Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Aleam aprova Leis que favorecem as mulheres amazonenses

23/06/2021
10 Aleam aprova Leis que favorecem as mulheres amazonenses 640x380 1
Compartilhar

 O compromisso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em proteger a população feminina em todos os aspectos, garantindo direitos para proporcionar melhor qualidade de vida e contribuir para o enfrentamento à violência contra as mulheres, foi ratificado pelo Parlamento Estadual, na Sessão de Votação, desta quarta-feira (23). Os PLs nº 261/2021, nº 551/2020 e nº 129/2021, de autoria, respectivamente, dos deputados Wilker Barreto (Podemos), Saullo Vianna (PTB) e Therezinha Ruiz (PSDB), todos em favor das mulheres, foram aprovados por unanimidade.
O primeiro item da pauta de votação, que contou com 11 matérias – o PL nº 261/2021 – institui as diretrizes gerais de campanha de informação, esclarecimentos e cooperação sobre o “código do sinal vermelho”. O código é o símbolo de programa que incentiva as vítimas de violência doméstica e familiar a pedirem ajuda de forma silenciosa, por meio de um “x” vermelho pintado na mão.
Barreto explicou que essa campanha é um movimento nacional e a mulher pode se dirigir a atendentes de farmácias, instituições públicas ou privadas, portarias de condomínios, por exemplo, e mostrar o símbolo pintado na mão. A pessoa que receber o pedido de ajuda deverá ligar imediatamente para o número 190, da Polícia Militar e pedir ajuda.
Presentes na votação, a juíza titular da 1ª Vara do Juizado Especial no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ana Lorena Teixeira, e o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), Luiz Márcio do Nascimento Albuquerque, falaram sobre a importância da aprovação da proposta. Segundo os magistrados, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) indicou uma alta de 34% no registro de casos de violência doméstica contra a mulher no ano de 2020, em comparação aos dados de 2019.
Diante desses dados e reforçando a rede de proteção às mulheres, foi aprovado o PL nº 551/2020, que determina a obrigatoriedade de academias e estabelecimentos prestadores de serviços de atividades físicas adotem medidas de auxílio e segurança à mulher que se sinta em situação de risco ou venha sofrer assédio ou importunação sexual nas dependências das instituições.
“O assédio moral e o sexual podem ocasionar graves danos à saúde psicológica e física da vítima”, disse Vianna, afirmando que, por essa razão, a propositura aprovada é importante, no sentido de determinar a responsabilidade dos estabelecimentos em coibir tais práticas em seu interior.
As medidas vão desde o acompanhamento da vítima ao seu carro, ou outro meio de transporte, ou comunicação à polícia, bem como fixação de cartazes no interior do local informando sobre a disponibilidade do estabelecimento para o auxílio à mulher que se sinta ameaçada.

Emprego e renda

Com o objetivo de incentivar e conscientizar a população sobre a importância do empreendedorismo feminino, o PL nº 129/2021 institui a Semana Estadual do Empreendedorismo Feminino, a ser comemorado anualmente no mês de novembro.
Autora da propositura, a deputada Therezinha Ruiz (PSDB), falou sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade, acumulando responsabilidades profissionais, de estudo e com a criação dos filhos, sendo que precisam se submeter à dependência financeira de companheiros, e muitas vezes aceitam relacionamentos abusivos.
“O empreendedorismo vem como uma possibilidade de renda adaptável a diversas realidades, trazendo independência financeira e até mesmo pessoal na vida da mulher”, afirmou Ruiz, no encaminhamento da matéria.
A deputada também explicou que a escolha do mês de novembro se dá em razão Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014, ter definido o dia 19 de novembro como o “Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino”, com o objetivo de promover o questionamento das dificuldades enfrentadas pelas mulheres empreendedoras.

Texto: Diretoria de Comunicação da Aleam
Foto: Evandro Seixas

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Polícia, Polícia Militar, Prof. Therezinha Ruiz, Saullo Vianna, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

03 Dep. Roberto Cidade PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de criancCCA7as com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correcCCA7aCC83o
ManchetePolítica

PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de crianças com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correção

10/07/2023

Vereadores da CMM deliberaram 13 Projetos de Lei durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (10/07)

10/07/2023

Projeto de Caio André que beneficia ex-atletas profissionais avança na CMM

10/07/2023

CMM inicia auditoria interna para recertificação da ISO 9001 e 14001

10/07/2023

No Dia Mundial da Lei, Luis Mitoso destaca suas 30 leis aprovadas em três mandatos como vereador

10/07/2023

Ivo Neto realiza treinão aberto de jiu-jítsu através do Projeto ‘Esporte na Periferia’

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo