Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Projeto inédito de educação rural e ambiental começa a ser planejado pela Sepror e Secretaria de Educação e Desporto

26/11/2020
Compartilhar

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), retomou, na manhã de hoje (26/11), a ação do “Dia no Campo” na fazenda Santa Rosa, no ramal do Caldeirão, município de Iranduba (distante 27 quilômetros em linha reta de Manaus). A finalidade foi conhecer projeto inovador de educação rural e ambiental proposto pela fazenda. Com isso, a Sepror e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto iniciarão tratativas para a viabilização do projeto em escolas da rede estadual de ensino.

Com a presença também das vinculadas, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), além de representante da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, foi possível conhecer o projeto, que tem o objetivo de oferecer às crianças das escolas privadas e futuramente, a alunos de escolas da rede pública estadual a oportunidade de vivenciar a realidade do setor primário e assim, aproximá-las do mundo rural, mostrando desde a ordenha da vaca, o cultivo de hortas, a plantação de árvores e a importância da preservação do meio ambiente.

O governador Wilson Lima, quando esteve com o vice-presidente, general Hamilton Mourão, na Fazenda Santa Rosa, determinou que o Sistema Sepror e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto conhecessem o projeto e analisassem a viabilidade de ser oferecido aos alunos da rede pública, uma vez que o mesmo já é oferecido há três anos para as escolas particulares.

“Esse é um projeto pioneiro e inédito de educação rural e meio ambiente que oportuniza aos alunos o conhecimento de que é perfeitamente possível produzir alimento saudável e conservar o meio ambiente no bioma amazônico. Por meio de vivências práticas, no campo, os alunos poderão experimentar frutas colhidas diretamente do pé, ordenhar a vaca e tomar o leite, comer os ovos caipiras, plantar hortaliças, bem como alimentar os peixes nos tanques e demais animais da fazenda. Da mesma forma, visitarão os apiários das abelhas sem ferrão, as florestas, os sistemas agroflorestais, as nascentes dos igarapés e conhecerão as lendas e contos regionais visando a conservação da floresta”, disse Petrucio Magalhães, secretário da Sepror.

O proprietário da fazenda, Edney Marques, possui em sua produção desde a piscicultura até fruticultura com cítricos (laranja, limão, tangerina), além de goiaba, mamão, acerola, pitaya e coco. Apesar da grande variedade de produção, a pandemia da Covid-19 afetou seu negócio, mas acrescentou que com o apoio do Governo, por meio da ADS e o Programa Regional de Merenda Escolar (Preme), foi possível manter a Fazenda produtiva.

“A pandemia afetou nossa renda, porém conseguimos nos manter, porque a nossa laranja bateu recorde de produção na última safra e com o Preme e a ajuda da ADS, conseguimos vendê-las para fazer parte da merenda escolar”, esclareceu Edney Marques.

Entrega de Alevinos – Na ocasião, a Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa), vinculada à Sepror, entregou 60 mil alevinos para 15 piscicultores da região de Iranduba, ajudando a fomentar o mercado local.

O piscicultor Edmar Silva, que produz em média mil tambaquis por mês, falou da importância dessa ajuda, que traz renda e qualidade de vida a ele e sua família.

“Sou piscicultor desde 2016 e essa ajuda é fundamental para a nossa região, pois não temos como conseguir esses alevinos, fora que essa entrega ocorre de forma grátis. Isso gera um lucro para nós que vivemos do mercado”, explicou Edmar Silva.

Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Educação, Estado do Amazonas, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Governo do Estado do Amazonas, Iranduba, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2025 05 09 at 185537 1 300x200 1
Governo do Amazonas

Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura

09/05/2025
SES Maes que ajudam maes Foto Taina Amoedo 300x201 1
Governo do Amazonas

Mães que ajudam outras mães: Doação de leite humano salva 2 mil recém-nascidos no estado

09/05/2025
FVS RCP Estagiarios FVS RCP FOTO Aline Reis FVS RCP 1 300x225 1
Governo do Amazonas

FVS-RCP firma parcerias com instituições de ensino superior e fortalece estágio acadêmico sobre vigilância em saúde

09/05/2025
SES EXTRACAO BEIRA LEITO 1 FOTO GUILHERME FRAGAS 3 300x225 1
Governo do Amazonas

UTI Neonatal do Instituto Dona Lindu adota extração de leite materno à beira do leito para fortalecer vínculo entre mãe e bebê

09/05/2025
DESAPARECIDO BRENDO DOS SANTOS MACHADO 214x300 1
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Flores

09/05/2025
Seap penajusta02 300x200 1
Governo do Amazonas

Seap e TJAM iniciam diagnóstico participativo para elaboração do Plano Pena Justa do Amazonas

09/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo