Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Aleam instala CPI para investigar gastos do Governo na saúde

14/05/2020
Compartilhar

 
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) instalou nesta quinta-feira (14), Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os gastos do Governo do Estado com a saúde. A abertura da CPI aconteceu após a adesão do deputado Felipe Souza (Patriota) à proposta apresentada pelo deputado Delegado Péricles (PSL). Ao todo, foram oito assinaturas.
“Eu vou assinar, concordando com o objeto de investigação da administração de 2011 até 2020, porque sabemos que a saúde está em frangalhos por culpa de várias gestões passadas e precisamos mostrar esse resultado para a população”, afirmou Felipe Souza.
O presidente da Casa, deputado Josué Neto (PRTB) foi quem fez a abertura oficial da CPI, que passou a ter a seguinte composição: Delegado Péricles, como presidente; Fausto Júnior (PRTB), como relator; Saullo Vianna (PTB), Felipe Souza e Wilker Barreto (Podemos) como membros e Serafim Corrêa (PSB), Joana Darc (PL) e Carlinhos Bessa (PV) como suplentes.
 
Covid-19 no interior
 
A velocidade do aumento de casos da Covid-19 no interior tem preocupado os deputados, principalmente por conta da deficiência do sistema público de saúde nos municípios. Este foi o tema mais abordado na Sessão Plenária desta quinta-feira, durante a Sessão virtual.
A deputada Dra. Mayara (PP) foi a primeira parlamentar a se manifestar sobre o assunto, ainda no Pequeno Expediente, quando salientou que estudos mostram que o Amazonas ainda nem começou a curva descendente de casos de Covid-19. “O interior já possui 44% dos casos do Amazonas e há uma previsão de um aumento de até três vezes mais casos. Por isso proponho que façamos uma sugestão ao Governo do Amazonas que monte hospitais-dia (assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial) e contrate médicos temporários, porque do jeito que está, o interior está entregue à própria sorte”, afirmou a deputada.
 
Faltam explicações
 
Neste mesmo sentido, Fausto Júnior falou da necessidade de aplicar a verba de R$ 83 milhões disponibilizada pelo Governo Federal para a compra de medicamentos. “Estudos apontam que quanto mais cedo começar o tratamento, maior a chance de cura. Por isso temos de ajudar os municípios na compra dos medicamentos, porque o interior do Estado historicamente não possui estrutura hospitalar, muitos não possuem um leito de Unidade e Tratamento Intensivo (UTI) sequer”, avaliou.
Da mesma forma, Carlinhos Bessa e Sinésio Campos (PT) corroboraram o discurso, na defesa da distribuição de medicamentos no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (Ubs) e no tratamento adequado de saúde dos indígenas no interior, respectivamente.
 
Faltam explicações
 
Serafim Corrêa (PSB) lamentou, no Grande Expediente, a pouca transparência de gestão do Governo do Estado em relação ao pagamento das empresas médicas e profissionais de enfermagem. Adjuto Afonso (PP) apresentou requerimento à Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos pelo Amazonas (Arsam) para manter as atividades dos canoeiros, essenciais ao deslocamentos entre comunidades ribeirinhas.
Therezinha Ruiz (PSDB) apelou aos colegas que divulguem a situação crítica de estoque de bolsas de sangue por que passam o Hemoam neste momento e o deputado João Luiz (PRB) comentou a mobilização de igrejas na doação de 1480 bolsas de sangue entre os meses de março e abril.
Dermilson Chagas (Podemos) comentou a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) de multar a secretária de Saúde, Simone Papaiz, e lembrou que, mesmo após 30 dias de inauguração, o Hospital da Nilton Lins não ampliou sua capacidade de leitos para atender pacientes de Covid-19.
 
Base
 
Dr. Gomes (PSC) comentou a decisão da justiça em relação ao processo de impeachment que se iniciou na Assembleia, suspendendo o processo, em resposta à uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ingressada pelo deputado.
Saullo Vianna salientou a importância da Assembleia retomar as votações de matérias legislativas na próxima semana, sugerindo aos colegas parlamentares uma força tarefa para votar todos os projetos parados. Alessandra Campêlo (MDB) voltou a defender a volta do trabalho presencial na Assembleia, a partir do sistema híbrido (presencial e virtual), além da transmissão das Sessões Plenárias virtuais pelo canal da TV Aleam.
A deputada Joana Darc repudiou os ataques aos deputados através do que ela classificou de ‘milícias digitais” e também às mulheres. “Repudio qualquer ofensa à qualquer mulher que, quando destemida, aguerrida, é tachada de louca e barraqueira. Vou usar de todos os meios possíveis e acionar a Comissão de Ética da Casa que atue contra esse episódio e peço um posicionamento da Mesa Diretora e da Assembleia sobre esta atitude contra mim”, afirmou.
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Danilo Mello
 
 

Termos encontrados Adjuto Afonso, ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Bessa, Carlinhos Bessa, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Dermilson Chagas, Dr. Gomes, Dra. Mayara, Estado do Amazons, Felipe Souza, Governo do Estado do Amazonas, Joana Darc, Prof. Therezinha Ruiz, Saullo Vianna, Therezinha Ruiz, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo