Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Dezembro Vermelho: servidores atuam em serviço especializado para pacientes com HIV

18/12/2020
Compartilhar

No Amazonas, o Governo do Estado oferece atendimento à população através dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) que, articulados aos demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), representam uma estratégia importante na promoção da equidade de acesso ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV, hepatites B e C, sífilis e outras IST.

Tópicos da matéria
Dezembro Vermelho: servidores atuam em serviço especializado para pacientes com HIVNotícias Relacionadas

Dezembro Vermelho: servidores atuam em serviço especializado para pacientes com HIV

14:14 – 18/12/2020



Listen button - color: default - type: listen



Símbolo de grande mobilização nacional de conscientização para a prevenção ao vírus HIV, à Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o “Dezembro Vermelho” nasceu a partir da Lei 13.504/2017. O mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde, em razão do Dia Mundial de Conscientização e Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro. A ideia surgiu para reforçar a solidariedade, a tolerância e a compreensão dispensada às pessoas vivendo com o HIV, que precisam de assistência especializada diante do diagnóstico.

“No SAE o paciente vai passar por consulta com cada um dos profissionais e cada um desses profissionais vai atendê-lo dentro da sua especificidade técnica, então ele vai compreender em que consiste, quais exames ela vai fazer, como vai ser a consulta médica, quais remédios vai tomar, a importância dele aderir ao tratamento e fazer corretamente e como vai ser feito o monitoramento do HIV em seu organismo”, explicou a psicóloga Raquel Maria Navarro, que há sete anos faz parte da equipe multidisciplinar do SAE da Fundação Alfredo da Matta (Fuam) e também trabalha no CTA da unidade.

Após o diagnóstico, em caso positivo para HIV, os pacientes são encaminhados para o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que conta com uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e farmacêutico, para melhor atender os pacientes.

Servidora do Estado há 15 anos, a assistente social do SAE da Fuam, Lídia Vale, falou sobre a importância que cada profissional tem no atendimento e no processo de cuidado da pessoa vivendo com HIV. “No SAE Fuam o atendimento é feito por uma equipe multiprofissional e todos desempenham papel importante desde o primeiro serviço prestado. No primeiro momento é feito o acolhimento do usuário e esse momento é precioso, porque muitas vezes percebemos pessoas ainda em diagnóstico recente, então temos que conduzir da melhor forma possível esse processo”, explicou.

Além do acolhimento após o diagnóstico, Raquel pontuou os objetivos relacionados ao papel do psicólogo no SAE. “Meu papel como psicóloga é fazer uma avaliação psicológica da condição que o paciente chega ao SAE para, dessa forma, poder verificar se há a dificuldade de aceitação do diagnóstico desse paciente. Além disso, também oferecemos apoio na comunicação do diagnóstico para parceiros (as) e familiares, e também acompanhamos esses pacientes através de psicoterapia ao longo do tratamento para o HIV”, destacou.

Aids x HIV – HIV é a sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana. Esse vírus é do tipo retrovírus e ataca o sistema imunológico, que é o responsável pela defesa do organismo em caso de doenças. Já a Aids, que é a sigla em inglês da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, trata-se do estágio mais avançado de infecção pelo vírus HIV. Saber a diferenciação e usar a nomenclatura adequada é um passo importante para o “Dezembro Vermelho”.

Entre suas atribuições, o assistente social é o profissional que irá possibilitar acesso do usuário do SUS aos serviços de assistência social, atendimento e orientação aos familiares quando necessário. Para Lídia, os pacientes não devem desanimar, mas sim procurar seguir o tratamento de forma correta. “A mensagem que devemos e procuramos passar cotidianamente é que pessoas vivendo com HIV podem ter uma vida normal, manterem relacionamentos afetivos, trabalhar, estudar, constituir família, serem felizes. O importante é buscar o tratamento o quanto antes e fazer o acompanhamento de forma correta”, ressaltou.

Já os SAEs estão localizados em seis unidades: FMT-HDV; Fuam; Policlínica Raimundo Franco Sá, no bairro Alvorada; Policlínica Cardoso Fontes, no Centro; Policlínica Dr. Antônio Comte Telles, no São José; e Policlínica Dr. Antônio Reis, no São Lázaro. Tem também a Unidades Básica de Saúde (UBS) Arthur Virgílio Filho, no Novo Aleixo.

Serviço – O CTA oferece a testagem rápida para o HIV, sífilis, hepatites B e C e diagnóstico e tratamento para outras IST. Podem ser encontrados na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), na Fundação Alfredo da Matta (Fuam), no Caimi Ada Viana, na Policlínica Gilberto Mestrinho e Policlínica Colônia Antônio Aleixo.

Testagem – A testagem deve ser feita durante o pré-natal (gestantes); casos de DSTs, tuberculose ou hepatites; quando houver relação sexual (oral, anal ou vaginal) sem camisinha ou se houve rompimento da camisinha durante o ato sexual; e em casos de compartilhamento de seringas ou agulhas. O sigilo e o aconselhamento pré-teste e pós-teste são garantidos. Além disso, são disponibilizados preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante para os pacientes.

No interior, os municípios de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Maués, Parintins, Tabatinga e Tefé possuem SAE. Nos demais há atendimento por meio de UBS e os casos mais complexos são encaminhados para o centro de referência que atende todo o Estado, a FMT-HDV.


Notícias Relacionadas



Reportar Erro



[embedded content]

Termos encontrados Amazonas, Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Maués, Parintins, Tabatinga, Tefé
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Programa do Governo do Amazonas, Prosamin+ é finalista em prêmio internacional considerado o ‘Oscar da Infraestrutura’

06/08/2025
Governo do Amazonas

Instituto da Mulher Dona Lindu promove ações do Agosto Dourado, em defesa do aleitamento materno

06/08/2025
Governo do Amazonas

Ciama reforça apoio técnico aos municípios durante o Fórum Amazonas +Municípios

06/08/2025
Governo do Amazonas

Na Aleam, FCecon apresenta números de atendimento dos 150 dias de funcionamento do Cepcolu

06/08/2025
Governo do Amazonas

Fiscalização: Detran autua motociclista sem placa de identificação após tentativa de fuga

06/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 134 vagas de emprego para esta quinta-feira

06/08/2025
Governo do Amazonas

Prevenção de IST: FVS-RCP promove testagens e ações educativas em Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

06/08/2025
Governo do Amazonas

Educa Nise chega à marca de 105 escolas alcançadas com palestras de conscientização sobre bullying e cyberbullying

06/08/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de criança de 11 anos que desapareceu no bairro Cidade de Deus

06/08/2025
Governo do Amazonas

Atleta revelada na Vila Olímpica se destaca no salto em altura e mira Seleção Brasileira

06/08/2025
Governo do Amazonas

Jovino Santos Neto lança álbum inspirado na Amazônia com show no Teatro Amazonas

06/08/2025
Governo do Amazonas

Fepiam participa de Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas com foco em justiça climática e direitos humanos

06/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo