Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Professores e alunos de Manacapuru aperfeiçoam máscaras de pano para o combate ao novo coronavírus

01/05/2020
Compartilhar

Projeto, da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, ajudará profissionais de Saúde do município
Visando conter a proliferação do novo coronavírus e auxiliar os profissionais da Saúde, que atuam no enfrentamento da Covid-19, em Manacapuru, distante 84 km de Manaus, professores e alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré desenvolveram o projeto “Máscara Canguru”. Durante a atividade, o grupo trabalha no aperfeiçoamento de máscaras de pano, deixando-as mais seguras e possibilitando que sejam utilizadas por médicos, enfermeiros e equipe hospitalar do município.
Os itens reforçados pela ação, realizada pelo coordenador Paulo Itaciomar, gestor Salomão Alencar e pelos professores Galileu Pires, Rosa Vasques e Harmison Brandão, serão destinados ao hospital de Manacapuru. Além dos educadores, o projeto conta, também, com a participação de nove alunos pesquisadores. São eles: Warleyson Lima, Thaerlem Breno, Luciana Souza, Lívia Eduarda, Vitoria Karina, Kamily Chrystine, Pedro Toga, Fernanda Lima e Juliana Bastos.
De acordo com Galileu Pires, professor de Biologia, a ideia do “Máscara Canguru” nasceu da atual situação em que o Amazonas se encontra e foi consolidada por meio do WhatsApp. “Temos um grupo de pesquisa e ficamos trocando ideias de como poderíamos contribuir e sobre qual seria o público-alvo. Foi quando um aluno ofereceu uma máscara que sua mãe está produzindo para completar a renda da família de 15 pessoas. Comprei uma e tive a ideia de colocar um bolso extra, que poderia abrigar um elemento filtrante”, afirmou Galileu.
A partir daí, o grupo desenvolveu o primeiro protótipo e começou a pesquisar o elemento filtrante que utilizaria na atividade – de preferência, algo que fosse facilmente encontrado no comércio local. Os escolhidos foram: lenço umedecido, disco de algodão e lenço de papel; os dois últimos com o acréscimo do álcool em gel. “O próximo passo foi testar e verificar os resultados”, adiantou o professor.
Orientações – Para reforçar as máscaras, a equipe do “Máscara Canguru” seguiu os padrões técnicos das máscaras cirúrgicas, verificando malha e residência de filtração. “Após comprarmos os itens filtrantes, verificamos a velocidade, a distância e a pressão de um espirro e de uma tosse, comparando-os com aerossóis. Todos os passos desse projeto estão alinhados com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, destacou Galileu.
“Hoje, temos bastante pedidos, contribuindo tanto com a parte social quanto gerando renda à família do aluno. Nosso maior objetivo é ajudar os profissionais da Saúde que estão enfrentando essa batalha sem equipamentos de segurança adequados, que estão em falta ou com um preço absurdo no mercado”, reforçou o professor.
Engajamento – Segundo Galileu Pires, todos os estudantes envolvidos no “Máscara Canguru” estão extremamente felizes em trabalhar com um projeto que poderá salvar vidas e contribuir no combate ao novo coronavírus. “Uma das nossas bandeira é ofertar um produto simples, barato e de fácil acesso. Enquanto o mundo busca alta tecnologia para esse problema, nós obtemos da simplicidade dos nossos recursos”.
A aluna Luciana Souza de Souza, da 2ª série do ensino médio, diz que, desde o ano passado, quando participou de uma pesquisa envolvendo escamas de peixes, tem sido incentivada por seus professores a participar de projetos semelhantes na escola. “Quando o professor Galileu me informou do ‘Máscara Canguru’, logo dei apoio e comecei a trabalhar, pois tinha certeza que seria um ótimo projeto. Nós, pesquisadores, nos empenhamos bastante para elaborar as máscaras e fazer os testes em nossas casas. Fiquei muito feliz em participar de uma ação com tamanha relevância social e que vai ajudar tanto os cidadãos como os profissionais da Saúde”, pontuou Luciana.
O professor de Biologia acredita que a importância principal do “Máscara Canguru” é fazer com que os alunos acreditem que são capazes de enfrentar um problema tão grande como a pandemia, de forma simples e eficaz. “Eles já estão sendo modelos de inspiração para outros alunos de nosso município”, finalizou.

Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manacapuru, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (09/08)

09/08/2025
Governo do Amazonas

Dia dos Pais: O legado que inspira e atravessa gerações por meio da farda

09/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria estrutura que vai realizar mais de 500 exames na Carreta da Saúde da Mulher em Manacapuru

09/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima acompanha trabalhos das cirandas em Manacapuru e entrega EPIs e copos de água para o festival

09/08/2025
Governo do Amazonas

Primeiro dia do Curso de Defesa Pessoal Feminina reúne participantes no Ginásio Renné Monteiro

09/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas acompanha integração de 150 novos contratados em empresa do Distrito Industrial

09/08/2025
Governo do Amazonas

Regularização fundiária: Governo do Amazonas faz atualização cadastral dos moradores do Conjunto Manoel José de Souza, em Rio Preto da Eva

09/08/2025
Governo do Amazonas

No âmbito da Operação Shamar, CIF realiza ação educativa em bares e adegas de Manaus

09/08/2025
Governo do Amazonas

Fepiam celebra Dia Internacional dos Povos Indígenas destacando ações que fortalecem a autonomia e a cultura originária

09/08/2025
Governo do Amazonas

SPA Joventina Dias pede ajuda para localizar familiares de paciente internado na unidade

09/08/2025
Governo do Amazonas

‘EnvelheSer na Roça’: arraial reúne mais de 4 mil idosos assistidos por projeto do Governo do Amazonas

09/08/2025
Governo do Amazonas

Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins

08/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo