Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

CNJ traz para Manaus encontro regional sobre audiência de custódia, alternativas penais e monitoração eletrônica

22/01/2020
ReuniC3A3o Encontro Reg CNJ
Compartilhar

A expectava é que o encontro de Manaus, que terá como anfitriões o TJAM e a Esmam, reúna 150 pessoas, entre magistrados e técnicos das equipes multidisciplinares.
O Conselho Nacional de Justiça, por meio do programa Justiça Presente, trará para Manaus, no mês de março, o “1º Encontro Regional: Altos Estudos em Audiência de Custódia, Alternativas Penais e Monitoração Eletrônica”, que tem como público-alvo magistrados e técnicos de equipes multidisciplinares que atuam nessas áreas. 
O evento terá como anfitriões o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam), com programação marcada para o período de 18 a 20 de março. A expectava é que o encontro reúna 150 pessoas, entre magistrados e técnicos das equipes multidisciplinares, representando os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. 
Em seguida, a agenda de encontros regionais alcançará os Estados de Sergipe, em abril; Ceará, em maio; Mato Grosso, em junho; e Rio de Janeiro, em julho, além de Brasília (DF), em agosto. 
No último dia 13, na Sala da Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), foi realizada a primeira reunião local para alinhar os preparativos do evento. O encontro teve a participação do coordenador estadual do Programa Justiça Presente, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ricardo Peres da Costa, e de representantes dos seguintes setores do Tribunal: Assistência Militar; Divisão de Cerimonial; Divisão de Divulgação e Imprensa, além da Escola de Magistratura do Amazonas (Esmam), que também apoia o evento.
Ricardo Peres destaca que, durante o Encontro, devem ser assinados Acordos de Cooperação Técnica entre o Conselho Nacional de Justiça, o Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o Tribunal de Justiça do Amazonas, o Ministério Público do Estado do Amazonas e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas. 
Ele explica que esses Acordos têm a finalidade de “desenvolver ações conjuntas entre os órgãos visando a cooperação para a efetiva implementação, acompanhamento e avaliação da política de alternativas penais no Estado do Amazonas, além de instalar uma política de atenção à pessoa egressa do sistema penitenciário, concretizando, desta forma, as condições institucionais necessárias para a implementação do Escritório Social no Estado do Amazonas”. O Escritório Social é um equipamento fomentado desde 2016 pelo CNJ, que aposta na articulação entre Executivo, Judiciário e sociedade civil para qualificar o retorno de egressos do sistema prisional à sociedade.
Conteúdo programático 
A programação do Encontro Regional inclui o conteúdo “Altos Estudos em Audiência de Custódia”, que tem como público-alvo os juízes que atuam nessas audiências. Já o conteúdo “Formação em Alternativas Penais, Monitoração Eletrônica e Audiência de Custódia” tem como público-alvo equipes multidisciplinares de Varas Especializadas em Penas e Medidas Alternativas; equipes multidisciplinares que atuam no âmbito das Audiências de Custódia; equipes de Centrais Integradas de Alternativas Penais e equipes de Centrais de Monitoração Eletrônica. 
“Esse último tópico, especificamente, destina-se à qualificação das políticas e serviços de alternativas penais desenvolvidos pelo Sistema de Justiça e o Poder Executivo; à qualificação das políticas e serviços psicossociais desenvolvidos na Audiência de Custódia; e das políticas de monitoração eletrônica a partir da articulação entre o Sistema de Justiça e o Poder Executivo”, destaca Ricardo Peres. 
Ele acrescenta que a formação visa à disseminação da metodologia de acompanhamento, de acordo com o marco legal vigente, normativas do CNJ e o Manual de Gestão em Alternativa Penais do Departamento Nacional Penitenciário (Depen). 
Justiça Presente 
É um programa desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa trabalhar propostas e alternativas ao superencarceramento, políticas de cidadanias e políticas voltadas para o sistema socioeducativo. Entre suas metas está um programa de formação de atores que atuam diretamente com a execução penal. Dessa forma, o CNJ pretende realizar cinco encontros regionais. 
Escritório Social 
É um equipamento fomentado desde 2016 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que aposta na articulação entre Executivo, Judiciário e Sociedade Civil para qualificar o retorno de egressos do sistema prisional à sociedade. A implantação e expansão do Escritório Social é uma das ações do Programa Justiça Presente, parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública para enfrentar problemas estruturais do sistema prisional brasileiro.

Carlos de SouzaFoto: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Termos encontrados Amazonas, Cultura, Distrito Federal, Educação, Estado de Rondônia, Estado de Roraima, Estado de Sergipe, Estado do Acre, Estado do Amapá, Estado do Amazonas, Estado do Ceará, Estado do Mato Grosso, Estado do Pará, Estado do Rio de Janeiro, Justiça, Manaus, Região Centro-Oeste, Região Nordeste, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, Segurança Pública, Serviços, Tribunal de justiça do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Consulta PC3BAblica CNJ 2023
Noticias CapaTribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Consulta pública para a definição das Metas Nacionais da Justiça para 2024 está disponível para magistrados, servidores e sociedade em geral

10/07/2023

Segunda Câmara Cível mantém sentença em caso de inspeção em medidor de energia

10/07/2023

Segunda Câmara Cível mantém sentença em caso de inspeção em medidor de energia

10/07/2023

Segunda Câmara Cível mantém sentença em caso de inspeção em medidor de energia

10/07/2023
MutirC3A3o Juizados Fazenda
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Juizados da Fazenda Pública realizam novas programações de audiências de conciliação

10/07/2023
MutirC3A3o Juizados Fazenda 1
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Juizados da Fazenda Pública realizam novas programações de audiências de conciliação

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo