Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Projeto que exclui lotação de servidoras com medida protetiva é aprovado

06/10/2020
Compartilhar

 
A partir de agora, as mulheres ganham mais um instrumento de proteção contra a violência doméstica. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta terça-feira (6), o Projeto de Lei (PL) nº 271/2019,  de autoria da deputada Alessandra Campêlo (MDB),  que exclui do Portal da Transparência do Governo do Amazonas a lotação de servidoras públicas estaduais que estão sob medidas protetivas.
As medidas protetivas são decisões judiciais em assistência às vítimas de violência e visam resguardar a mulher, física e moralmente. Previstas pela Lei Maria da Penha, são aplicadas após a denúncia de agressão feita pela vítima. É por meio desse mecanismo que muitas mulheres conseguem manter o agressor distante, além de proibir que ele mantenha contato por meio de familiares ou redes sociais.
“Muitas mulheres sofrem violência doméstica e perseguição de ex-companheiros. Às vezes, acontece de uma servidora mudar do local onde trabalha para se afastar do agressor. Hoje, é muito fácil saber onde um servidor atua; basta procurar no portal. Essa é mais uma forma do nosso mandato trabalhar efetivamente no combate e prevenção da violência contra a mulher e ao feminicídio”, explicou a parlamentar, que é presidente da Comissão da Mulher da Aleam desde 2015.
A medida, de acordo com o texto da propositura, vai excluir apenas a lotação da servidora, mediante apresentação da certidão narrativa expedida pelo Poder Judiciário à Secretaria de Administração e Gestão (Sead).
 
Inclusão
 
Ainda durante a Sessão, Alessandra enfatizou o requerimento de sua autoria em conjunto com a deputada Joana Darc (PL) em que pede a derrubada imediata do Decreto nº 10.502/2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, por representar uma afronta às normas constitucionais e legais, além de um retrocesso às conquistas que pautam a inclusão.
O documento foi encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao ministro da educação, Milton Ribeiro, e à bancada de deputados e senadores do Amazonas no Congresso Nacional. Para a parlamentar, o decreto institui a segregação de estudantes com deficiência e viola o sistema jurídico brasileiro que estabelece o ensino inclusivo em todos os níveis.
“O que precisamos é dotar nosso sistema educacional de infraestrutura necessária para a acessibilidade e garantir ainda mais a capacitação de profissionais. A pessoa deficiente precisa de mais atenção, sim, desde que seja de forma inclusiva”, afirmou.
 
 
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Ana Luiza Santos – (92) 98118-1347
Comunicação (92) 3183-4589
Foto: Jimmy Christian
 
 
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputada, Deputado, Estado do Amazons, Governo do Estado do Amazonas, Joana Darc
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo