Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Em dois anos, Assembleia Legislativa aprovou 16 novas leis em favor da causa animal

04/10/2020
Compartilhar

 
Na data em que é celebrado o Dia Mundial do Animal, neste domingo (4), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) comemora também as diversas iniciativas adotadas em favor da fauna doméstica e da selvagem, nos últimos dois anos. De acordo com a presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama/Aleam), deputada Joana Darc (PL), em 2019 foram apresentados 29 Projetos de Lei com a temática animal e, até setembro deste ano, mais 25 já foram acrescentados. Entre esses, 16 novas Leis foram promulgadas e/ou sancionadas com destaque para a Lei Ordinária nº 4.948, de 4 de outubro de 2019, que definiu o que são maus tratos praticados contra animais domésticos e estabeleceu multa e sanção administrativa a quem os praticar.
No mesmo ano, a Lei Ordinária nº 4.884 proibiu mutilação e procedimentos cirúrgicos desnecessários em animais para fins estéticos e a Lei Ordinária 4.898 instituiu no Calendário Oficial do estado do Amazonas o “Dezembro Verde”, mês da reflexão sobre o abandono de animais. Este projeto teve engajamento de todo o Legislativo Estadual uma vez que, em dezembro de 2019, a fachada do prédio da Aleam recebeu iluminação na cor verde, símbolo da campanha de conscientização e orientação para o combate ao abandono de animais. “A população precisa entender o problema da quantidade que se tem hoje de animais em situação de rua. Além de ser crime ambiental, pois se trata de maus-tratos, o abandono acarreta também a proliferação de doenças. Ou seja, trata-se também de uma questão de saúde pública”, explicou Joana Darc, afirmando ainda que “o Dezembro Verde tem esse objetivo de conscientizar e coibir atitudes que levam as pessoas a abandonar animais nas ruas”.
O fato é que o ativismo em defesa dos animais cresceu proporcionalmente ao número dos animais de estimação dos brasileiros, conscientizando crianças e adultos da importância da luta contra maus-tratos e crueldades. Uma das primeiras ações da atual Mesa Diretora da 19ª Legislatura foi adicionar às atribuições da Comissão de Meio Ambiente da Aleam a proteção aos animais domésticos e silvestres; com isso, o grupo de trabalho passou a ter a denominação de Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama).  Na época da composição das Comissões Permanentes, fevereiro de 2019, o presidente, deputado Josué Neto (PRTB), enfatizou que as escolhas foram baseadas principalmente na afinidade e vontade de cada parlamentar de trabalhar pela causa pertinente a cada comissão.
A popularização dessa temática é reflexo da importância dos animais de estimação na vida dos brasileiros, como mostrou a “Pesquisa Nacional de Saúde”, realizada em junho de 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): segundo os dados coletados, 44,3% (28,9 milhões) dos lares brasileiros possuíam pelo menos um cachorro. A população de cachorros nos domicílios foi estimada em 52,2 milhões, representando 1,8 cachorro por domicílio – considerando o conjunto de casas com este animal.
 
Lei Sansão
 
No último dia 29 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a Lei Federal nº 14.064, que aumenta a pena para quem maltratar cães e gatos. Agora as penas são de reclusão de dois a cinco anos, multa e perda da guarda. A lei ficou popularmente conhecida como “Lei Sansão”, em referência ao nome do cachorro que teve as patas traseiras decepadas com um facão.
A deputada Joana Darc integrou a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Animais, da Câmara Federal, que trabalhou pela aprovação da Lei Sansão. “Sou a única parlamentar do Amazonas a fazer parte dessa Frente Parlamentar e ajudar na construção da Lei Sansão, de propositura do deputado federal Fred Costa (Patriota -MG). E me sinto muito honrada por ter ajudado a tornar essa história realidade”, disse ela.
O Dia Mundial do Animal é comemorado desde 1930 e a data foi escolhida para homenagear São Francisco de Assis, que faleceu no dia 4 de outubro de 1226. O santo católico é considerado pelo catolicismo como o santo protetor dos animais.
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Foto: Elisa Garcia Maia
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputada, Deputado, Estado do Amazons, Joana Darc
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo