Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Covid-19, gás natural e HapVida foram temas de muitos debates na semana

19/06/2020
Compartilhar

 
As atividades da semana de 15 a 19 de junho na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) começaram com uma Audiência Pública, de autoria dos deputados Fausto Jr. (PRTB) e Sinésio Campos (PT) para debater com representantes desse segmento econômico, o Projeto de Lei 153/2020, que estabelece regras de comercialização de gás natural no Estado, de autoria do presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PRTB). Como relator do PL, Fausto Jr. explicou que, atualmente, apenas a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) possui autorização para distribuir o produto mas, pela nova lei, o mercado de distribuição e comercialização do gás natural seria aberto à iniciativa privada, também. Esse projeto foi vetado pelo governador Wilson Lima (PSC).
A reunião, que aconteceu de maneira virtual em razão das regras de isolamento social, contou com a participação de representantes da Cigás, Petrobrás, Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindpetro-AM) e prefeituras do interior do Amazonas.
A exploração do gás natural seguiu no centro dos debates da Aleam na terça-feira (16), quando aconteceu a primeira Sessão Plenária virtual da semana. Os deputados falaram sobre a quebra do monopólio e a possibilidade de geração milhares de empregos e royalities para os municípios do interior.
Outro assunto de destaque foi a atuação da empresa HapVida Assistência Médica durante a atual pandemia do novo coronavírus. Na ocasião o deputado Serafim Correa (PSB) repercutiu declarações do presidente do Grupo Samel de Planos de Saúde, Luís Alberto Nicolau, que apontou o Grupo HapVida com um dos responsáveis pelo colapso do sistema de saúde pública do Amazonas. Segundo Luís Alberto, a HapVida se negou a atender seus conveniados contaminados pelo novo coronavírus, fazendo com que esses pacientes procurassem a rede pública de saúde.
Ainda na terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde ouviu o senhor Fábio José Antunes Passos, sócio administrador da Empresa FJAP e Cia Ltda; Caio Henrique Faustino da Silva, do Setor de Projetos da Susam; e João Paulo Marques dos Santos, ex-secretário executivo da mesma secretaria de governo. De acordo com o presidente da CPI, deputado Delegado Péricles (PSL) houve contradições no depoimento do senhor Fábio José Passos em relação à data de entrega dos respiradores, mudança do nome fantasia da empresa e sobre o processo de licitação junto à Susam. “Identificamos muitas irregularidades ou fatos não esclarecidos”, disse o deputado.
A Sessão Plenária virtual da quarta-feira (17) permitiu o questionamento sobre a demora na convocação, pelo Governo do Estado, dos aprovados no concurso público de 2019 do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), o que poderia contribuir para o fortalecimento do setor primário. O deputado Dermilson Chagas (Podemos) foi um dos que se manifestou e condenou a contratação de funcionários através da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aades), em detrimento dos candidatos aprovados no concurso e tem direito à nomeação.
Na quinta-feira (18)os debates da Sessão Plenária virtual se concentraram em torno de propostas que visam beneficiar os servidores públicos estaduais que atuam na linha de frente no combate à Covid19. A deputada Alessandra Campêlo (MDB) disse que vai apresentar um projeto de lei para que os servidores da saúde, policiais civis e militares, assim como bombeiros militares, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e agentes penitenciários recebam uma gratificação de 20% nos seus salários, pela atuação na pandemia. A gratificação, segundo Campêlo, seria pelo tempo que durar o Estado de Calamidade Pública estabelecido pelo Executivo.
Outro projeto que pode vir a beneficiar os servidores é o que trata da possibilidade de contar o tempo de serviço dos servidores públicos que estão atuando contra a Covid-19 seja calculado em dobro, para efeito de futuras aposentadorias. O PL é também de autoria da deputada Alessandra Campêlo e subscrito pela deputada Joana Darc (PL).
A partir das 15h, a Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca ( Ciczf) da Aleam, presidida pelo deputado Wilker Barreto (Podemos), realizou uma Audiência Pública virtual com o objetivo de discutir estratégias e ações planejadas da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para a recuperação da economia do Estado durante a pandemia do coronavírus. Participaram do evento o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag; presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Amazonas, Fábio Coutinho; e o presidente da Afeam, Marcos Vinícius Castro. “Esse é o espaço e o momento para propormos soluções para o pequeno e o grande comerciantes, indústria e demais segmentos”, declarou Barreto.
Finalizando a semana, o deputado João Luiz (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam (CDC/Aleam), promoveu Audiência Pública virtual para discutir a má prestação de serviços da HapVida Assistência Médica aos usuários do plano de saúde da empresa.“São inúmeras as reclamações de consumidores em torno da má prestação de serviço. O hospital tem obrigação de prestar atendimento aos usuários do plano de saúde, que pagam mensalmente pelo serviço e têm direitos que devem ser cumpridos”, declarou o presidente da CDC/Aleam. A reunião teve início às 10h e contou com a participação de representantes da HapVida, do MP-AM, Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Procon-AM, Delegacia do Consumidor (Decon), Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e Secretaria Municipal de Economia e Finanças (Semef).
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Alberto César Araújo
 
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Dermilson Chagas, Economia, Educação, Estado do Amazons, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Joana Darc, Manaus, Polícia, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo