Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Projeto proíbe vendas de telefonia e internet na forma de “combos”

14/09/2020
Compartilhar

 
Um Projeto de Lei proposto pela deputada estadual Joana Darc (PL) proibindo a venda de combos de TV, Internet e telefonia por assinatura foi aprovado pela Assembleia na última quarta-feira (9) e, se a Lei for sancionada pelo governador, deve mudar a forma de contratação destes produtos, protegendo os consumidores das tentativas de ‘vendas casadas’ por parte das empresas de telecomunicações.
Mesmo previsto como crime no Código de Defesa do Consumidor (art. 39, inciso I), a prática da ‘venda casada’ se traveste na modalidade ‘combo’, na qual a empresa agrega produtos ao produto principal, com a oferta de vantagem sobre o preço do produto principal, como no caso dos pacotes de internet, nos quais o consumidor que adquirir junto telefonia e tv a cabo, por exemplo, pagará menos pela internet. Outra situação muito comum é de empresas que alegam não vender apenas um produto isoladamente.
“Ocorre que muitas pessoas não conseguem contratar apenas um desses serviços, muitas vezes são obrigadas, seduzidas pelo preço mais baixo, a contratar outros serviços que não queriam, e que não irão utilizar, por imposição das empresas, que literalmente ‘empurram’ produtos com demanda inferior aos consumidores. Eles, por sua vez, acabam aceitando resignadamente essa ‘vantagem’ por conta do produto que realmente estão interessados, mesmo que venham a pagar um pouco a mais por algo que nunca vão utilizar”, explicou a deputada. Assim, o consumidor acaba por contratar outros serviços apenas para ter uma suposta vantagem no preço ou se vê obrigado a adquirir o combo, mesmo que não pretenda utilizar os demais serviços.
Com a sanção da lei pelo Governo do Estado, isso deve acabar, já que o Projeto de Lei nº 522/2019, proíbe as empresas prestadoras de serviços de TV por assinatura, telefonia e internet, de condicionar ou vincular o fornecimento de um dos produtos ou serviços ao fornecimento de outro produto ou serviço.
Além disso, outra mudança importante é que tais empresas ficam proibidas de cobrar valores diferenciados dos produtos isoladamente, logo, será proibida a venda de um único produto ou serviço a preço maior do que o ofertado no combo. Em caso de descumprimento, a empresa está sujeita a multa no valor de 10 vezes o valor do plano contratado.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já proíbe a prática da venda de combos condicionada a determinados produtos e da diferenciação do valor de produtos isoladamente e em combos desde 2010, porém a prática ainda é comum entre as operadoras.
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Hudson Fonseca
 
 
 

Termos encontrados ALEAM, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputada, Deputado, Estado do Amazons, Joana Darc
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo