Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Aleam aprova criação da Delegacia de Combate à Corrupção e mantém veto à Lei do Gás

13/08/2020
Compartilhar

 
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta quinta-feira (13) a votação de 12 Projetos de Lei (PL), de uma pauta de 31, em especial a criação da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR) e os vetos do governador a projetos oriundos da Casa. Os outros 19 projetos serão votados na próxima quinta-feira.
O item 1 da pauta era o veto do governador ao PL nº 153 de 2020 que disciplina a prestação de serviço público de distribuição de gás natural canalizado sob o regime de concessão e sua regulamentação sobre a comercialização de gás natural e as condições de enquadramento do consumidor livre, autoprodutor e autoimportador no mercado de gás no Estado do Amazonas. O veto foi mantido por 15 votos a favor e sete votos contrários.
O deputado Wilker Barreto (Podemos) afirmou ser a favor da abertura de qualquer monopólio estatal, mas votou a favor do veto, por entender que uma lei dessa envergadura não pode nascer com uma dúvida jurídica. “Faço um apelo que a bancada governista solicite ao governo do Estado o envio da proposta do Executivo para a quebra do monopólio do gás”, defendeu.
A líder do governo na Aleam, Joana Darc (PL), afirmou que todos são a favor da abertura do mercado de gás, entretanto, segundo ela, o projeto tramitou na Casa sem discussão. “Um projeto dessa magnitude, dessa relevância, precisa ser discutido. Não teve Audiência Pública, nem discussão com o segmento. Voto pela manutenção do veto do Governo. Eu sou a favor da quebra do monopólio, mas não posso votar nesse projeto por entender que ele é prejudicial ao Amazonas”, advertiu.
Serafim Corrêa (PSB) afirmou ter plena convicção de que a Aleam já deveria ter quebrado o monopólio do gás e manteve voto contra o veto. Fausto Jr. (PRTB) disse que a matéria tem o potencial de gerar milhares de empregos e levar o desenvolvimento ao interior do Estado. “Tenho certeza que esse assunto já foi discutido por muitos anos. Nós não podemos perder essa oportunidade”, argumentou.
O presidente da Aleam, Josué Neto (PRTB), autor do projeto vetado pelo Governo, encaminhou voto contrário ao veto. Segundo ele, a exploração do gás no Amazonas tem sido debatida na Aleam por 20 anos e por isso não cabe a crítica de que o tema não foi debatido. “A Fundação Getúlio Vargas fez um estudo que mostra que em 10 anos, toda a cadeia produtiva do gás movimentará cerca de R$ 3 trilhões e a arrecadação do Amazonas aumentaria em R$ 4 bilhões”, explicou.
O veto ao PL nº 149 de 2020, que previa a suspensão das cobranças de empréstimo consignado contraído pelos servidores públicos estaduais, junto às instituições financeiras, pelo prazo de 90 dias, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) foi mantido pela base do governo. Joana Darc afirmou que o veto decorreu por ter disposições que poderiam ser questionadas na justiça e que é importante dizer que o próprio autor da proposta compreendeu os argumentos do governo do Estado.
Também foi mantido o veto ao PL que previa o pagamento de indenização aos dependentes de profissionais da saúde e da segurança pública, que falecerem em decorrência da Covid-19. O autor da proposta, Delegado Péricles (PSL) questionou a manutenção do veto e argumentou que o projeto era um reconhecimento ao trabalho dos profissionais que estão na ponta do combate à pandemia. “Caso ocorra alguma coisa com eles, as famílias não ficariam desamparadas”, lamentou.
Também foram aprovados os PLs que reconhecem a ocorrência do estado de calamidade pública nos municípios de Carauari, Benjamin Constant e Coari até o dia 31 de dezembro deste ano. A Aleam debateu e aprovou a criação da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR), na estrutura organizacional da Polícia Civil com abstenção do deputado Dermilson Chagas (Podemos) e voto contrário do deputado Wilker Barreto, além do reajuste do valor do vencimento dos servidores ativos e inativos da Assembleia, entre outros.
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Alessandro Cavalcanti
Foto: Hudson Fonseca
 
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Benjamin Constant, Carauari, Coari, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Dermilson Chagas, Estado do Amazons, Joana Darc, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025

Assembleia Legislativa do Amazonas tem mais de 100 leis sancionadas nos dois primeiros meses de 2025

28/02/2025

Deputado Daniel Almeida denuncia irregularidades no contrato da Organização Social AGIR

28/02/2025

Comandante Dan visita 16 municípios durante o feriado

28/02/2025

Comandante Dan avança em ações ligadas a portos e à pesca artesanal

28/02/2025

Deputado Cabo Maciel enaltece pagamento de promoções e progressões na saúde e parabeniza governador Wilson Lima

28/02/2025

Lei de Roberto Cidade estabelece protocolo para prevenir assédio e abuso contra crianças e adolescentes

27/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo