Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

BALANÇO – Governo realiza mais de 2 mil atendimentos aos idosos no estado

08/01/2020
Compartilhar

Em 2020, as ações serão coordenadas pela Secretaria Adjunta de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculada à Sejusc
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou, em um ano, 2.385 atendimentos no Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi). Em 2020, as ações voltadas para o público da terceira idade serão de responsabilidade da Secretaria Adjunta de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, um novo núcleo do órgão, que foi instituído no mês de dezembro pelo governador Wilson Lima para articular, elaborar e coordenar políticas públicas direcionadas à pessoa idosa, além de promover o diálogo entre Estado e sociedade civil.
Segundo a titular da Sejusc, Caroline Braz, entre janeiro e dezembro, a atual gestão identificou 2.513 tipos de ocorrências contra o idoso. Ela explica que a diferença entre o número de atendimentos e o de ocorrências se deve aos casos nos quais a pessoa é vítima de mais de uma violação de direitos.
“Os registros são preocupantes, assim como as demais necessidades para assistências, e a iniciativa da Secretaria Adjunta vem para definir responsabilidades e resultados na qualidade de vida da pessoa idosa, priorizando o atendimento aos que estão em situação de vulnerabilidade e risco social”, afirma a titular da pasta.
Conforme o Censo mais recente, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, o Brasil atingiu a marca de 29,6 milhões de idosos, sendo o total correspondente ao Amazonas de 308 mil. A população idosa passou de 5,2% do total de habitantes, em 2004, para 7,7% em 2012, número que leva o estado a ser o terceiro da região Norte em percentual de idosos, depois do Pará (8,5%) e Rondônia (7,8%).
“Para atender às demandas, contamos com parceiros importantes, como a Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Segurança, com a Delegacia Especializada em Crime Contra o Idoso e Instituto de Identificação, Centro de Atendimento Psicossocial, Conselho Estadual do Idoso, entre outros agentes da rede de apoio”, destaca a secretária de Justiça.
Cipdi – A Sejusc dispõe de um Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipdi), localizado no anexo à Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso, na rua do Comércio, s/nº, bairro Parque Dez, zona centro-sul.
Entre os serviços oferecidos pelo centro estão orientações, visitas em domicílio, articulação de ações de cidadania, encaminhamentos à Delegacia Especializada e mediação de conflitos.
Os idosos atendidos no local tiveram encaminhamento para as medidas de proteção e garantia de direitos. O mês com mais atendimentos foi janeiro, com 227 casos, sendo a maioria de mulheres. Neste período, a ocorrência mais registrada foi de intimidação e perturbação. Em seguida, os maiores índices foram dos meses de agosto, com 225, e abril, com 197 atendimentos.
Ações – Ao longo do ano, a Sejusc realizou palestras, rodas de conversa e atividades de conscientização na capital e no interior. Entre os municípios que receberam as ações estão Parintins, Maués, Nhamundá.
“Nosso foco é também atender às demandas da população do interior, com a oferta de serviços cada vez mais diversificada, para que todos sejam atendidos da mesma forma”, comenta Caroline Braz. “O intuito é assegurar que os idosos do interior estejam informados e com os direitos garantidos”.
Em Manaus, o núcleo firmou parcerias com grupos de idosos que atuam em diferentes bairros.
Estrutura – Em outubro de 2019, um convênio firmado entre Sejusc e Seas garantiu a cessão de dois veículos para uso em atendimentos pelo Cipdi e Delegacia Especializada em Crimes Contra Idosos (Decci). Os veículos foram enviados à Seas pelo Ministério da Defesa, do Governo Federal.
O prédio do Cipdi também ganhou reforma no segundo semestre. A unidade foi revitalizada por internos do sistema prisional do Amazonas através do projeto “Trabalhando a Liberdade”, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O uso da mão de obra carcerária nas três obras representou uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão.

Termos encontrados Amazonas, Cidadania, Direitos da Pessoa Idosa, Direitos Humanos, Economia, Estado de Rondônia, Estado do Amazonas, Estado do Pará, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Governo do Estado do Amazonas, Infraestrutura, Justiça, Manaus, Maués, Nhamundá, Parintins, Região Norte do Brasil, Serviços, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

capa boletim 3 300x250 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (10/05)

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 10 at 153745 300x200 1
Governo do Amazonas

“Essa entrega é essencial”, diz uma das mães contempladas com a entrega de ‘kits bebês’ e cestas básicas

10/05/2025
AMAZONAS 5CNMA 300x200 1
Governo do Amazonas

Três propostas de políticas ambientais do Amazonas são escolhidas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

10/05/2025
Fiscalizacao CRED Detran AM Divulgacao 2 300x200 1
Governo do Amazonas

Durante Operação Lei Seca, 38 condutores são presos por abuso de bebida alcoólica e direção

10/05/2025
SECT Assinatura Divulgacao 300x224 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas assina termo de doação e regularização de terra para construção de aeroporto em Boa Vista do Ramos

10/05/2025
Jucea Amazonas 1o lugar no ranking nacional 300x212 1
Governo do Amazonas

Avanço digital e desburocracia : Amazonas lidera ranking nacional em tempo de abertura de empresas

10/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo