Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Deputados abordam temas diversos na sessão híbrida desta terça (21)

21/07/2020
Compartilhar

 
A Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta terça-feira (21), que acontece de forma híbrida (presencial e remota), foi palco de diversos debates entre os parlamentares estaduais.
O deputado estadual João Luiz (Republicanos) utilizou o seu tempo no Pequeno Expediente para falar das ações que a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC-Aleam), junto ao Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) e o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), tem realizado em relação às olarias, que aumentaram o preço dos tijolos durante a pandemia em até 1000%. Segundo ele, mais de 30 lojas de material de construção foram fiscalizadas, além das olarias. “No mês de março, o milheiro de tijolos estava custando ao consumidor 300, 400 reais e agora temos recebido denúncias de que os milheiros de tijolos estão sendo vendidos por até mil reais”, denunciou.
Serafim Corrêa (PSB) foi à tribuna abordar o prazo de validade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que tem prazo de validade até 31 de dezembro de 2020. O parlamentar defendeu a manutenção do Fundo e alertou o Governador do Estado de que é o Fundeb que permite o pagamento dos professores estaduais e que é preciso se mobilizar para sua manutenção. “Vinte governadores assinaram uma carta pedindo a manutenção e o nosso governador Wilson Lima não assinou a carta. Das duas uma, ou ele não sabe que é o Fundeb que paga a folha da Secretaria de Educação ou ele não falou com os secretários de Educação e Fazenda, pois com certeza teria recebido a recomendação de assinar a carta”, advertiu.
Álvaro Campelo (Progressistas) falou do município de Iranduba, cidade que visitou no último fim de semana. “O sentimento do povo de lá é de revolta com o abandono, com os problemas de infraestrutura e segurança. Não há iluminação, a partir da ponte do Rio Negro, a cidade está totalmente às escuras”, denunciou.
O deputado Carlinhos Bessa (PV) apelou ao governo do Estado, através de um Requerimento, para que zere o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da medicação utilizada para tratamento de crianças que possuem Atrofia Muscular Espinhal (AME), já que o Governo Federal zerou o imposto de importação. “Essa medicação é muito cara, importada, por isso faço esse apelo para que o governo possa zerar o ICMS, com certeza isso vai contribuir em muito com a vida dessas crianças”, afirmou. Também tramita na Aleam o Projeto de Lei (PL) nº 311/2020, de autoria da deputada Mayara Pinheiro, que caso aprovado irá isentar os medicamentos no tratamento de AME do valor de ICMS.
No Grande Expediente, o presidente da Aleam, Josué Neto (PRTB), se disse alvo de perseguição política pelo jornal A Crítica. “Fui presidente desta Casa em 2013, 2014, 2015 e 2016. Tive todas as contas aprovadas sem ressalvas pelo TCE e as contas do ano de 2019 ainda não foram colocado em votação”, afirmou. Sobre o contrato que a Aleam realizou para divulgação dos seus trabalhos nos órgãos de imprensa, o deputado afirmou que não é um contrato de publicidade, mas sim de divulgação das ações institucionais e que foi aprovado pela Auditoria e também pela Procuradoria da Aleam.
Josué afirmou que o contrato é de exclusividade, no mesmo modelo utilizado pelo Governo do Estado em relação ao patrocínio de eventos, como Peladão a Bordo, Festival de Parintins, das Cirandas de Manacapuru, etc. Josué fez um longo relato das notícias veiculadas pelo jornal que, segundo ele, foram positivas em relação a sua pessoa e que agora, depois de ter anunciado a criação da CPI da Saúde, do processo de impeachment do governador, tudo mudou. “Quando esta Casa mostrou o que é o desgoverno do Amazonas, tudo mudou. Esse é o principal motivo para essa mudança, agora querem tirar o foco das notícias das operações da Polícia Federal na casa do governador, prendendo parte do alto escalão do governo”, explicou.
A vice-presidente da Aleam, Alessandra Campêlo (MDB), disse que encaminhou um ofício ao presidente Josué Neto solicitando que a Aleam pague a primeira parcela do 13o salário aos servidores, a exemplo do governo do Estado. “Faço um apelo pela correção salarial dos servidores efetivos, que estão com seus vencimentos defasados”, afirmou. Alessandra apelou para que a pauta de votação seja reaberta e que os Projetos de Lei voltem a ser votados.
Alessandra falou ainda sobre o plano de saúde Hapvida da Seduc. De acordo com ela, a licitação ocorrida no governo do ex-governador José Melo não previa o atendimento no interior do estado. “Quando esse contrato estava sendo elaborado, questionei essa falha. Solicito agora que o próximo contrato a ser assinado entre o governo e a empresa contemple o interior do estado. O plano foi um grande avanço, mas agora queremos que ele seja executado de forma plena e o governador concorda e já disse que no próximo contrato, o atendimento do interior esteja previsto”, afirmou.
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Alessandro Cavalcanti
Foto: Alberto César Araújo
 
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Bessa, Carlinhos Bessa, Deputada, Deputado, Dra. Mayara, Economia, Estado do Amazons, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Iranduba, Manacapuru, Parintins
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo