Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Último painel da SCT discutirá “Conectividade Digital e a internet em regiões remotas do Amazonas”

25/11/2020
BANNER PRO SITE WEBINARIO DO DIA 26 DE NOVEMBRO 577x400 1
Compartilhar

O terceiro e último painel do webnário da Semana de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SCT) 2020, traz como tema “Conectividade Digital: Inovações tecnológicas como alternativas para potencializar o alcance da internet em regiões remotas do Amazonas” e promete apresentar soluções tecnológicas para a região. O evento online acontece das 16h às 17h (horário Manaus), nesta quinta-feira (26) com transmissão pelo canal da Secretária de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) no Youtube (Sedecti Amazonas) e simultaneamente pelas páginas da Sedecti_AM e da TV Encontro das Águas no Facebook .

A SCT do Amazonas 2020 faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, tem como tema “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”. No Amazonas o evento é promovido pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Sedecti. O primeiro painel ocorreu no último dia 19 e teve como tema “Bioeconomia Digital: O papel da tecnologia no desenvolvimento de uma economia sustentável para o Amazonas”. Já o segundo painel ocorreu no último dia 24, e tratou o tema “Monitoramento Ambiental: Tecnologias inovadoras aplicadas à conservação da Amazônia”.

O primeiro painelista do webnário nesta quinta-feira (26) será José Reginaldo Hughes Carvalho do Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que abordará o tema “Aplicação de aeróstatos (balões) na redistribuição de internet para o interior do Amazonas”. Carvalho é doutor em Engenharia pela FEEC/Unicamp, com mais de 15 anos de experiência como gerente de programa de linha em empresas e institutos de P&D, incluindo CTI Renato Archer, Siemens, Genius/Gradiente, Intera/Digitron e Fundação CERTI. Hoje, ocupa a posição de professor associado em regime de dedicação exclusiva no IComp da Ufam, atuando nas áreas de robótica aérea e de campo. Seus interesses incluem aprendizagem de máquina, robótica móvel e aérea, engenharia de sistemas de missão crítica e empreendedorismo de base tecnológica.

O segundo painelista é Luciano Leonel Mendes do Instituto Nacional de Telecomunicação (Inatel). Ele irá discorrer sobre os “Desafios para as redes 5G em áreas remotas”. Luciano é bacharel em Engenharia Elétrica e mestre em Telecomunicações pela Inatel. É doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2001 é professor do Inatel, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação, além de ter ocupado cargos de gerente técnico do Laboratório de Desenvolvimento de Hardware e Coordenador do Curso de Mestrado de Telecomunicações. Foi coordenador de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, merecendo destaque aqueles voltados para TV Digital com apoio da Finep e RNP. Executou um projeto de pós-doutorado com o apoio do CNPq, na Vodafone Chair Mobile Communications Systems, localizada na Technische Universität Dresden, na Alemanha, na área de esquemas de modulação digital para a quinta geração de redes móveis celulares. Hoje, coordena as atividades de pesquisa no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), sendo o responsável pelas pesquisas em 5G nesse projeto. Além disso, coordena a Comissão de Pesquisa e Casos de Uso do Projeto 5G Brasil, hospedado pela Telebrasil. Suas principais áreas de atuação são comunicações móveis, radiodifusão digital e modulações com múltiplas portadoras.

O terceiro e último painelista é Adriano Vieira da Ozônio Telecomunicação. Adriano trará para o debate o tema “O potencial de satélites de órbita média (MEO – Medium Earth Orbit) como alternativa de acesso à internet no Amazonas”. Vieira é graduado em Economia pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro (RJ) e participou ativamente na implantação de Sistemas com Tecnologia Satelital (MEO) no Amazonas. Atualmente é diretor comercial da Ozônio Telecomunicações.

O último painel do webnário terá como moderador o chefe do Departamento de Extensão Tecnológica e Inovação da Secti/Sedecti, Leonardo Silva.


Termos encontrados Amazonas, Economia, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

reuniao codam 300x200 3
SEPLANCTI

Codam avaliará 36 projetos industriais que estimam a criação de 1,2 mil postos de trabalho no Amazonas

10/07/2023
reuniao codam 300x200 2
SEPLANCTI

Codam avaliará 36 projetos industriais que estimam a criação de 1,2 mil postos de trabalho no Amazonas

10/07/2023
reuniao codam 300x200 1
SEPLANCTI

Codam avaliará 36 projetos industriais que estimam a criação de 1,2 mil postos de trabalho no Amazonas

10/07/2023
reuniao warabu1 300x225 3
SEPLANCTI

Sedecti recebe representante de empresa amazonense vencedora de prêmio inédito na América Latina

10/07/2023
reuniao warabu1 300x225 2
SEPLANCTI

Sedecti recebe representante de empresa amazonense vencedora de prêmio inédito na América Latina

10/07/2023
reuniao warabu1 300x225 1
SEPLANCTI

Sedecti recebe representante de empresa amazonense vencedora de prêmio inédito na América Latina

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo