Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

No Dia Nacional do Surdo, Wilker destaca lei que institui a campanha Setembro Azul

28/09/2020
Compartilhar

 
O Dia Nacional da Pessoa Surda, celebrado anualmente em 26 de setembro, marca a luta pelos direitos, diversidade e a inclusão desta comunidade. No Amazonas, segundo o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), 150 mil pessoas têm deficiência auditiva e cerca de 5.400 são surdas. Diante do número expressivo e da necessidade de viabilizar acessibilidade comunicacional, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) criou a Lei 5.139/2020, que institui o Setembro Azul – Campanha de Conscientização aos Direitos das Pessoas Surdas, passando a integrar o calendário oficial de eventos do Estado.
A propositura, sancionada pelo Governo no dia 10 de março de 2020, visa conscientizar a sociedade sobre os direitos da comunidade surda, além de nortear políticas públicas voltadas para o segmento. O objetivo da campanha é englobar reuniões, palestras, seminários, audiências públicas e demais outros eventos em prol das pessoas surdas durante o mês de setembro, onde também se comemora, além do Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), o Dia Internacional da Pessoa Surda (30 de setembro).
A cor azul simboliza para a Comunidade Surda o período da Segunda Guerra Mundial, em que as pessoas com deficiência usavam uma faixa de cor azul fixada no braço, para posteriormente serem identificados e mortos pelos nazistas, pois eles acreditavam que os surdos eram incapazes.
“Essa lei não é minha, e sim mais uma conquista da comunidade surda que luta todos os dias por mais respeito, espaço e igualdade na sociedade ainda preconceituosa. Meu mandato de deputado estadual é pautado por dar vez aos mais esquecidos, daí a importância de uma lei fundamental para garantir dignidade e melhorias de vida aos surdos”, destacou Barreto, ao frisar a importância da sociedade entender que a acessibilidade comunicacional quebra barreiras e é capaz de incluir pessoas diante dos vários processos do cotidiano, incluindo música, arte, cinema, cultura e demais linguagens.
Além desta Lei, Wilker também é forte defensor dos anseios da classe na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Um dos principais apelos é a reativação da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, desativada em 2016 por problemas estruturais, mas que até hoje não teve a reforma concluída. O parlamentar, inclusive, já solicitou que a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) priorize a unidade escolar, adaptada às pessoas com surdez e que atendia mais de 100 estudantes com deficiência auditiva na capital.
 
Encontro Bilíngue
 
Em junho do ano passado, Wilker Barreto também foi autor da propositura do I Encontro da Educação Pública Bilíngue Libras e Português Escrito no Estado do Amazonas, realizado na Aleam. A ação recebeu representantes da classe e comunidade em geral.
Na ocasião, um dos pontos principais levantados foi a sociedade entender e reconhecer a Língua de Sinais como primária à comunidade surda. Para exemplificar este direito, o coordenador do curso de graduação em Libras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Edgar Corrêa Veras, comentou que os povos indígenas vivenciam seus dialetos e, para isso, existem escolas e concursos públicos em sua língua ‘mãe’.
“Temos, infelizmente, o pior índice de matrícula do país inteiro e a maior evasão no Amazonas, muito provavelmente devido a localidade da escola. Precisamos entender que o surdo não é um deficiente, mas é tratado assim devido todo seu histórico. Desta forma, queremos tratar através destas políticas públicas um novo momento para consolidar a política bilíngue, sendo a Libras como língua materna e o português escrito a segunda, podendo o indivíduo ainda escolher uma terceira. Desta forma, é possível abrir caminho para concursos, provas, escolas, mercado de trabalho e muito mais”, frisou.
 
 
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653
Nathalia Silveira (92) 98157-3351
Dayson Valente (92) 98439-6575
Gabinete (92) 3183-4324
Foto: Wilkinson Cardoso
 
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputada, Deputado, Educação, Estado do Amazons, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo