Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

No Dia do Professor, Wilker considera que a CPI da Educação seria um presente à categoria

15/10/2020
Compartilhar

 
No Dia do Professor, comemorado anualmente em 15 de outubro, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) afirmou, durante Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que o maior presente à classe seria a instalação da CPI da Educação, que já soma sete assinaturas e depende apenas de mais uma para ser iniciada.
O pedido da CPI da Educação foi feito pelo deputado Wilker Barreto, no dia 07 de maio de 2019, após constantes dispensas de licitações da Seduc, a falta de apresentação dos contratos dos 1.300 monitores do transporte escolar do interior – que aumentou em R$18 milhões os gastos – e as suspeitas de sobrepreço na merenda. Além disso, foi constatado possível superfaturamento dos contratos emergenciais na ordem de R$130 milhões.
“O maior presente desta Casa para os professores do Amazonas é a abertura da CPI da Educação. Faço um apelo, pois quero saber de quem será a oitava assinatura para iniciarmos a Comissão. Tenho certeza que a CPI da Educação vai conseguir dar muitas respostas ao povo do nosso Estado, assim como foi a CPI da Saúde”, frisou Wilker.
Até o momento, assinaram a CPI os seguintes deputados: Wilker Barreto, Dermilson Chagas (Podemos), Serafim Corrêa (PSB), Josué Neto (PRTB), Fausto Júnior (PRTB), Sinésio Campos (PT) e Delegado Péricles (PSL).
 
Asprom
 
Na última quarta-feira (14), Barreto recebeu os representantes do Sindicato dos Professores e Pedagogos das Escolas Públicas do Ensino Básico de Manaus (Asprom Sindical). Na ocasião, o grupo promovia um ato público em frente à Aleam. Durante o encontro, que teve a presença do também deputado Dermilson Chagas, os professores solicitaram a abertura da CPI da Educação para investigar os contratos firmados pela Seduc.
O coordenador de comunicação da Asprom Sindical, Lambert de Melo, afirmou que a classe defende que a CPI da Educação apure supostos indícios de corrupção e desvio de recursos públicos que deveriam estar sendo destinados para a rede pública de ensino do Estado.
“Nós sabemos que tem muito dinheiro na conta da Seduc e entendemos que, nesta caixa-preta, tem muita corrupção para ser investigada. Temos recebido muitas denúncias de desvio de recursos na educação e viemos pedir para que coloquem para funcionar imediatamente a CPI da Educação, pois desconfiamos de muitos contratos superfaturados”, comentou Lambert.
 
Greve
 
Outra reivindicação dos professores é contra o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino durante a pandemia do novo coronavírus, motivo que deflagrou a greve em 60% da classe e que já dura 66 dias. De acordo com Lambert, cinco professores já morreram de Covid-19, desde a volta das aulas presenciais, anunciada pelo Governo, no dia 10 de agosto.
“A nossa greve é em defesa da vida. A responsabilidade dessas cinco mortes é do governador, porque essas pessoas estavam em casa, cumprindo quarentena e se resguardando do vírus. Com a determinação para voltar a trabalhar, elas acabaram se contaminando dentro das escolas e vieram a falecer”, afirmou o coordenador da Asprom.
 
 
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653
Nathalia Silveira (92) 98157-3351
Dayson Valente (92) 98439-6575
Gabinete (92) 3183-4324
Foto: Aleam
 
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Dermilson Chagas, Educação, Estado do Amazons, Manaus, Transporte, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025

Assembleia Legislativa do Amazonas tem mais de 100 leis sancionadas nos dois primeiros meses de 2025

28/02/2025

Deputado Daniel Almeida denuncia irregularidades no contrato da Organização Social AGIR

28/02/2025

Comandante Dan visita 16 municípios durante o feriado

28/02/2025

Comandante Dan avança em ações ligadas a portos e à pesca artesanal

28/02/2025

Deputado Cabo Maciel enaltece pagamento de promoções e progressões na saúde e parabeniza governador Wilson Lima

28/02/2025

Lei de Roberto Cidade estabelece protocolo para prevenir assédio e abuso contra crianças e adolescentes

27/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo