrapoa), Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane/Ufam), FEI, Fundação Nacional do Índio  (Funai) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Idam).
Fotos: Eduardo Cavalcante

[embedded content]

Termos encontrados Alvarães, Amazonas, Anamã, Atalaia do Norte, Autazes, Borba, Carauari, Coari, Economia, Educação, Estado do Amazonas, Japurá, Manaus, Maraã, Pauini, São Paulo de Olivença, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Tefé, Uarini
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Educacao Fotos Eduardo Cavalcante 1024x683 1
DestaqueSEDUC

“Foi um sonho que eu sempre tive”, diz candidata ao realizar exame supletivo da Secretaria de Educação

27/07/2022
Euzivaldo Queiroz Seduc AM 2 1024x682 1
MancheteSEDUC

Rede estadual de ensino têm até 18 de julho para inscrever projetos no prêmio ‘Respostas para o Amanhã’

28/06/2022
WhatsApp Image 2022 06 21 at 14.55.04 1024x686 1
MancheteSEDUC

Secretaria de Educação divulga lista de aprovados para projeto Mestre Qualificado

21/06/2022
Educacao Fotos Euzivaldo Queiroz 5 1 1024x686 1
EducaçãoSEDUC

Da escola para o trabalho: estudantes conhecem rotina da Secretaria de Educação

09/06/2022
Educacao Fotos Eduardo Cavalcante 27 1024x683 1
DestaqueSEDUC

Secretaria de Educação inicia treinamento sobre Censo da Educação Básica com municípios do interior

08/06/2022
WhatsApp Image 2022 05 19 at 10.44.08 1024x682 1
SEDUC

Professora da rede estadual leva convidados à sala de aula para mostrar Matemática em cada profissão

19/05/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo