Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Sinésio Campos faz Audiência Pública e debate funcionamento do aeródromo de Flores

28/07/2020
Compartilhar

 
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, na manhã desta terça-feira (28), uma Audiência Pública, proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT), para debater o convênio de delegação entre Governo Estado e Secretaria de Aviação Civil (SAC) para evitar o fechamento e também a construção de uma proposta para a definição da administração do Aeródromo de Flores.
A reunião teve a participação da Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) e da diretoria do Aeroclube do Amazonas, que é o administrador do Aeródromo há 80 anos, mas está sob notificação de que deverá entregar a gestão até data de 1º de setembro, por determinação da SAC e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de que o Governo do Estado tem de assumir a administração ou licitar à uma empresa privada.
O secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, explicou que o Estado não tem a intenção de tirar do Aeroclube o que foi construído ao longo de 80 anos, mas precisa cumprir determinação da Secretaria de Aviação Civil ou o aeródromo de Flores será fechado. Para evitar o fechamento, o Governo do Estado, via Seinfra está firmando um convênio de delegação com a SAC assumindo a administração e a responsabilidade de investimentos para dotar o aeródromo de estrutura operacional como terminal de embarque e desembarque, serviços obrigatórios e formação de equipe para as atividades, incluindo agentes de proteção e segurança da aviação civil. “O Governo não quer o fechamento, mas precisa agir dentro da legalidade estabelecida pela SAC e Anac, incluindo investimento na melhoria para adequar o aeródromo às normas técnicas. Dentro desse processo não podemos passar a administração à uma empresa ou entidade privada sem licitação”.
A diretoria do Aeroclube do Amazonas argumentou que a história da entidade e do aeródromo é a mesma. Ambos foram criados em 1940, por iniciativa do empresário do setor de comunicações, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello que cedeu os recursos para este fim. O terreno foi comprado do antigo proprietário, Francisco Flores, pelo governo da época que doou para o Aeroclube.
Mas em 1976, o governo militar (Ernesto Geisel), sem muitas explicações tirou a outorga da propriedade do Aeroclube e transferiu para a União, sob a responsabilidade do Comando Aéreo da Amazônia (Comaer). Mas em 2003, o Comaer firmou contrato e reestabeleceu o direito de administração (15 anos) ao Aeroclube, por entender que a entidade desenvolvia um serviço de cunho público e social. “O Aeroclube era o proprietário de fato da área. Ela foi doada pelo Estado”, disse o vice-presidente Luiz Mário.
O secretário Mário Henrique ressaltou que o ultimato da SAC não é exclusivo para o Aeroclube do Amazonas, mas estendido a outros 12 aeródromos de municípios do Amazonas como Lábrea, Eirunepé, Fonte Boa, Barcelos e até o aeroporto de Parintins corre o risco de ser fechado por motivo de segurança devido a urubus que sobrevoam a lixeira pública que fica próxima a pista. “O Estado está recebendo ultimato para assumir e fazer investimentos e adequação dos aeródromos às normas de padrão e segurança”, explicou.
Diante do impasse, o deputado Sinésio Campos sugeriu que Seinfra e Aeroclube se unam para a construção de uma proposta jurídica que encontre uma saída satisfatória. A proposta será levada a Brasília aos deputados federais e senadores para uma ação política junto ao Governo. “Sou usuário de aeródromos nos municípios onde existem pistas, porque em vários não há. E essas instalações são precárias por falta de investimento na administração. Inclusive por parte do Governo federal que desconhece a realidade dos meios de transporte na Amazônia. Determinar o fechamento de uma pista é condenar muitos pacientes à morte, porque a transferência deles para Manaus depende da aviação regional”, alertou.
Sinésio Campos também ressaltou que é do Aeródromo de Flores que saem todos os aviões transportando passageiros, dinheiro (valores), assistência médica, pacientes (UTI aérea), translado de pessoas mortas, equipes técnicas em período eleitoral, e muitas outras atividades destinadas aos municípios do Amazonas, que tem dimensão continental. “O aeroclube realiza cerca de 20 mil decolagens e pousos por ano. Portanto, tem forte apelo social. Precisamos construir um plano em conjunto para fazer a SAC, Anac, Ministério dos Transportes e o Governo Federal compreenderem que a questão não somente de ordem técnica, mas humanitária”.
Por fim, foi agendado uma reunião para a próxima terça-feira (4), quando os técnicos da Seinfra farão uma visita técnica ao Aeródromo de Flores e a apresentação da proposta a ser apresentada em Brasília. “Está na hora de resolver esse problema que se arrasta há anos. Muitos governos não se preocuparam com a importância dos aeródromos para a população do Amazonas. A aviação regional faz a diferença entre a vida e a morte”, finalizou.
 
 
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 92 9156-7285
ascomsinesio@gmail.com
 
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Barcelos, Deputada, Deputado, Estado do Amazons, Fonte Boa, Manaus, Parintins, Sinésio Campos, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo