Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

TCE-AM bate recorde na entrega de 97% das prestações de contas com 10 inadimplentes

05/05/2020
Compartilhar

Apenas dez gestores públicos – a maioria do interior do Amazonas -,  de um total de 365 unidades gestoras, não enviaram a prestação de contas anual (PCA), do exercício de 2019, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), por meio do sistema E-Contas, até as 23h59 desta quinta-feira (30), prazo final para o envio. Os gestores já são considerados inadimplentes e deverão receber as sanções dos relatores.
A adimplência deste ano, em torno de 97,2%, superou os anos de 2018 e de 2019, que registraram, seguidamente, o índice de 96% de entrega das PCAs. A partir da próxima semana, os relatores das respectivas contas deverão solicitar a tomadas de contas dos inadimplentes e a presidência do TCE-AM, de sua parte, poderá encaminhar ao Ministério Público do Amazonas (MPAM) a lista dos inadimplentes para abertura de inquérito civil ou ajuizamento de uma ação por improbidade administrativa, por parte do órgão ministerial.
Feliz com o resultado, o presidente  do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, considerou o envio das 355 prestações de contas e os 2,7% de inadimplência como ótimo, se for levado em consideração o período difícil a que todos estão passando em virtude da pandemia, que fez com que grande parte dos servidores públicos trabalhassem em home office, com internet ruim na maioria dos municípios amazonenses.
“Prorrogamos o prazo de entrega por 30 dias para colaborar com todos os gestores. Disponibilizamos uma equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) para orientar e tirar dúvidas de todos. Quem quis prestar contas do dinheiro que usou em 2019, prestou. Os demais deverão receber as penalidades previstas em lei”, avaliou o conselheiro-presidente.
Os números – Das 62 prefeituras, apenas  de Atalaia do Norte, mais um vez, não cumpriu o dever de prestar contas de como gastou o orçamento daquela cidade, em torno de R$ 43,4 milhões em 2019 (Veja orçamentos das unidades gestoras aqui). Das 62 Câmaras apenas a Guajará e Novo Airão, também, não entregaram.
Das unidades de saúde do Estado, apenas o hospital Francisca Mendes e a maternidade Azilda Marreiro estão inadimplentes, além do Fundação de Alto Rendimento. Da Prefeitura de Manaus, apenas a Secretaria de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec) descumpriu o prazo de envio. Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas são as duas estrutura organizacionais  que concentram o maior número de unidades de gestoras: 127 e 51, respectivamente.
Os outros inadimplentes são: Consórcio Público de Saúde do Alto Solimões – Alto Solimões Saúde e Vida (Asavida), Fundo Municipal de Boca do Acre e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto da Eva (SAAE).
Depois de autuadas as prestações de contas (virarem processos), elas serão encaminhadas à Secretaria-Geral de Controle Externo do TCE-AM, que providenciará um plano de inspeção para cada município com respectivos auditores que irão às unidades gestoras para conferir se o que os gestores informaram conferem com a realidade.
Para conferir os nomes dos 355 adimplentes, assim como a data de envio digital da prestação pelo sistema E-Contas, basta acessar o link: https://econtas.tce.am.gov.br/eContas/pages/relatorio_PCA.jsf 
Os INADIMPLENTES
Câmara Municipal de Guajará
Câmara Municipal de Novo Airão
Consórcio Público de Saúde do Alto Solimões – Alto Solimões Saúde e Vida – ASAVIDA
Fundação Amazonas de Alto Rendimento
Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes – FHCFM
Fundo Municipal de Boca do Acre
Maternidade Azilda da Silva Marreiro
Prefeitura Municipal de Atalaia do Norte
Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Semdec                          Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto da Eva – SAAE
…
Texto: Elvis Chaves

Termos encontrados Amazonas, Atalaia do Norte, Boca do Acre, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Justiça, Manaus, Prefeitura de Municipal de Manaus, Rio Preto da Eva, TCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCE
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Pleno do TCE-AM aprecia 158 processos na sessão desta terça-feira (11)

10/07/2023
Forum 1920 C397 1080 px
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

TCE-AM promove 1º Fórum de Discussões sobre Programas de Preparação para a Aposentadoria

07/07/2023

TCE-AM realiza abertura do Programa Desenvolvimento para Jovens Aprendizes

07/07/2023

Jurisdicionados do TCE-AM terão novo prazo para responder formulário sobre portais públicos

06/07/2023

Coordenador-geral da Escola de Contas do TCE-AM palestra em Universidade da Espanha sobre Amazônia e sustentabilidade

06/07/2023

TCE-AM realiza oficina sobre ginástica cerebral para futuros servidores aposentados

05/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo