Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ciama e Sepror assinam Termo de Cooperação para capacitar o setor produtivo do Estado e começam a planejar futura indústria de alimentos

23/12/2020
Compartilhar

A cooperação Ciama/Sepror marca, ainda em 2020, a decisão do governador Wilson Lima de reforçar o desenvolvimento do setor produtivo do Estado, por meio do programa Agro Amazonas, lançado no último dia 14 de dezembro.20:56 – 22/12/2020



Listen button - color: default - type: listen



FOTOS: Divulgação/Ciama

FOTOS: Divulgação/Ciama


Na tarde desta terça-feira (22/12), o diretor da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), Aluizio Barbosa, e o Secretário de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhaes, assinaram um Termo de Cooperação Técnica que irá promover um curso inédito voltado para a capacitação de funcionários na gestão das cadeias produtivas vegetal e animal do Amazonas, bem como na captação de recursos disponíveis em instituições financeiras.

Para o Secretário Petrúcio Magalhães, o ato foi singelo, mas de extrema importância para o Estado. “Trata-se de uma proposta única nesses últimos anos, que vai reciclar um grupo de servidores e esse grupo se tornará gestor dessas cadeias. Vamos também motivar aqueles que entraram agora, concursados do Idam e da Adaf, cheios de gás e com muita vontade de inovar”, comentou o secretário, acrescentando que o curso conta com uma proposta pedagógica dinâmica, com a realização de workshops e seminários. “Não será só o professor falando, os alunos contarão com atividades que vão estimular a criatividade, inovação, visão sistêmica e de negócios”, adiantou.

A assinatura do termo foi realizada no gabinete do secretário de produção rural e contou com a presença de representantes do sistema Sepror, formado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). A breve solenidade também contou com a presença do presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que certificará os servidores participantes.

O curso – Pela primeira vez, uma turma de trinta funcionários (5 da Ciama e 25 da Sepror) serão capacitados na gestão de algumas das principais cadeias produtivas do Estado. Na área animal, o gado bovino de corte, o bovino de leite, o pirarucu e o tambaqui. E na área vegetal, o açaí, a castanha-do-Brasil, o cupuaçu, o abacaxi e a mandiocultura. Ao longo de 2021, os técnicos terão 152 horas/aula (96 teóricas e 56 práticas), a fim de poderem entender a abrangência dessas cadeias produtivas, que são as mais buscadas por investidores e envolvem desde o plantio até a comercialização de produtos. As aulas serão ministradas duas vezes ao mês, nos dias de quinta e sexta, nos horários de 08h às 12h e de 13h às 17h.

Segundo o diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, a formalização da parceria marca o início de uma série de ações efetivas em prol dos servidores públicos do setor produtivo do Estado e uma intensificação no planejamento de ações conjuntas.

Conteúdo – Cadeias produtivas, legislação, organizações financeiras, elaboração de projetos, inovação, intercâmbio e apresentação de projetos elaborados.

Investimento – R$ 189.880 mil da Sepror e R$ 100 mil da Ciama para a realização do curso.

O presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, também anunciou que o Centro de Educação Tecnológica pretende financiar o estudo que vai identificar as necessidades de capacitação de todo o setor primário, em todos os municípios do interior. “Esperamos ter esses dados levantados ainda no primeiro semestre de 2021”, comentou.

Indústria de alimentos – Barbosa aproveitou para anunciar que a Companhia de Desenvolvimento já está se articulando, junto com a Sepror, para a elaboração do projeto de uma indústria capaz de aproveitar e transformar todo alimento natural em produtos alimentícios de qualidade e com validade mais estendida. “Queremos evitar o desperdício e aproveitar a totalidade dos produtos in natura disponíveis no Estado, de modo que o sistema Sepror pode contar com a Ciama para todas essas iniciativas”, concluiu o diretor-presidente.


Notícias Relacionadas



Reportar Erro



[embedded content]

Termos encontrados Amazonas, Educação, Governador Wilson Lima
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Durante formatura, governador Wilson Lima destaca importância de novos oficiais de saúde para a Polícia Militar

25/08/2025
Governo do Amazonas

Caic TEA José Contente promove Semana do Folclore com atividades culturais e terapêuticas para crianças autistas

25/08/2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Estado de Educação participa de 1º Congresso Amazônico de Direito à Educação

25/08/2025
Governo do Amazonas

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição de celulares

25/08/2025
Governo do Amazonas

Em primeiro dia de atividades, treinamento da Adaf capacita servidores a pôr em prática Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária

25/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia atendimentos do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional

25/08/2025
Governo do Amazonas

Carretas da Saúde vão atender na zona leste de Manaus e em Manacapuru

25/08/2025
Governo do Amazonas

Ipaam Itinerante: escolas de Presidente Figueiredo recebem palestras de educação ambiental

25/08/2025
Governo do Amazonas

Coletivo Rudi realiza a ocupação cultural ‘Skamosa’ com radiola maranhense e baile de reggae na zona Norte de Manaus

25/08/2025
Governo do Amazonas

PC-AM solicita divulgação das imagens de dois homens que desapareceram em Manaus

25/08/2025
Governo do Amazonas

Festival das Cirandas 2025: crianças a partir de sete anos podem participar acompanhadas de pais ou responsáveis

25/08/2025
Governo do Amazonas

Arte, Cultura e Educação: Projeto ‘Aglomeração Literária’ promove oficinas gratuitas no Amazonas

25/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo