Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Unidades Judiciárias recebem elogio da Presidência do TJAM por adesão ao projeto-piloto de coleta seletiva de papel

16/01/2020
Papel
Compartilhar

Realizado nos fóruns Ministro Henoch Reis e Desembargadora Euza Naice de Vasconcelos, o projeto permitiu o envio de 5,7 toneladas de material para reciclagem, no ano passado.
Trinta e sete unidades judiciárias que funcionam no Fórum Ministro Henoch Reis e no Fórum Desembargador Euza Naice de Vasconcelos, ambos localizados no bairro São Francisco, foram elogiadas pela Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas pela Projeto-Piloto de Coleta Seletiva Solidária 2019. Registrado na Portaria n.º 40, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) da última segunda-feira (13), o elogio destaca o grande empenho das referidas equipes no projeto, que durante o ano passado resultou na coleta de 5,7 toneladas de material para reciclagem, integrando os esforços do Tribunal para a adoção de medidas ambientalmente sustentáveis nas suas rotinas de trabalho.
“A participação voluntária das unidades dos dois fóruns no projeto tem crescido. Acreditamos que todo e qualquer projeto de sustentabilidade necessariamente precisa contar com a adesão e envolvimento das pessoas. Somos nós que geramos os resíduos e é importante firmarmos esse compromisso diário: o de fazer o descarte dos papéis em observância com a legislação dos resíduos sólidos, inclusive, dando uma destinação social a esse material”, destacou a assistente social Fernanda Coelho, da Divisão de Serviço Social do TJAM”, que coordena o projeto-piloto nos dois fóruns.
Conforme Fernanda Coelho, todo repasse para a cooperativa gera um certificado de pesagem, informação que é encaminhada à Divisão de Planejamento mensalmente. “Nossa expectativa para este ano de 2020 é que mais unidades possam se sensibilizar com a ação. Que a sustentabilidade seja sempre um dos nossos valores institucionais, presente e vivido cotidianamente na prática”, afirma Fernanda.
A coleta seletiva de resíduos é um dos eixos do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário (PLS-TJAM) que tem, entre seus objetivos, o de “estimular a redução do impacto negativo ambiental, aprimorando as ações que promovam a gestão de resíduos sólidos”. O Plano segue as diretrizes da Lei Estadual 249/2015 – que torna obrigatória a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual e sua destinação prioritária às associações ou cooperativas de catadores de material recicláveis –; da Resolução 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da implantação do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário; entre outras normativas referentes ao tema. 
Em abril do ano passado, o Tribunal, por meio do Subcomitê de Logística Sustentável da Corte, assinou um Termo de Cooperação com a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa), entidade previamente habilitada para a implantação da coleta seletiva de resíduos. A atividade resultante da parceria vem contemplando o Edifício Des. Arnoldo Péres, a Casa de Justiça Des. Paulo Herban Jacob Maciel e o Centro Administrativo Desembargador José Jesus F. Lopes (Anexo). Em agosto do mesmo ano, foi inaugurada a Central de Resíduos Sólidos, que atua na gestão dos resíduos recicláveis, oriundos do sistema de coleta seletiva implantado pela Corte, além de contemplar a gestão dos resíduos destinados à logística reversa e os resíduos perigosos como lâmpadas, pilhas e baterias que são recolhidos mediante Acordo de Cooperação Técnica com instituições que realizam a destinação ambientalmente adequada dos materiais.

Unidades elogiadas pela Presidência do TJAM:
1.ª Vara de Família e Sucessões; 4.ª Vara de Família e Sucessões; 5.ª Vara de Família e Sucessões; 6.ª Vara de Família e Sucessões; 7.ª Vara de Família e Sucessões; 8.ª Vara de Família e Sucessões; 1.ª Vara Criminal; 2.ª Vara Criminal; 4.ª Vara Criminal; 6.ª Vara Criminal; 7.ª Vara Criminal; 8.ª Vara Criminal; 9.ª Vara Criminal; 10.ª Vara Criminal; 11.ª Vara Criminal; 1.ª Vara do Tribunal do Júri; 2.ª Vara do Tribunal do Júri; 3.ª Vara do Tribunal do Júri; 2.ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes; 3.ª Contadoria; 2.ª VECUTE; 4.ª VECUTE; 2.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; 3.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; 1.ª UPJ; CEJUSC-Família; CEJUSC-Setor Psicossocial; Central de Mandados e Cartas Precatórias; Divisão de Serviço Social; Juizado da Infância e da Juventude Cível; Protocolo Judicial de Primeiro Grau; Secretaria de Custódia; Vara da Dívida Ativa Municipal; Vara de Execução Penal; Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas; Vara de Órfãos e Sucessões; Vara de Registros Públicos e Usucapião; Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública Estadual e Municipal; Vara Especializada em Crimes de Trânsito.

Deborah Azevedo
Fotos: Chico Batata / Arquivo TJAM
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Termos encontrados Amazonas, Direitos da Mulher, Estado do Amazonas, Justiça, Legislação, Transporte, Tribunal de justiça do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Consulta PC3BAblica CNJ 2023
Noticias CapaTribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Consulta pública para a definição das Metas Nacionais da Justiça para 2024 está disponível para magistrados, servidores e sociedade em geral

10/07/2023

Segunda Câmara Cível mantém sentença em caso de inspeção em medidor de energia

10/07/2023

Segunda Câmara Cível mantém sentença em caso de inspeção em medidor de energia

10/07/2023

Segunda Câmara Cível mantém sentença em caso de inspeção em medidor de energia

10/07/2023
MutirC3A3o Juizados Fazenda
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Juizados da Fazenda Pública realizam novas programações de audiências de conciliação

10/07/2023
MutirC3A3o Juizados Fazenda 1
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Juizados da Fazenda Pública realizam novas programações de audiências de conciliação

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo