Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Diretora-presidente da FVS-AM alerta que esse não é o momento de baixar a guarda para o novo coronavírus

15/06/2020
Compartilhar

Os amazonenses devem manter os cuidados básicos de prevenção  para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), apesar da queda nos números de internações e de óbitos causados pela doença. O alerta é da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto.
 “A gente percebe, pelo número de óbitos e de sepultamentos que tivemos ontem (14/06), e que já voltaram aos níveis normais de antes da pandemia, essa redução. Isso não significa, contudo, que estamos livres do vírus e nem que estamos agora liberados para sair livremente por aí”, alerta Rosemary.
“Precisamos continuar com a vigilância, com o controle, com uso de máscara, com o uso das medidas não medicamentosas, como por exemplo, manter as questões da higiene ambiental e cuidados com as superfícies. A lavagem das mãos e o distanciamento social continuam sendo as principais formas de se proteger”, destaca a diretora-presidente da FVS-AM.
O segundo ciclo do plano de retomada gradual das atividades não essenciais em Manaus teve início nesta segunda-feira (15/06). O plano foi definido pelo Governo do Amazonas baseado na análise de indicadores sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus no estado.
 Para autorizar a abertura gradual dos serviços, o Estado avaliou alguns dos principais impactos da doença, como o aumento da disponibilidade de leitos e diminuição das taxas de transmissão e de óbitos pela Covid-19 em Manaus.
 Segundo a diretora-presidente, as medidas de prevenção adotadas pelo Governo do Estado e o isolamento social da população contribuiu para que a situação não tomasse proporções piores e o Estado tivesse um número ainda maior de óbitos por Covid-19.
 “Nós podemos ter o reinício da transmissão viral, e isso pode nos levar novamente a uma situação de retroagir com as medidas que nós estamos tomando de flexibilização. Então é necessário continuarmos com todas elas, apesar do clima de otimismo que nós temos aí e que nos indica que nós estamos no caminho certo, que nos indica que estamos vendo a luz no fim do túnel. Para que nós possamos continuar nesse caminho, não devemos relaxar nas medidas preventivas”, disse Rosemary.
 Assistência nas fronteiras – O Governo do Amazonas está em tratativas com o Governo de Roraima para receber pacientes com Covid-19 nas unidades de saúde de referência em Manaus, vindos do estado vizinho. A ação conta com apoio do Ministério da Saúde, que também participa, juntamente com o Estado, de discussões para melhoria das ações de vigilância na fronteira amazonense do Brasil com a Colômbia.
 Segundo a FVS-AM, a ação visa diminuir a superlotação de hospitais no estado vizinho, disponibilizando pelo menos 20 leitos de UTI, sem afetar a assistência a pacientes do interior do Amazonas.
 “O Governo de Roraima solicitou apoio, considerando que nós tínhamos até sábado (13/06) 54% de ocupação dos nossos leitos de UTI. Então nós temos leitos de UTI que podem salvar vidas dos nossos irmãos de Roraima, e o Governo do Amazonas, através da Susam, está definindo o termo de referência, um convênio de cooperação técnica”, explicou Rosemary Pinto.
Em Tabatinga, município amazonense que faz fronteira com a Colômbia, as ações de vigilância foram definidas juntamente com os Ministérios da Saúde dos dois países, Ministério das Relações Exteriores, Prefeitura de Tabatinga e Governo do Amazonas.
Tanto em Tabatinga quanto em Leticia, cidade colombiana de fronteira, os protocolos de ação e vigilância foram unificados, no sentido de identificar  precocemente e isolar o mais rapidamente cada novo possível caso de Covid-19, explicou a diretora-presidente da FVS-AM.

Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Tabatinga
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

1001205419 300x225 1
Governo do Amazonas

Acolhendo pedido da PGE-AM, Corte Especial do TRF1 confirma competência do Ipaam para licenciamento do ‘Potássio Autazes’

15/05/2025
Familias comemoram criacao de CAIC TEA 2 300x200 1
Governo do Amazonas

Caic TEA: Unidade especializada em atendimento de crianças autistas leva alívio às famílias da zona leste de Manaus

15/05/2025
FVS RCP Fachada FVS RCP FOTO Divulgacao FVS RCP 1 300x200 1
Governo do Amazonas

FVS-RCP esclarece que casos em escolas de Iranduba são de varicela, e não de mpox

15/05/2025
Governo realiza investimentos para setores primario e social de Humaita FOTO Ygson Franca Sejusc 300x200 1
Governo do Amazonas

Em Humaitá, Governo do Amazonas investimentos para fortalecimento dos setores primário e social

15/05/2025
Fiscalizacao do Ipaam Foto 2 15 05 2025 300x201 1
Governo do Amazonas

Relatório Anual de Desmatamento 2024 destaca efetividade das ações de fiscalização do Ipaam no Amazonas

15/05/2025
Sejusc Gravidas de Humaita recebem kits de bebe e cestas de alimentos Fotos Ygson Franca 1 1 300x200 1
Governo do Amazonas

Kits de bebês: Governo do Amazonas entrega itens de enxoval a grávidas em Humaitá

15/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo