Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
UFAM

Alunos do Departamento de Ciências Fisiológicas apostam na produção de podcasts para tornar a ciência mais acessível

18/09/2020
CCB65C88 A954 4B5A A581 398B20F85DF5
Compartilhar

 
Com apoio da Pró-reitoria de Extensão, as produções estão disponíveis em diversas plataformas de streaming
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Coordenado pelos professores Guilherme Arêas (coordenador) e Rafael Alvim (vice-coordenador), do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/ Ufam), o projeto de extensão “Podcast Integrativa Fisiológica” tem a proposta de divulgar, através de conteúdos digitais em formato de áudio, conhecimentos sobre a fisiologia cardiovascular de forma mais acessível.
O projeto conta com a participação de 13 graduandos dos cursos de Fisioterapia, Biotecnologia e Farmácia e as produções sobre Fisiologia Humana são disponibilizadas mensalmente nas principais plataformas de streaming.
Surgimento do Projeto
Segundo o professor Guilherme Arêas, a ideia do projeto surgiu em 2016 quando, afastado da Ufam para cursar o doutorado, entrou em contato com a mídia podcast. “Primeiramente tive contato com programas de divulgação de informações gerais e fui me aprofundar, buscar assuntos mais específicos até acessar canais voltados à divulgação científica, como o Dragões de Garagem, por exemplo. Comecei a seguir e a ter bastante vontade de fazer algo nesse sentido também. Passei um ano em Chicago, EUA, e lá tinha um laboratório de Fisiologia Integrativa, o que me chamou bastante atenção pela maneira como  relacionavam a Fisiologia a diversas áreas, como a Neurologia e a Endocrinologia, por exemplo. Então, eu pensei em estruturar algo nesse sentido de facilitar a divulgação científica através da produção de podcasts. Quando voltei para a Ufam, em 2019, propus o projeto, que foi aprovado pela Proext e estamos trabalhando arduamente nele”, relata o professor.
Trabalho em equipe
Toda semana a equipe se reúne para escrever o roteiro, na produção dos podcasts até que tudo seja aprovado para compartilhamento. O graduando do curso de Farmácia, Marcelo Almeida, assume as funções de roteirista e de editor de áudio no Projeto. Ele conta um pouco de como funciona o trabalho em equipe. “O projeto como um todo é bem democrático. Para a escolha dos temas dos episódios todos, incluindo o professor Guilherme, levam ideias de temas para as reuniões e lá debatemos sobre as ideias definindo, dessa forma, o assunto do episódio. Com a pauta escolhida, nós geralmente recebemos orientações  do professor sobre o que seria ou não legal.Nós  costumamos fazer os trabalhos em 3 grupos  e cada grupo fica responsável por uma parte do episódio. Feita toda a divisão, cada equipe pesquisa e escreve sobre a parte pela qual ficou responsável e, no final, juntamos tudo e lemos todo o roteiro junto do professor nas nossas reuniões semanais. Essas reuniões nos ajudam a podar as arestas pendentes e ajustar detalhes do texto, para que ele fique da melhor forma possível. Com tudo pronto, eu, a Gabriela e o professor Guilherme separamos todo o roteiro em três partes, gravamos os áudios e juntamos tudo. É assim que nós damos vida aos nossos programas.”
Aprendizado reforçado
Para o acadêmico de Fisioterapia, Leonardo Carvalho, o projeto complementa os métodos de aprendizagem da área de Fisiologia. “Em minha visão, o podcast surgiu como uma alternativa complementar os métodos de aprendizagem ao falarmos de Fisiologia. A proposta em si, permite ao ouvinte, explorar os aspectos teórico-conceituais por meio do ponto de vista dos colaboradores do grupo. Além disso, para nós, acadêmicos, a experiência de aprendizado é ainda mais perceptível. Ao estarmos envolvidos em todo o processo de produção e discussão em grupo, percebemos o quanto o programa contribuiu para não somente a fixação do conteúdo teórico, mas também para o aprimoramento de habilidades específicas, dentre elas, leitura e escrita científica; redação; comunicação e manuseio de ferramentas digitais”, destaca o graduando.
Confira todos os integrantes da equipe:
1. Leonardo Carvalho – Fisioterapia – Roteiro
2. Mesaqueuri Mota – Biotecnologia – Mídia
3. Gabriela Vasconcelos – Fisioterapia – roteiro e áudio
4. Maria Eduarda Barroso- Fisioterapia- roteiro
5. Izabella Carvalho – Fisioterapia- Roteiro e mídia
6. Thaila Frazão- Fisioterapia- Mídia
7.Gabriel Moura – Roteiro e mídia
8. Victória Natália de Sá Oliveira- Fisioterapia- Mídia
9. Amanda Moreira – Biotecnologia – Mídia
10. Tiago de Almeida Araujo – Fisioterapia – Roteiro
11. Jullyanny Vieira – Fisioterapia- Roteiro
12. Marcelo Almeida – Farmácia – Roteiro e áudio
13. Endryl Teles Costa – Sistemas de Informação – Mídia
Acesse as produções do grupo:
 
Twitter: https://twitter.com/IFisiologica?s=09
 
Instagram: https://www.instagram.com/ifisiologica/
 
Site: https://integrativafisiol.wixsite.com/inicio
 
Spotify: https://open.spotify.com/episode/6BPwcDECqrzlV2CtXdHjbz?si=CLqU6XIIQ2K_kb_8junXCA
 
YouTube: https://youtu.be/TWlW6l2-lks
 

Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Universidade, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UFAM portal
DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
Colecao de peixes do laboratorio de Ictiologia da Ufam Foto acervo pesquisadora Kedma Cristine Yamamoto 1024x768 1
MancheteUFAM

Governo do Amazonas investe em novo modelo de gestão e informatização da coleção de peixe da Ufam

18/06/2022
Academicos da Ufam visitam nucleo do Respirar na Vila foto Rudson Renan Faar 1 1024x683 1
DestaqueUFAM

Acadêmicos da Ufam visitam núcleo do RespirAr na Vila Olímpica

08/06/2022
WhatsApp Image 2022 05 23 at 10.52.11 1024x768 1
DestaqueUFAM

Semana da Cultura do Café se encerra com dia de campo na Fazenda Experimental da Ufam

23/05/2022
Aula Prof. Jackeline FOTO Divulgacao Fuam 1 300x207 1
SaúdeDestaqueUFAM

Fuam exibe aula on-line sobre assistência de enfermagem em hanseníase para estudantes da Ufam

02/06/2021
Fapeam Estudo Laboratorio Peixes Regionais1
FapeamDestaqueUFAM

Projeto para modernização de coleção de peixes regionais tem apoio da Fapeam

20/05/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo