Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Coij lança campanha de combate à doação de dinheiro para crianças e adolescentes nas ruas de Manaus  

04/03/2020
Esmola2
Compartilhar

A ação tem a finalidade de alertar que a prática, considerada inofensiva por muitos, é um incentivo ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A Coordenação da Infância e da Juventude (Coij), do Tribunal de Justiça do Amazonas, deu início a uma campanha de sensibilização denominada “Não dê esmola! Combata o trabalho infantil”, que alerta para os perigos de dar esmola para crianças e adolescentes nas ruas de Manaus. A prática pode ser vista em diversas vias e chama atenção pela quantidade de crianças e adolescentes em áreas como, o Boulevard Álvaro Maia e as Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista. Crianças de várias idades, inclusive de colo, são usadas para sensibilizar os motoristas a doar dinheiro.

O motorista de aplicativo Raimundo Souza disse que sempre ajuda quando vê crianças pedindo. “Eu lembro da minha infância, quando também passei dificuldades e precisei trabalhar para ajudar na renda da família”, destacou Souza.
Já a funcionária pública Fernanda Bezerra afirma que não dá esmola, porque acredita que estaria incentivando os pequenos a permanecerem nas ruas. “Percebo que a cada moeda que você entrega os pedintes acabam sendo incentivados a buscar mais e mais, deixando de lado a escola e a segurança da sua casa”, argumenta Fernanda.
A Coij tem promovido reuniões com a rede de proteção; o Juizado da Infância; o Ministério Público; a Defensoria Pública; o Conselho Municipal (CMDCA); Conselhos Tutelares; a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc); as Agências Internacionais (ACNUR, OIM, UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para articular formas de combater a mendicância e encontrar meios para que crianças e adolescentes possam estar inseridos nas Políticas Públicas, em espaços seguros, lúdicos, em contraturno ao horário escolar, como os espaços do “Projeto Super Panas”, da Unicef. A Coordenadoria destaca, ainda, que a sensibilização da sociedade é um movimento paralelo ao também realizado pelos Conselhos Tutelares que, numa atividade de conscientização e sensibilização, trabalham também com pais e responsáveis de crianças e adolescentes.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que até os 13 anos de idade é proibida a realização de qualquer atividade laboral. Entre 14 e 16 anos, admite-se uma exceção: trabalho na condição de aprendiz. E entre 16 e 17 anos a permissão é parcial. São proibidas as atividades noturnas; insalubres; perigosas; penosas, nelas incluídas as 93 atividades relacionadas no Decreto n.° 6.481/2008 (lista das piores formas de trabalho infantil), considerando que tais atividades são prejudiciais à formação intelectual, psicológica, social e/ou moral do adolescente.
Para a analista judiciária da coij, Valda Calderaro, a atitude se propagou por falta de informação das pessoas que acreditam que dar esmola é um gesto de amor. A campanha “Não dê esmola! Combata o trabalho infantil” tem esse papel de esclarecer as pessoas. Quando você dá esmola, na verdade você está incentivando o trabalho infantil, está tirando essa criança ou adolescente da escola e está deixando o caminho aberto para a exploração sexual e assédio do tráfico de drogas.”, destacou Valda.
Nesse primeiro momento, a campanha ganha as mídias sociais – como Instagram, Facebook e YouTube -, com material informativo produzido pelo Judiciário. A campanha também deve ganhar as ruas por meio de parcerias com os conselhos tutelares (data a ser divulgada). No texto dos posts nas redes sociais, a Coij vai uma orientação para quem deseja ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. É possível colaborar fazendo doações para os fundos municipal e estadual da criança e do adolescente que apoiam projetos sociais em Manaus.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Amazonas tem cerca de 49 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. O índice pode chegar a 64 mil já que o instituto não leva em consideração o trabalho doméstico e o trabalho de subsistência. O resultado do Amazonas é o segundo pior da região Norte.

Texto e fotos: Fábio MeloRevisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Termos encontrados Amazonas, Drogas, Educação, Estado do Amazonas, Justiça, Manaus, Polícia, Transporte, Tribunal de justiça do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Consulta PC3BAblica CNJ 2023
Noticias CapaTribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Consulta pública para a definição das Metas Nacionais da Justiça para 2024 está disponível para magistrados, servidores e sociedade em geral

10/07/2023

Segunda Câmara Cível mantém sentença em caso de inspeção em medidor de energia

10/07/2023

Segunda Câmara Cível mantém sentença em caso de inspeção em medidor de energia

10/07/2023

Segunda Câmara Cível mantém sentença em caso de inspeção em medidor de energia

10/07/2023
MutirC3A3o Juizados Fazenda
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Juizados da Fazenda Pública realizam novas programações de audiências de conciliação

10/07/2023
MutirC3A3o Juizados Fazenda 1
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Juizados da Fazenda Pública realizam novas programações de audiências de conciliação

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo