Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Ministério Público do Estado de Amazonas

MPAM entra com nova ação para suspender mudança na Escola Estadual Tiradentes

15/01/2020
Compartilhar

Sexta, 10 Janeiro 2020 14:51

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ajuizou, nesta sexta-feira (10), uma nova Ação Civil Pública com o objetivo de suspender os atos administrativos praticados pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que, à revelia de pais e alunos, remanejou 1.800 estudantes com matrículas já renovadas da Escola Estadual Tiradentes, sob o argumento de necessidade de transformação daquela instituição de ensino em colégio militar. A ACP foi assinada pelas promotoras de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira e Nilda Silva De Souza, respectivamente titulares da 59ª Promotorias de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos Humanos à Educação (PRODHED) e 27ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude (PIJ).
Na ACP, o MPAM lembra que o promotor de Justiça plantonista na área cível ingressou com ação da mesma natureza mas que o Juiz plantonista não concedeu a liminar. A decisão sofreu recurso (agravo) e o desembargador plantonista, “sem adentrar no mérito, não conheceu do pedido de tutela em plantão judicial, determinando a regular distribuição do agravo, em 28.12.19”.
As promotoras autoras da ação citaram fatos novos que levaram a outra medida do MPAM, como por exemplo, “depoimentos de mães que foram até o Ministério Público denunciar o descaso com os estudantes, crianças e adolescentes que já com suas renovações de matrícula, estão sendo chamados para serem remanejados para escola distante do bairro”. As promotoras continuam, ainda, afirmando que a “ideia de desorganização, e pior, de desrespeito para com os pais, comprovada por esses depoimentos, lançam sérias suspeitas sobre a racionalidade e justiça com a retirada dos alunos de sua escola, para ali colocar alunos de colégio da polícia militar, dada a forma não criteriosa, e portanto, injusta, da ação, privilegiando alguns, em detrimento de alunos que já estudavam na escola e lá, já haviam forjado laços sociais, necessários em todo processo educacional”, cita o texto da petição.
Dessa forma, a ação enviada à Vara da Infância e Juventude pede que a SEDUC mantenha a Escola Tiradentes, nos mesmos moldes dos anos anteriores e se abstenha de transferir para outras escolas, os alunos que já possuem renovação de suas matrículas na referida Escola Estadual Tiradentes, garantindo suas vagas para o ano de 2020. Caso seja deferido o pedido do Ministério Público, a multa solicitada para a ser aplicada por dia de atraso, em caso de descumprimento da decisão, é de R$ 1 mil.
Confira, abaixo, na íntegra a Ação Civil Pública. 
Texto e foto: Arnoldo Santos – ASCOM MPAM

Termos encontrados Amazonas, Direitos Humanos, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Justiça, Ministério Público do Estado do Amazonas, MP-AM, Polícia, Polícia Militar, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

MPAM prestigia inauguração das novas instalações do 1º Juizado da Lei Maria da Penha

19/12/2020

Seleção do MPAM fica com o Bronze no campeonato de futebol da PM

18/12/2020

Operação Boca Raton reforça investigações sobre organização criminosa atuante em Manaus

18/12/2020

Resultado final após análise de recursos

17/12/2020

MPAM discute com AmazonPrev plano de trabalho para 2021

05/12/2020

CNJ e TJAM inauguram programas que impactam na celeridade processual e na ressocialização de egressos do sistema prisional do Amazonas

05/12/2020

Gestores do MP participam de palestra conjunta com a CGE

03/12/2020

MPAM apura se construção de ciclovia na Cel Teixeira cumpriu normas técnicas brasileiras

03/12/2020

MPAM conclui o mês de novembro com curso para os novos Promotores de Justiça

03/12/2020

Nota de Pesar e Solidariedade

24/11/2020

Em Humaitá, MPAM investiga locação sem licitação feita por entidade estudantil

23/11/2020

A nova publicação do CNMP

21/11/2020
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo