Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEDUC

Professores discutem práticas pedagógicas para o protagonismo juvenil no programa Escola Ativa

11/03/2020
listen pt br 242
Compartilhar

16:57 – 11/03/2020

Encontros seguem até a sexta-feira (13/03), na Faculdade Boas Novas, na zona sul de Manaus

Tornar o jovem protagonista da sua história e capaz de fazer boas escolhas no mundo. Esse é o objetivo do programa Escola Ativa, que nesta quarta-feira (11/03) teve seu terceiro dia de formação dos professores e gestores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. São esses profissionais que vão viabilizar a atuação dos jovens nas escolas de todo o Amazonas.
A gestora da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Brandão Amorim, Maria Nazaré do Nascimento, viajou 366 quilômetros de Parintins até Manaus para formação. Ela conta que a escola está localizada no centro da cidade, mas que os estudantes são das áreas periféricas e das comunidades e que motivar e incentivar os jovens faz parte de seu trabalho.
Nascimento cita que há alunos que saem de casa às 5h para conseguir chegar à escola no horário certo, e mesmo com a dificuldade da distância, não costumam faltar às aulas. Para ela, a formação vem acrescentar aos docentes e dar novos horizontes.
“É um momento muito esperado, estávamos sedentos por essas informações para que possamos voltar para nossa cidade e fazer o melhor pela nossa escola. Nós observamos que estamos no caminho certo e, agora, com as novas orientações, com tudo que estamos vendo, com certeza nosso trabalho só tem a melhorar”, afirma a gestora.

Lidando diretamente com os alunos, a professora de Geografia Maria do Carmo Silva, também do Eeti Brandão Amorim, destaca que a formação está trazendo atividades metodológicas diferenciadas.
“É um momento novo para nós, para os alunos e comunidade escolar, porque o ensino de tempo integral tem sido a perspectiva de muitos jovens, e estar na escola é algo desafiador. Os estudantes têm o objetivo de estar conosco, neste período, e a equipe escolar busca proporcionar as práticas pedagógicas da melhor forma possível. Nossos meninos das comunidades rurais se desafiam a estar todos os dias conosco, e essa determinação é deles, são eles que fazem isso e isso é protagonismo”, avalia.

O secretário executivo adjunto pedagógico, Raimundo Barradas, diz que o encontro está correndo muito bem, tanto pelo ponto de vista logístico quanto pedagógico.
“O pessoal que veio dar formação é muito preparado, tem experiências vivenciadas em outros estados e tem prendido a turma. Nossos professores estão interessados na metodologia e na concepção mesmo do novo Ensino Médio mais ativo, mais dinâmico, voltado para o projeto de vida do aluno, voltado para essa perspectiva dos estudantes”, frisa.
O secretário diz ainda que as realidades trazidas pelos professores, gestores e coordenadores contribuem para que as adaptações e melhorias sejam realizadas.

Municípios participantes – Equipes docentes de escolas e centros de Tempo Integral de 17 municípios e da capital estão presentes da Escola Ativa. Professores, gestores e coordenadores são oriundos de Anori, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Borba, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manicoré, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo e Urucará.
Programação – Nos dois últimos dias de formação da Escola Ativa os participantes discutirão: Tecnologia da Gestão de Educação;  Guia de Ensino e Aprendizagem; os primeiros 100 dias; Práticas Experimentais; apresentação do IQE; e apresentação do Plano de Ação da Secretaria.

[embedded content]

Termos encontrados Amazonas, Anori, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Borba, Coari, Educação, Estado do Amazonas, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manicoré, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Urucará
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Educacao Fotos Eduardo Cavalcante 1024x683 1
DestaqueSEDUC

“Foi um sonho que eu sempre tive”, diz candidata ao realizar exame supletivo da Secretaria de Educação

27/07/2022
Euzivaldo Queiroz Seduc AM 2 1024x682 1
MancheteSEDUC

Rede estadual de ensino têm até 18 de julho para inscrever projetos no prêmio ‘Respostas para o Amanhã’

28/06/2022
WhatsApp Image 2022 06 21 at 14.55.04 1024x686 1
MancheteSEDUC

Secretaria de Educação divulga lista de aprovados para projeto Mestre Qualificado

21/06/2022
Educacao Fotos Euzivaldo Queiroz 5 1 1024x686 1
EducaçãoSEDUC

Da escola para o trabalho: estudantes conhecem rotina da Secretaria de Educação

09/06/2022
Educacao Fotos Eduardo Cavalcante 27 1024x683 1
DestaqueSEDUC

Secretaria de Educação inicia treinamento sobre Censo da Educação Básica com municípios do interior

08/06/2022
WhatsApp Image 2022 05 19 at 10.44.08 1024x682 1
SEDUC

Professora da rede estadual leva convidados à sala de aula para mostrar Matemática em cada profissão

19/05/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo