Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEDUC

Conselho de Alimentação Escolar fiscaliza ações do programa “Merenda em Casa”

11/05/2020
Compartilhar

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, vem se mobilizando, desde o fim de abril, para distribuir cerca de 4,5 mil toneladas de alimentos a estudantes da rede estadual, em Manaus e no interior, pelo programa “Merenda em Casa”. Da organização dos kits até o momento da entrega na residência do aluno, no entanto, há uma grande jornada que requer o esforço e a colaboração de diversos órgãos e parceiros.
Entre as peças fundamentais desta multitarefa, está o Conselho de Alimentação Escolar (Cae), responsável pelo acompanhamento e fiscalização de iniciativas que integram os programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Regionalização de Merenda Escolar (Preme). O Conselho possui como tarefa, também, supervisionar a alimentação preparada e servida nos centros educacionais de Tempo Integral (Cetis) do Amazonas.
“Especificamente sobre o programa ‘Merenda em Casa’, o Conselho faz a monitoração e fiscalização desses alimentos, através de visitas à central de distribuição de alimentação escolar, onde estão sendo confeccionados os kits. O Cae vem, ainda, visitando os postos avançados e de apoio da distribuição desse benefício, bem como irá monitorar a entrega de valores em espécie naqueles municípios onde os alimentos não conseguirão ser entregues”, afirmou o presidente do Conselho, Jezanias Rosa de Souza.

De acordo com ele, o Cae é pautado, estritamente, no que determina a Legislação e inicia o seu trabalho de fiscalização no momento em que a verba federal é repassada, além de acompanhar todo o processo licitatório para a compra dos alimentos. No caso do “Merenda em Casa”, o órgão tem atuado na fiscalização da montagem dos kits e na logística de entrega na residência dos estudantes.
“O Conselho tem feito, ainda, reuniões de balanço com o gabinete de Gestão da Secretaria de Educação, no qual tomou conhecimento da elaboração do programa que empregou: geoprocessamento de dados, cadastro de alunos por aplicativo, confecção de kits de alimentos e contratação de mão de obra para entrega do benefício na residência do estudante, dentre outros processos”, completou Jezanias.
Para o presidente do Cae, o “Merenda em Casa” vai além do que propõe a Lei Federal, garantindo a alimentação e a segurança dos estudantes da rede estadual de ensino. “Os kits têm sido muito bem recebidos pelas famílias dos alunos e são totalmente oportuno, visto o momento difícil em que vivemos. O Conselho espera que todos os milhares de estudantes que compõe a rede estadual, em Manaus e no interior, sejam alcançados com o benefício”, concluiu.
Cuidados – Em razão da proliferação do novo coronavírus (Covid-19) no Estado, o Conselho de Alimentação Escolar tem tomado medidas de segurança e seguido as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que vão desde o uso de máscaras e álcool em gel ao distanciamento necessário entre os seus integrantes. “Já nossas reuniões têm sido feitas pelo próprio celular e por videoconferências”, reforçou Jezanias Rosa de Souza.
Ele reconhece, também, o esforço do Governo do Amazonas para garantir a segurança dos colaboradores do programa “Merenda em Casa”, propiciando os equipamentos de proteção básicos, bem como a higienização dos kits de alimentos, para que os mesmos cheguem em segurança às casas dos alunos da rede estadual.

Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

DestaqueSEDUC

“Foi um sonho que eu sempre tive”, diz candidata ao realizar exame supletivo da Secretaria de Educação

27/07/2022
MancheteSEDUC

Rede estadual de ensino têm até 18 de julho para inscrever projetos no prêmio ‘Respostas para o Amanhã’

28/06/2022
MancheteSEDUC

Secretaria de Educação divulga lista de aprovados para projeto Mestre Qualificado

21/06/2022
EducaçãoSEDUC

Da escola para o trabalho: estudantes conhecem rotina da Secretaria de Educação

09/06/2022
DestaqueSEDUC

Secretaria de Educação inicia treinamento sobre Censo da Educação Básica com municípios do interior

08/06/2022
SEDUC

Professora da rede estadual leva convidados à sala de aula para mostrar Matemática em cada profissão

19/05/2022
SEDUCDestaque

Lei estadual institui o combate ao cyberbullying nas escolas públicas do Amazonas

02/04/2022
SEDUC

8 de março: Secretaria de Estado de Educação é comandada, pela primeira vez, integralmente por mulheres

08/03/2022
EducaçãoDestaqueSEDUC

‘Dia D do Saeb’: Grêmio Estudantil reforça mobilização com estudantes em escola da zona norte

11/11/2021
SEDUCDestaqueGoverno do Amazonas

Secretaria de Educação convoca 60 candidatos aprovados no PSS para atuação em Manaus e no interior

13/08/2021
SEDUC

Alunos da rede estadual podem se inscrever em disputa on-line de xadrez

15/03/2021
SEDUC

Visando início das aulas, Secretaria de Educação promove encontro formativo à equipe escolar indígena da rede

15/03/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo