Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEMTEPI

Oportunidades em meio aos desafios: o papel das startups na inovação

18/06/2020
Compartilhar

O momento desafiador que estamos vivendo mudou nossas vidas. Empresas, de vários setores, estão se adaptando às mudanças. As startups, que dependem de investimento para construir seus modelos de negócios e aumentar sua escalabilidade, estão entre as empresas mais afetadas. Ao mesmo tempo, por conseguirem rapidamente se adaptar para entregar novos produtos e serviços, algumas têm encontrado oportunidades e ajudado a milhões de brasileiros.

Um exemplo de como o ecossistema de inovação está se mobilizando é a campanha #StartupsVsCovid19, criada recentemente pela Comunidade Governança & Nova Economia e pela Associação Brasileira de Startups para que empresários e profissionais inovadores compartilhem experiências e soluções que ajudem a mitigar direta ou indiretamente os efeitos da COVID-19.

Uma das startups que faz parte dessa campanha é a Mindify, que tem foco em ajudar profissionais da saúde a serem mais eficazes e desenvolveu um software especializado em treinar e supervisionar a aplicação dos protocolos clínicos de referência. Seu sistema de diagnósticos automatizados usa a inteligência artificial para interagir com os pacientes, fazendo perguntas essenciais para o diagnóstico. De acordo com as respostas, realizam a classificação e o direcionamento para um profissional da saúde por telefone ou videoconferência. A solução já está sendo utilizada por planos de saúde e instituições de Goiás e de São Paulo, com projetos de expansão para outras regiões do país.

A Mindify enxergou que a tecnologia poderia ser uma forte aliada em um momento em que a ida aos hospitais deve ser evitada e, assim, criou uma solução que proporciona conforto e segurança àqueles que utilizam o serviço.

Ainda falando sobre serviços de saúde, vale destacar o CoronaBR, portal lançado em março e que alcançou mais de 20 milhões de acessos, colaborando para que o sistema de saúde não fique sobrecarregado. O portal usa o enfermeiro virtual “Pedro do CoronaBr” para fazer uma triagem de pacientes que precisam de atendimento médico ou passar orientações para aqueles com sintomas que poderiam ficar em casa. O CoronaBR é totalmente gratuito e faz as primeiras perguntas que um enfermeiro faria no hospital, com base no protocolo seguido pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde.

A educação também teve que se adaptar e se reinventar. Estudantes de todas as idades e professores tiveram que vencer a barreira da distância e usar a tecnologia para se aproximarem, nem sempre de maneira tão simples. Com esse cenário, a startup Adalace entendeu que não poderia ficar de braços cruzados e elaborou uma solução de gestão da aprendizagem, que está sendo disponibilizada gratuitamente para instituições de ensino de todo o Brasil. A plataforma é uma adaptação do sistema Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), um dos pacotes de software educacionais mais populares do mundo, e disponibiliza uma série de recursos, como textos, vídeos e salas de aulas virtuais, que dão suporte ao processo de aprendizagem e permitem o planejamento, implementação e avaliação.

Histórias como essas nos inspiram e nos mostram que os empreendedores do Brasil têm a capacidade de se adaptar e de inovar, respondendo à crise com novas ideias. E também evidenciam como a tecnologia é um player essencial neste processo.

A inovação é peça chave para avanços em diversas áreas e as startups são fundamentais nesse processo por trazerem em seu DNA a base tecnológica e uma visão diferenciada de negócios. Hoje, o Brasil conta com mais de 12 mil startups, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), e isso evidencia o potencial e o cenário promissor de empresas que estão fazendo a diferença.

Em comum, as startups Mindify, Adalace e CoronaBR adotaram soluções de nuvem pública para suas infraestruturas. É a computação em nuvem apoiando toda essa velocidade das startups e oferecendo uma plataforma que acelera a inovação e a resposta aos problemas de negócio e da sociedade garantindo a escalabilidade e a estabilidade necessárias.

A tecnologia dá a capacidade de viabilizar ideias criativas e disruptivas de startups que podem mudar a situação atual, ajudando empresas a enfrentar os novos desafios de negócio que o cenário atual trouxe ou disponibilizando seus produtos e soluções para ajudar na descoberta de tratamentos e trazer um impacto positivo para a vida das pessoas e para a sociedade.

Se há um aprendizado que já podemos tirar desse momento sem precedentes é que as parcerias são muito importantes e que somente juntos conseguiremos passar por isso.

Fonte: Computer World

Termos encontrados Coronavírus, COVID, Covid-19, Economia, Empreendedorismo, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Inovação, SEMTEPI, Trabalho
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Prefeitura oferta 1.800 vagas gratuitas para cursos de qualificação on-line

10/08/2020
SEMTEPI

Prefeitura abre mais 1.040 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes on-line

09/08/2020
SEMTEPI

Prefeitura oferta mais 310 vagas gratuitas para cursos de qualificação on-line

06/08/2020

IBM lança 2ª edição da Maratona Behind the Code

06/08/2020

Auxílio Emergencial: Dataprev libera mais 805,3 mil pedidos

31/07/2020

Caixa cria linha de crédito para permitir antecipação do saque-aniversário do FGTS

30/07/2020

Trabalhador poderá receber seguro-desemprego na própria conta bancária

29/07/2020

BNDES credencia 22 bancos para programa emergencial de acesso a crédito

28/07/2020

CMN regulamenta programa de crédito para preservação de empresas

28/07/2020
SEMTEPI

Prefeitura abre mais 300 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes on-line

24/07/2020

Indenização de R$ 50 mil a profissional de saúde vitimado pela covid-19 vai à sanção

22/07/2020

Decreto amplia prazo para suspensão de contratos de trabalho e redução da jornada

20/07/2020
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo