Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Bioeconomia: UEA lança a 1ª Escola de Negócios da Floresta Amazônica

03/11/2020
Compartilhar

A iniciativa pioneira, no Brasil, busca oportunidades de implementação de negócios sustentáveis para aproveitar os diferenciais competitivos do bioma Amazônia
A Escola de Negócios denominada Rainforest Social Business School – RSBS/UEA – será implantada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) como um projeto que reflete o esforço coletivo e sinérgico de várias instituições, em destaque: o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), da Universidade de São Paulo (USP), o Green Rio, a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e  Inovação, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), parceiros de primeira hora.
A Rainforest Social Business School – RSBS/UEA – é voltada para a implementação de negócios que garantam o desenvolvimento econômico, a inclusão e equidade social como oportunidades de mercado para produtos e serviços oriundos de florestas tropicais, respeitando seus ecossistemas e sociedades. A RSBS/UEA – a 1ª Escola de Negócios da Floresta Amazônica no Brasil será lançada virtualmente nesta quinta-feira (5), às 10h, pela plataforma Zoom.
A coordenação do projeto destaca que a Rainforest Social Business School busca oportunidades concretas de implementação de negócios sustentáveis que sejam capazes de aproveitar os diferenciais competitivos existentes no bioma Amazônia.
Durante o evento, será lançado também o curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) Amazon Rainforest Business – Negócios da Floresta Amazônica, que visa oportunizar o acesso a conhecimentos e técnicas de gestão e empreendedorismo, voltadas à constituição de negócios a partir do aproveitamento de recursos amazônicos oriundos da floresta, das águas, ecossistemas e sociedades associadas, de modo a constituir cadeias de valor comprometidas com a conservação da floresta e valorização das sociedades que aqui vivem.
“O cenário que vislumbramos, a partir da Escola de Negócios da Floresta Amazônica, é potencializar o espírito empreendedor e instrumentalizar jovens e empresários que já estão atuando no interior do estado, principalmente, aqueles que terminaram uma faculdade, tem um potencial latente para negócios e acham que não vão atuar na área. Nós estamos atraindo esses jovens para mudar um pouco suas visões para que eles possam perceber a oportunidade de atuação como empreendedores. Com isso, vamos ter mais negócios com produtos da floresta, com agregação de valor e as unidades produtivas no território amazônico”, disse a pró-reitora de Planejamento da UEA, Maria Olívia Simão.
Por se tratar de um curso voltado para a gestão e empreendedorismo associado à conservação do Bioma Amazônia, o perfil do participante desse processo de formação é o de pessoas com graduação que busquem conhecer aspectos amazônicos relacionados às diferentes faces do mundo dos negócios para atuarem como gestores de cadeias produtivas, empreendedores e ou consultores em negócios das Florestas Tropicais, sobretudo aqueles com inserção na Amazônia.
Inicialmente, serão oferecidas 750 vagas distribuídas em Manaus (200 vagas); Iranduba (50), Manacapuru (50), Presidente Figueiredo (50), Tabatinga (50), Tefé (50), Coari (50), Lábrea (50), Parintins (50), Maués (50), São Gabriel da Cachoeira (50); e Boca do Acre (50). A duração do curso é de 18 meses com carga horária de 450 horas.
“Entre 18 a 20 meses, teremos a oportunidade de instituir 750 empreendimentos, negócios para Amazônia prontos para serem avaliados, implementados e financiados. As incubadoras, investidores, agências de fomento serão atraídas para conhecer esses negócios que estão em desenvolvimento ou prontos para serem implementados na Amazônia”, acrescentou os coordenadores do curso Prof. Dr Paulo César Diniz e Prof. Dra. Andrea Lanza.
Já o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, enfatiza que a implantação da Rainforest Social Business School e da Especialização Amazon Rainforest Business – Negócios da Floresta Amazônica aumenta o alcance social da UEA, na Amazônia, com iniciativas que buscam a sustentabilidade, obtendo recursos da floresta, mas, sobretudo, respeitando as pessoas que pensem na floresta como um sistema vivo e nas comunidades que nela vivem.
“É preciso desenvolver essa bioeconomia preservando os conhecimentos tradicionais dos povos da Amazônia. As pessoas serão formadas para agregar valor aos produtos e as cadeias produtivas da nossa região para que se possa ter uma plataforma de negócios que melhorem a qualidade de vida dessa população que preserva a floresta. Vamos estabelecer uma relação de currículos comuns”, salientou.

Termos encontrados Amazonas, Boca do Acre, Coari, Economia, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Iranduba, Manacapuru, Manaus, Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Forest Kids: Evento infantil une corrida, diversão e educação ambiental em Manaus

04/08/2025
Governo do Amazonas

Prosai Parintins dá continuidade à certificação de imóveis para garantir moradia digna à população

04/08/2025
Governo do Amazonas

Nova agência do Sine Amazonas é inaugurada no Sindicato dos Metalúrgicos

04/08/2025
Governo do Amazonas

Colóquio de Bibliotecas e Informação Digital reforça preservação da memória amazônica na era digital

04/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas beneficia setor primário com mais de R$ 2 milhões em crédito rural

04/08/2025
Governo do Amazonas

Adaf promove sete palestras durante a 9ª Feira de Agronegócios Nilton Lins

04/08/2025
Governo do Amazonas

Operação Shamar: Polícia Civil recebe ação da Justiça Itinerante com serviços para mulheres

04/08/2025
Governo do Amazonas

No aniversário de 93 anos de Coari, governador Wilson Lima leva Telessaúde ao município e reforça expansão do atendimento especializado no interior

03/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança e investe mais de R$ 2,5 milhões nos setores social e primário em Coari

03/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria avanço da obra de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água em Codajás

03/08/2025
Governo do Amazonas

Resgate cultural e fortalecimento comunitário marcam terceira edição do Arraial do Museu do Seringal

03/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 165 vagas de emprego para esta segunda-feira

03/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo