Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia Legislativa poderá ter Sessões híbridas nas próximas semanas

26/05/2020
Compartilhar

 
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB), informou durante a Sessão desta terça-feira (26) que a Casa poderá ter Sessões híbridas, nas quais os deputados que se sentirem confortáveis poderão participar dos debates já dentro do plenário Ruy Araújo.
De acordo com o presidente, equipes técnicas do Poder Legislativo já trabalham para viabilizar o novo formato de Sessões, que desde a chegada da pandemia ao Amazonas, estão sendo realizadas de maneira virtual. A medida tem sido pleiteada pela vice-presidente da Aleam, deputada Alessandra Campêlo (MDB). As transmissões ao vivo pelas redes sociais da Assembleia seguem sem alteração, podendo ser acompanhadas pelo YouTube e Facebook em dias e horários regimentais.
 
Saúde indígena
 
A inauguração de uma ala dedicada aos indígenas no Hospital de Campanha da Nilton Lins, foi ressaltada pelos deputados Joana Darc (PL), Sinésio Campos (PT) e Saullo Vianna (PTB). Segundo eles, a ala é um pontapé inicial na atenção com os povos indígenas, sem esquecer de reforçar a importância de hospitais de campanha no interior, especialmente nas regiões do Alto Solimões e Alto Rio Negro pela significativa população indígena.
 
UTIs
 
Saullo Vianna (PTB) apresentou requerimento solicitando a quantidade redobrada de UTIs móveis e ambulâncias para o transporte de pacientes de Covid-19 do interior para Manaus e também para que os órgãos de defesa do consumidor fiscalizem drogarias que supostamente estão se aproveitando da pandemia para aumentar em até 300% medicamentos usados no tratamento da doença.
 
Convocação
 
Voltando a tratar sobre a saúde pública, Wilker Barreto (Podemos) questionou qual o planejamento de ações do secretário de Atenção Especializada do Interior da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Roberto Espírito Santo, e sugeriu a realização de uma reunião do secretário junto com os deputados para prestar esclarecimentos. A sugestão dividiu opiniões, de modo que alguns deputados como Felipe Souza (Patriota) e Fausto Júnior (PV) foram favoráveis à sugestão e outros deputados como Alessandra Campêlo (MDB), Carlinhos Bessa (PV) e Joana Darc (PL) destacaram que o foco nesse momento é combater o coronavírus. Na oportunidade, Campêlo sugeriu que a reunião com o secretário se reúna com os parlamentares na manhã de domingo, para não prejudicar as ações da secretaria previstas para o interior na próxima semana.
 
Interior
 
Dra. Mayara (PP) se disse preocupada com a saúde do interior, que agora já ultrapassa Manaus no número de casos de Covid-19. “O interior já corresponde a 53% dos casos do Amazonas, dos cerca de 30 mil casos do estado, ainda mais porque o interior tem muita dificuldade em fazer a transferência dos doentes para a capital”, afirmou.
Belarmino Lins (PP) discursou a favor da CPI da Saúde, mas se declarou contra os métodos de composição da comissão. “Na mesma esteira do deputado Felipe Souza, nós do PP não concordamos com a composição da CPI, à margem do PP, que é o partido com maior representatividade na Casa. Além disso, apenas o deputado Dr. Gomes, entre 16 deputados da situação na Casa, configura na CPI como deputado situacionista”, frisou.
 
Críticas
 
Dermilson Chagas (Podemos) chamou atenção para a estagnação das cirurgias coronarianas no Hospital Francisca Mendes, zona Norte de Manaus e do fim do contrato do governo com a Fundação Unisol. “Essas doenças não esperam e hoje se uma pessoa precisar fazer uma cirurgia do coração não vai fazer, porque não tem equipamentos, não tem instrumentos e a falta de cirurgias cardíacas está provocando mortes entre a população”, lamentou.
 
Arrecadação no azul
 
O deputado Serafim Corrêa (PSB), por sua vez, desmentiu a informação de queda na arrecadação do Estado. Segundo o deputado, a arrecadação, mesmo com as medidas de suspensão de atividades não essenciais, aumentou 2,2%.
 
Economia
 
Sem desprezar a atenção devida ao coronavírus, o deputado Augusto Ferraz (DEM) manifestou preocupação com a economia, questionando quais as ações do governo, através da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), especialmente aos comerciantes dos ramos de papelaria, bares e restaurantes que, segundo o parlamentar foram os mais prejudicados com a crise econômica trazida pela pandemia.
 
Denúncia
 
Álvaro Campelo (Progressistas) falou sobre a denúncia de redução de um terço dos salários de professores em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) e também sobre a exigência do trabalho presencial dos professores, mesmo que as atividades estejam sendo feitas on line. O parlamentar também pediu esclarecimentos das empresas Claro e Vivo em relação ao fornecimento de internet nos municípios de Fonte Boa (distante 602 quilômetros de Manaus) e Carauari (distante 788 quilômetros de Manaus).
Já o deputado Abdala Fraxe (Podemos) comentou a recuperação da ponte do bairro de Taracoá, em Santo Antônio do Içá (distante 881 quilômetros de Manaus) através da liberação de convênio do Governo, agradecendo a iniciativa.
 
Alerta
 
Alessandra Campêlo (MDB) alertou mais uma vez para a insegurança jurídica dos atos da Assembleia, em relação à aprovação de leis com a pauta trancada, sob risco de interferência do Poder Judiciário na Assembleia por conta de ilegalidade.
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Elisa Garcia Maia
 
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Augusto Ferraz, Belarmino Lins, Carauari, Carlinhos Bessa, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Dermilson Chagas, Dr. Gomes, Dra. Mayara, Economia, Estado do Amazons, Felipe Souza, Fonte Boa, Itacoatiara, Joana Darc, Manaus, Saullo Vianna, Transporte, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo