Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Projeto incentiva doação de plasma sanguíneo por pessoas que já contraíram a Covid-19

16/06/2020
Compartilhar

 
Um Projeto de Lei apresentado pela deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), que incentiva a doação de plasma sanguíneo, pode ajudar em estudos científicos que pesquisam o aumento de anticorpos e a diminuição da carga viral no corpo humano, em casos de contaminação por Covid-19. O PL n° 245/2020, pretende incentivar as pessoas que já tiveram a Covid-19 e se curaram, a fazer doação de plasma sanguíneo, onde estão concentrados os anticorpos contra o coronavírus e outras doenças virais.De acordo com o projeto, as pessoas curadas da Covid-19 que se tornarem doadoras de plasma sanguíneo ganharão o direito de pagar apenas meia entrada em eventos culturais.
A deputada explicou que alguns estudos científicos estão apostando na transferência de plasma de pessoas curadas da Covid-19 para pacientes em estágios graves da doença.Os médicos esperam que os pacientes que receberem o plasma proveniente de convalescentes da Covid-19 tenham uma recuperação mais rápida, menor tempo de internação e de UTI e um menor risco de morrerem dessa infecção. “Para fazer a doação, o doador tem que estar curado, com 14 dias sem sintomas, no mínimo, e atender as exigências da doação de sangue normal”, explica a deputada.
No Brasil, existem vários institutos de pesquisa trabalhando com esses estudos e países como a China, Espanha e Estados Unidos também atuam nessas pesquisas. No Amazonas, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) já iniciou testes com o plasma e profissionais de oito capitais do Brasil estão trabalhando intensamente para enviar o protocolo para aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa do Conselho Federal de Medicina. O projeto encerra seu prazo de tramitação na Assembleia ainda nesta semana e, a partir daí, estará apto a ser votado em plenário.
Também na área da saúde, o deputado estadual Roberto Cidade (PV) apresentou o Projeto de Lei nº 238/2020, que prevê a desinfecção de escolas, universidades, bibliotecas, teatros públicos e privados antes do retorno às suas atividades, como condição para reabertura destes locais como forma de resguardar a saúde de seus frequentadores. De modo semelhante, a deputada estadual Joana Darc (PL) também apresentou um Projeto de Lei nesse sentido, mas contemplando o comércio. De acordo com o projeto de nº 244/2020, o acesso aos estabelecimentos deve ser restrito por meio de senha numerada, com organização de filas e distanciamento de um metro entre as pessoas, limitado a um cliente a cada área de 10 metros quadrados e o local deve disponibilizar álcool em gel e as máscaras de proteção devem ser usadas por clientes e funcionários no interior das lojas e os estabelecimentos estarão sujeitos a multas e advertências em caso de descumprimento.
 
Já Sinésio Campos (PT) foi além da desinfecção e apresentou o Projeto de Lei nº 241/2020, que obriga a realização de testes de diagnósticos do novo coronavírus aos professores e funcionários de instituições de ensino tanto públicas quanto privadas antes do reinício das atividades escolares para resguardar docentes, alunos, funcionários e todas as pessoas que contribuem e fazem parte da estrutura e funcionamento de tais instituições.
 
Diminuição de impacto econômico
 
No âmbito econômico, duas proposições abordam esse tema: o PL nº 239/2020, de autoria do deputado Roberto Cidade e o PL nº 253/2020, de autoria do deputado João Luiz (PRB). O primeiro prevê o parcelamento, em até 12 vezes, de débitos de faturas de energia elétrica, água e esgoto e gás, contraídos durante a pandemia. Já o projeto apresentado por João Luiz, suspende retroativamente e impede a inserção de novas inscrições nos Sistemas de Proteção ao Crédito enquanto durar o estado de Calamidade Pública decorrente da pandemia. O projeto visa a proteção do consumidor e prevê aplicação de multa entre 200 e 3.000.000 de UFIRs (Unidade Fiscal de Referência).
Nos últimos dias pelo menos 20 projetos de lei (PLs) foram apresentados nos últimos dias pelos deputados estaduais e estão cumprindo o prazo de tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Danilo Mello
 
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Dra. Mayara, Educação, Estado do Amazons, Joana Darc, Roberto Cidade
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025

Assembleia Legislativa do Amazonas tem mais de 100 leis sancionadas nos dois primeiros meses de 2025

28/02/2025

Deputado Daniel Almeida denuncia irregularidades no contrato da Organização Social AGIR

28/02/2025

Comandante Dan visita 16 municípios durante o feriado

28/02/2025

Comandante Dan avança em ações ligadas a portos e à pesca artesanal

28/02/2025

Deputado Cabo Maciel enaltece pagamento de promoções e progressões na saúde e parabeniza governador Wilson Lima

28/02/2025

Lei de Roberto Cidade estabelece protocolo para prevenir assédio e abuso contra crianças e adolescentes

27/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo