Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Na primeira sessão híbrida, Aleam aprova cancelamento do recesso de julho

07/07/2020
Compartilhar

 
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, pela primeira vez em sua história, uma Sessão Plenária de maneira híbrida – com parlamentares presentes no Plenário Ruy Araújo, e outros participando por videoconferência. A reunião foi importante porque marcou o retorno aos trabalhos presenciais após o período de suspensão das atividades no prédio da Aleam em razão da pandemia do novo coronavírus; além da decisão dos deputados em suspender, este ano, o recesso parlamentar do mês de julho.
Em votação presidida pelo presidente Josué Neto, os deputados aprovaram, com 14 votos favoráveis e 7 contrários, o cancelamento do recesso parlamentar do meio do ano.O Regimento Interno da Aleam determina que no período de 16 a 31 de julho do ano legislativo as reuniões plenárias ficam suspensas. Porém, em razão da pandemia causada pela Covid-19, que obrigou a realização das reuniões parlamentares por videoconferências; os deputados João Luiz (Republicanos), Joana Darc (PL) e Belarmino Lins (Podemos) apresentaram requerimentos solicitando à Mesa Diretora a continuidade dos trabalhos no Plenário Ruy Araújo.
O deputado Belarmino Lins disse que mesmo diante da redução do número de óbitos e de infectados pelo vírus, a pandemia ainda causa enormes transtornos à saúde e economia do Amazonas, e por isso avalia que a “Aleam deve continuar com suas reuniões parlamentares conforme a premência das demandas do momento”.
A retomada da economia do Estado após o período de isolamento social necessário em razão do novo coronavírus também dominou os debates nesta terça-feira. Os parlamentares defendem que os governos ajudem a diminuir o tamanho da massa de desempregados oriunda da pandemia. O deputado Wilker Barreto citou como exemplo o Decreto Estadual nº 40.628/2019, que inseriu a substituição tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na energia elétrica. “Isso deixou mais cara a conta de energia de empresários, comerciantes e público em geral”, disse. Barreto, que preside a Comissão de Indústria Comércio e Zona Franca da Aleam, disse que em Audiência Pública realizada pela Comissão na última semana, e com a presença de diversos especialistas no assunto, o presidente da Amazonas Energia, Tarcísio Rosa, afirmou que a mudança na cobrança tributária do ICMS impactou no valor cobrado ao consumidor final.
Os deputados Serafim Corrêa (PSB), Fausto Júnior (PRTB) e Adjuto Afonso (PDT), em apartes, se manifestaram sobre a importância de uma atuação do poder Executivo o no sentido de facilitar e estimular o comércio de bens e serviços nesse momento. Afonso lembrou ainda que o Decreto 40.628/2019 foi assinado pelo vice governador Carlos Almeida (PTB), e deveria ter sido submetido à análise da Assembleia Legislativa.
Serafim Corrêa voltou a citar o aumento de 8,02% na arrecadação estadual no primeiro semestre de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019. A receita subiu mais de R$ 700 milhões nos primeiros 6 meses deste ano. “O governo não tem problema de receita. Tem problemas em como gasta esse dinheiro”, afirmou Corrêa.
 
Lei do Gás
 
O deputado Sinésio Campos (PT) defendeu como alternativa econômica para o Amazonas a quebra do monopólio de exploração do gás natural no Estado. Campos é o representante da Aleam na Comissão Especial de Estudos com vistas à revisão da legislação e da política estadual de energia e gás, formada pelo Governo do Estado para debater o impasse gerado pela aprovação na Aleam, e posterior veto do Governo, ao Projeto de Lei (PL) nº 153/2020, de autoria do deputado Josué Neto.
O parlamentar explicou que a Comissão Especial vem trabalhando arduamente há mais de30 dias para a formulação de um novo Projeto de Lei sobre o tema, que deve ser enviado para análise e aprovação dos deputados estaduais. Campos apresentou aos colegas de parlamento o pré-projeto de lei elaborado pelos membros do grupo de trabalho. “A minuta está pronta, agora compete à Comissão e ao Governo do Estado acatar ou fazer alterações que julgarem necessárias”, disse, analisando que o  governo do Estado não pode protelar o processo de construção de uma política estadual para o gás, principalmente diante do anúncio da Petrobras de serão vendidas à iniciativa privada todas as sete concessões de produção (exploração) de óleo e gás na Bacia do Solimões e o Polo de Urucu, no estado do Amazonas.
O deputado Serafim Corrêa solicitou que o governador Wilson Lima (PSC) envie logo um novo Projeto de Lei para que possa ser votado pelos parlamentares e que esses possam, a partir daí, avançar em outras pautas, como a análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021 (LDO 2021), que já tramita pelas Comissões competentes da Aleam. Enquanto esse projeto não chega à Casa, a pauta de votação está trancada. “Vamos derrubar muros e construir pontes”, disse Serafim.
 
Direito do Consumidor
 
Em seu pronunciamento nesta manhã o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam (CDC/Aleam), deputado João Luiz (Republicanos) fez um breve balanço da atuação da Comissão no primeiro semestre de 2020. Segundo o deputado, de 1º de fevereiro a 30 de junho, 635 consumidores procuraram a CDC/Aleam, destes, 500 reclamaram do reajuste de preço de produtos essenciais acima da média, sem justa causa; bem como a retirada de materiais das prateleiras, causando no consumidor a falsa sensação de que o item estivesse em falta. “Um exemplo foram os frascos de álcool em gel, que sumiram das prateleiras no início da pandemia”, pontuou. O restante das denúncias ficou a cargo dos serviços públicos de energia elétrica e água.
Quem também falou sobre os direitos dos consumidores foi o deputado Álvaro Campelo (Progressistas), que lamentou a extinção da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus, que agora passa a ser um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).
Essa alteração fez parte de uma reforma administrativa anunciada pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), no último mês de junho. Segundo a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), seriam extintas três secretarias e cerca de 110 cargos comissionados.
“O Procon Manaus atuava há sete anos defendendo os consumidores manauaras, que agora não terão a mesma estrutura para pedir ajuda”, disse o parlamentar, lamentando o que considerou um “desmonte” de uma secretaria de grande importância para a população da capital do Estado.
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Alberto César Araújo
 
 
 

Termos encontrados Adjuto Afonso, ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Belarmino Lins, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Economia, Estado do Amazons, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Joana Darc, Manaus, Prefeito Arthur Neto, Prefeitura de Municipal de Manaus, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo