Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEMED

Servidoras da Semed são homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher

06/03/2020
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) conta com 10,6 mil mulheres no quadro de servidores, e para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo, 08/03, a rede municipal de ensino, realizou nesta sexta-feira, 06/03, no hall do órgão, um dia em alusão a elas. As servidoras receberam lembranças com fotos, movimentaram o corpo com uma ginástica Laboral e participaram de uma breve conversa sobre o “Março Lilás”, que busca alertar as mulheres para prevenção do Câncer de Colo do Útero.

A ação foi promovida pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor/Serviço Social (GDS), com o objetivo de promover a motivação e autoestima no ambiente de trabalho e ainda conscientizar sobre a prevenção do Câncer no Colo do Útero. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano do triênio 2020/2022, são diagnosticados 16.590 novos casos no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição.

Na história, a data simboliza a luta das mulheres para conquistar as condições de trabalho equiparadas às dos homens, como salários e jornadas de trabalho. Nos tempos atuais, a luta vai além de disso, é contra o machismo e a violência. A cada dia, infelizmente, cresce índice de feminicídio no Brasil e no mundo.

A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, participou da comemoração e falou da importância da mulher na sociedade, da luta contra a violência, que muitas vezes acontece dentro de casa, independentemente da classe social.

“A Semed comemora todos os dias o Dia da Mulher, hoje, nós, mulheres, depois de muita luta e reivindicação, já conquistamos muitos benefícios, como licença maternidade, apoio para o aleitamento e vários outros direitos, que foram consequência das mulheres que morreram lutando por todas nós. Mas não podemos parar por aí, porque muitos dos nossos direitos ainda são violados. No Brasil, o percentual de feminicídio é muito grande, essa violência independe da classe social, mulheres são violentadas em casa pelo marido, filhos, pais, mesmo aquelas que tem um nível de instrução elevado”, disse a secretária, que também falou sobre a conscientização e prevenção do Câncer no Colo do Útero.

“Nós precisamos nos conscientizar que junto com as nossas condições emocionais, psíquicas e para viver com dignidade, precisamos cuidar da nossa saúde física, por isso precisamos lembrar de fazer anualmente os exames preventivos do Câncer de Colo do útero. O Amazonas é o segundo estado no Brasil, com o maior percentual de mulheres acometidas por essa doença”,

A comemoração foi voltada para as mulheres, mas contou com a participação dos homens também. “É uma grande satisfação trabalhar com tantas mulheres inteligentes e guerreiras. Nós sabemos muito bem, que a maioria delas desenvolvem três jornadas de trabalho, porque quando saem do serviço, chegam em casa e ainda organizam tudo por lá. Os homens são muito mais acomodados, a mulher é guerreira e sem elas tudo vira de cabeça para baixo”, comentou Darcelo Cavalcante, o subsecretário de Infraestrutura e Logística.

Para Maria Selma da Silva, assessora pedagógica da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), muitas mulheres carregam, infelizmente, carregam a cultura do machismo devido a criação.

“Muitas obrigações recaem sempre para as mulheres e isso é de anos, educação dos filhos, organização da casa, todas essas responsabilidades devem ser divididas entre os pais e quem mora na casa. O diálogo é sempre muito importante nessa parceria, tantas obrigações fazem com que as mulheres esqueçam de cuidar da saúde. Muitas adiam uma consulta médica e nós não podemos deixar isso acontecer, temos que olhar primeiro para nós, para o nosso bem-estar”, disse Selma.

Texto: Érica Marinho

Fotos: Eliton Santos

Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Manaus, Prefeitura de Manaus, SEMED
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Portal Prefeitura de ManausSEMEDTribunal de Contas do Estado do Amazonas

Prefeitura de Manaus se reúne com TCE-AM para tratar sobre a contratação de estagiários para a Semed

09/08/2021
Portal Prefeitura de ManausSEMED

Prefeitura oferece capacitação técnico administrativa para servidores da Semed

25/05/2021

Semed reforça o cuidado de prevenção ao combate a Covid-19 aos servidores da sede

02/03/2021
SEMED

Projeto ‘Protetores do Amanhã’ 2021 inicia por meio on-line

01/03/2021
SEMED

Mais de 13 mil estudantes da rede municipal devem receber ‘kit merenda escolar’

01/03/2021
SEMED

Escolas municipais desenvolvem ações para incentivar os alunos a acompanharem as aulas remotas

26/02/2021
SEMED

Prefeitura faz novo ciclo de vistorias em unidades da rede de ensino

25/02/2021
SEMED

Pesquisa com alunos e professores avalia conectividade na rede de ensino

23/02/2021
SEMED

Prefeitura realiza 1º Encontro Pedagógico de Alfabetização com mais de dois mil profissionais da Educação

19/02/2021
SEMED

Trabalhadores terceirizados da Educação são atendidos pela Prefeitura de Manaus em reunião

19/02/2021
SEMED

Alunos da rede municipal iniciam ano letivo 2021 com atividades remotas

18/02/2021
MancheteSEMED

Prefeitura se reúne com mais uma entidade sindical da área de Educação

17/02/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo