Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Fapeam celebra o Dia Internacional de Meninas e Mulheres na Ciência na Feira da Aparecida

11/02/2020
Compartilhar

20:01 – 11/02/2020
FOTOS: Érico Xavier
Objetivo do evento foi estimular o acesso integral e igualitário de mulheres e meninas na ciência
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, contou com atividade promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), na Feira Itinerante da Aparecida.
O objetivo do evento foi estimular o acesso integral e igualitário de mulheres e meninas na ciência. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o número de mulheres pesquisadoras no mundo é menor que 30%. ”Isso significa que precisamos trabalhar pela igualdade na ciência, com uma maior participação de mulheres”, comenta a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.
“A Fapeam passou a incluir esta data também em seu calendário anual. Em função disso, em parceria com a Sedecti, está promovendo diversas ações em referência ao movimento, com o objetivo de estimular a atuação de meninas e mulheres na ciência e para gerar a reflexão sobre este tema que tem relevância extraordinária para o Estado”, disse.
Durante a ação realizada nesta terça-feira (11/02), pesquisadoras e estudantes envolvidas em projetos de pesquisa amparados pela Fapeam divulgaram os resultados de seus trabalhos para feirantes e consumidores. A atividade teve o intuito de mostrar para a sociedade a atuação da mulher na ciência, incentivar mulheres e meninas a ingressarem na carreira científica e, promover a socialização do conhecimento científico e tecnológico.
“Essa atividade está alinhada ao Plano Plurianual do Governo do Estado, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às metas da agenda 2030. Queremos dar visibilidade a esse dia para estimular a participação de mulheres e meninas na ciência. A feira é um bom lugar para mostrar que a ciência está presente no dia a dia das pessoas”, disse a diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene Andrade.
Ciência no dia a dia – Com uma linguagem acessível ao público, pesquisadoras demonstraram na prática, o papel importante que a ciência e a tecnologia exercem no cotidiano das pessoas, mostrando aos visitantes como apropriar-se do saber científico.
Um dos projetos apresentados foi da pesquisadora Geina Faria, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no município de Coari (AM).  Para ela a iniciativa da Fapeam valoriza a pesquisa científica no Estado e, mostra a representatividade das mulheres na ciência.
Durante a ação, Geina apresentou ao público seu projeto intitulado “Brownies de açaí e castanha sem glúten, sem leite e com redução lipídica: perfil sensorial e estudo de consumidores”. O produto utiliza insumos da região Amazônica como o açaí, a castanha da Amazônia e o extrato de cumaru.
“A ideia foi desenvolver um produto alimentício funcional que favorecesse os indivíduos com intolerância ao glúten e à lactose e, ao mesmo tempo, tivesse propriedades benéficas à saúde”, disse Geina.
Da educação básica foi apresentado o projeto da professora Nancy Barbosa desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) na Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, no bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus.
O projeto intitulado “Formulação de Sorvetes Caseiros como Estratégia para o Ensino de Química” foi desenvolvido com os estudantes do Ensino Médio, para popularizar o ensino de química.
“Os alunos melhoraram o rendimento escolar e aprenderam na prática conceitos e teoria e, esse conhecimento pode até gerar renda para a família”, disse Nancy.
Para a aluna da professora Nancy, Letícia Santos, a metodologia deixou as aulas mais dinâmicas e fez com que os alunos tivessem interesse pelo conteúdo ministrado em sala de aula.
“A teoria do ensino de química foi potencializada pela prática”, comenta sobre o projeto Maria Beatriz Caminha, aluna da escola.
Aceitação – Durante a ação, feirantes, expositores e o público em geral puderam degustar os dois produtos desenvolvidos pelas pesquisadoras e os alimentos foram bem avaliados pelos degustadores.
A feirante Maria José aprovou o sabor do bolinho feito com produtos da região Amazônica e adoçado com açúcar demerara, que é menos processado que o açúcar branco.
O técnico agrícola Francisco Júnior disse que precisa controlar os níveis de glicemia no sangue, por isso aprovou os brownies.
Para o comerciário André Barroso, atualmente as pessoas se preocupam em ter alimentação saudável e qualidade de vida, daí ser importante desenvolver um alimento benéfico para a saúde.
A nutricionista Camila Cyrino comentou que a iniciativa da Fapeam é importante para que o resultado do estudo científico seja popularizado e chegue ao conhecimento da população.
Data – O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, instituído 11 de fevereiro, pela Unesco e pela ONU Mulheres. Segundo a Unesco, apenas 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres. A data é um lembrete de que as mulheres e as meninas desempenham papel fundamental nas comunidades da ciência e tecnologia e que sua participação deve ser fortalecida.
Outras ações estão previstas para serem realizadas no dia 2 e 6 de março.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Coari, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sine Amazonas inaugura nova agência para atendimento ao trabalhador e ao empregador

02/08/2025
Governo do Amazonas

Teatro Amazonas recebe espetáculos de jazz que valorizam a cultura brasileira neste fim de semana

02/08/2025
Governo do Amazonas

Amazonas Green Jazz Festival abre temporada com celebração à identidade brasileira e amazônica

02/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destaca obras da estrada Codajás–Anori e inaugura iluminação pública de LED no município

02/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima leva Telessaúde a Codajás e serviço chega a 72 salas em todo o estado

02/08/2025
Governo do Amazonas

Mutirão do Ipaam, MMA e PNUD realiza 464 atendimentos e 292 inscrições em São Gabriel da Cachoeira

02/08/2025
Governo do Amazonas

Manaus reduz em 54% os crimes de homicídio no mês de julho, aponta SSP-AM

02/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas, por meio das Forças de Segurança, lança Operação Shamar para intensificar o combate à violência contra a mulher

02/08/2025
Governo do Amazonas

Cinema de Manaus é multado pelo Procon-AM por proibir entrada com alimentos externos

02/08/2025
Governo do Amazonas

Um lugar ‘extraordinário’, diz mãe das duas primeiras crianças atendidas no Caic TEA

02/08/2025
Governo do Amazonas

Câmara de Mediação e Conciliação (CMC) do Governo do Amazonas é destacada em evento do BID, em Brasília

02/08/2025
Governo do Amazonas

Comunidades dos ramais da Cooperativa e Pau Rosa recebem insumos do Governo do Amazonas para fortalecer produção local

02/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo