Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Seas realiza 1,534 milhão de atendimentos nos Centros Estaduais de Convivência em 2019

03/01/2020
CENTROS VIOLC383O 500x333 1 1
Compartilhar

09:15 – 03/01/2020
FOTO: Jander Souza
 
As atividades esportivas e de lazer, atividades socioculturais, educação, assistência social e fisioterapêuticas oferecidas nos seis Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), administrados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), têm sido um diferencial na vida de milhares de amazonenses. De janeiro a dezembro de 2019, foram realizados nestas unidades 1,534 milhão de atendimentos que estimulam o fortalecimento de vínculos sociais e familiares em várias zonas da cidade de Manaus.

São ações e serviços de promoção e proteção social que têm o objetivo de prevenir situações de vulnerabilidade e riscos, por meio de atividades de convivência em grupo que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das famílias, idosos, pessoas com deficiência e demais segmentos.

Todo esse trabalho a Seas realiza por meio de uma gestão compartilhada e intersetorial com outros órgãos do governo estadual, entre os quais, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa; Secretaria de Saúde (Susam); Secretaria de Educação e Desporto; Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); e Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

Juntos nos CECFs, esses órgãos atendem à demanda da população em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio da prestação de serviços que promovem bem-estar social. São realizadas diariamente várias atividades, que vão da prática desportiva e de lazer, passando por atividades socioculturais, educação, assistência social, fisioterapêuticas, além de outras com vistas a estimular a geração de renda. As ações mantêm a família na centralidade das ações preventivas, visando melhoria na qualidade de vida da comunidade, considerando os direitos à proteção social pública de seguridade social e a defesa da cidadania dos usuários.

Número de atendimentos – Com um total de 407,16 mil atendimentos nos dez meses de 2019, o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), situado no bairro de Aparecida, zona sul, presta serviços destinados ao segmento da terceira idade com palestras motivacionais, atendimento psicossociais, exames antropométricos e fisioterápicos, e demais atividades, que são estendidos também aos familiares.

No Ceci o destaque são as atividades de reabilitação fisioterápica, bem como aulas de capoeira, funcional, hidroginástica, pilates, caminhada orientada, ginástica, alongamento, dança e fisioterapia. Além disso, são disponibilizados ainda teatro, dominó e sinuca.

São em torno de 2 mil atendimentos por dia, nos três horários, sendo que à noite o centro tem atividades voltadas às pessoas na faixa dos 50. De acordo com a diretora do Ceci, a psicóloga Ítala Rodrigues, tem idosos que fazem seis atividades por dia, tendo o local se tornado a extensão de suas casas.

“A qualidade de vida desses idosos é notória, por conta da jovialidade que possuem; a gente percebe o quanto têm energia, vontade de viver”, disse a psicóloga, destacando que os idosos são independentes e conhecedores de seus direitos, e defendem que sejam respeitados. “Eles não querem mais ficar em casa numa cadeira de balanço assistindo à televisão, fazendo crochê, e isso propicia um envelhecimento saudável”, frisou.

O CECF Padre Pedro Vignola, localizado na Cidade Nova, zona norte, realizou no decorrer deste ano 436,48 mil atendimentos. Diariamente o centro propicia à sua clientela uma gama de atividades visando fortalecer os vínculos social e comunitário da população com esporte, lazer, teatro e diversão.

No CECF Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, Santo Antônio, zona oeste de Manaus, o número de atendidos somou 335,64 mil no decorrer do ano. São atividades sociais, esportivas e culturais oferecidas na unidade de segunda a sexta-feira. Além disso, no local os frequentadores participam de palestras, oficinas de artesanato, aula de ginástica, bolerão da terceira idade, torneio de futsal feminino, mutirão de beleza e uma gama de atividades.

No CECF Professora Teonízia Lobo de Carvalho, bairro Amazonino Mendes, zona norte, o número de atendimentos no período somou 129,98 mil. O local também é voltado a atividades sociais, esportivas e culturais. O mesmo acontece no CECF Maria de Miranda Leão, situado na zona centro-oeste, cujo número de atendimentos somou 56,62 mil; no CECF 31 de Março, zona sul, o somatório de atendimentos atingiu no ano 88,82 mil; enquanto no CECF André Araújo, Zona Sul, o número de atendimentos atingiu 79,82 mil.

Vale destacar que a prática de atividades esportivas nos Centros de Convivência faz parte da política pública de atendimento à Política Nacional do Esporte, cujas atividades estão em consonância com os direitos fundamentais de todo cidadão. A execução das demais atividades nos Centros visa favorecer os direitos de cidadania e melhoria na qualidade de vida, ampliando a rede de ações de políticas públicas voltadas à população, principalmente em situação de vulnerabilidade e risco social.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Cidadania, Cultura, Economia, Educação, Energia, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Esporte, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Secretaria de Educação, Serviços, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Palestras em Humaita Foto 2 09 05 2025 300x169 1
Governo do Amazonas

Ipaam finaliza mutirão de educação ambiental em Humaitá com mais de 890 alunos alcançados

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 10 at 104750 300x200 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: A menos de 50 dias da festa dos bumbás, artesãos comemoram aumento das vendas em Manaus

10/05/2025
UGPE GOVERNO INICIA LICITAC807 A771 O PARA CONSTRUC807 A771 O DAS MORADIAS PARA FAMI769 LIAS DO ARTHUR BERNARDES FOTO TIAGO CORREA UGPE 18 300x200 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia licitação para construção do Complexo Habitacional Cachoeira Grande

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 09 at 185537 1 300x200 1
Governo do Amazonas

Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura

09/05/2025
SES Maes que ajudam maes Foto Taina Amoedo 300x201 1
Governo do Amazonas

Mães que ajudam outras mães: Doação de leite humano salva 2 mil recém-nascidos no estado

09/05/2025
FVS RCP Estagiarios FVS RCP FOTO Aline Reis FVS RCP 1 300x225 1
Governo do Amazonas

FVS-RCP firma parcerias com instituições de ensino superior e fortalece estágio acadêmico sobre vigilância em saúde

09/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo