Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

‘Amyipaguana’ celebra Dia Nacional da Cultura

05/11/2021
Abertura Amyipaguana 2 Suelen Reis 1024x768 1
Compartilhar

FOTOS: Suelen ReisO Dia Nacional da Cultura foi celebrado na manhã desta sexta-feira (5/11), durante a abertura da segunda edição do “Amyipaguana – Encontro de Cultura Popular do Amazonas”, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no Distrito Industrial. O evento, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, conta com uma programação diversa até o dia 26 de novembro, com atividades presenciais no Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ) e no Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito (avenida Japurá, Praça 14), e on-line pelo YouTube e redes sociais da Secretaria (@culturadoam).
Há 3 minutos
Por Agência Amazonas

A abertura do Encontro de Cultura Popular do Amazonas aconteceu nesta sexta-feira (5/11), no Povos da Amazônia

“Queremos contemplar todas as manifestações da cultura popular e falar sobre o que cada município traz nas suas raízes, a história a partir da dança, do artesanato e do grafismo”, afirmou Denis Carvalho, gerente de Eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “Para produção dos etnodocumentários e depoimentos dos mestres de cultura popular, passamos por municípios como Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Parintins e foi muito importante estar lá, para uma revisita ao nosso passado, as nossas ancestralidades e costumes”.

Performances de Hip Hop, capoeira e apresentações do cantor Armando de Paula e do grupo Malungo Dudu marcaram o primeiro dia do encontro.

“Esta reunião é muito significativa para nós, que fazemos arte no Amazonas. É importante estarmos nesses lugares, ocupando ambientes, para dar visibilidade a diferentes manifestações culturais, isso nos fortalece”, comentou a artista. “É necessário estar aqui nesta data, porque, quando subimos no palco, trazemos toda a nossa história, toda a nossa trajetória”.

Representatividade – Para Cléia Alves, do grupo Malungo Dudu, o encontro representa o fortalecimento dos artistas da cultura popular.

“É uma honra participar novamente, ainda mais no Dia Nacional da Cultura, o que representa resistência. Temos muita batalha pela cultura popular, muito o que trabalhar”, destacou.

A artista Susana Cláudia de Freitas, que integra também o Malungo Dudu e o Maracatu da Pedra Encantada, contou que participa pela segunda vez do “Amyipaguana – Encontro de Cultura Popular do Amazonas”.

“É importante ter mulheres neste lugar, o que não acontecia antes, hoje, estamos crescendo no movimento e ocupamos esse espaço”, afirmou.

Josiele Pedrosa, do grupo DD Tankers, reforçou que participar do evento é gratificante por representar o Hip Hop.

Os etnodocs entram no ar sempre às 14h, no YouTube (Cultura do AM), entre eles: “Gambá: os tambores da floresta”, do acervo da Secretaria; “Os saberes dos mestres”, de André Varela e Dante Souza; “Barcos da Amazônia”, produzido pela antiga TV Cultura do Amazonas, hoje TV Encontro das Águas; além de “São Gabriel da Cachoeira: Conheça a história do Povo Dâw”, “Museu Magüta”, de Benjamin Constant” e “A Dança do Cordão Africano”, de São Paulo de Olivença, produções do Audiovisual da pasta.

Programação virtual – No canal do YouTube e redes sociais da Secretaria (@culturadoam), vão ser exibidos etnodocumentários e depoimentos dos mestres de cultura popular de diversas manifestações culturais da capital e do interior do Amazonas. Uma parte dos vídeos foi produzida pelo setor de Audiovisual da pasta, com a coordenação do secretário executivo Luiz Carlos Bonates.

Oficinas e palestras – Também integram a programação do evento, diversas oficinas e palestras, que têm como objetivo ressaltar a cultura popular de raiz. Entre as palestras estão “A Cultura Afro-Amazônica no Baixo Amazonas”, com Marcos Moura; “Sons da natureza Amazônia na paisagem cultural das margens por objetos sonoros”, com Eliberto Barroncas; “O Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito”, com Rafaela da Silva e Keilah Fonseca; “A Cultura Popular do Alto Solimões”, com Tharcísio Cruz; e “As Culturas Populares (Afro) Amazônicas: pensando a diáspora africana”, com Mestre Bel.

A partir do dia 12 de novembro, tem ainda a exibição de vídeos curtos de artistas de diversos segmentos, sobre a trajetória no mundo das artes, sempre às 13h, nas redes sociais da Secretaria (@culturadoam). Entre os depoentes estão o Mestre Chaguinha, da capoeira; Maykon Andrade (Mayking), empreendedor e articulador cultural do movimento Hip Hop; a artista visual Soraya Nurieh; a escritora Márcia Antonelli; a artista urbana Chermie Ferreira; Zulu DJ Fino e Zulu DJ Manuel Portuga; Cléia Alves, coordenadora e sambadeira do grupo de samba de roda Vozes do Cativeiro; e Erika Tahiane, batuqueira e produtora cultural do Maracatu Pedra Encantada.

A programação tem ainda dois dias com apresentações de diversas manifestações culturais transmitidas pelo Youtube da Secretaria (@culturadoam) e TV Encontro das Águas, a partir das 18h30. Entre as atrações estão confirmadas Malungo Dudu, Gambá, Tambor de Crioula Punga Baré, Hip Hop e Maracatu Pedra Encantada, na quinta-feira (25/11); e Indígena, Capoeira e Samba de Roda Vozes do Cativeiro, e Orquestra de Violões do Amazonas com tambores, na sexta-feira (26/11).

Já na programação de oficinas tem de Tambor de Crioula, com Mestre Castro; de Hip Hop, com MC Fino; de Teatro de Rua, com Nonato Tavares; de Afoxé, com Mestre Plínio; de Capoeira Regional, com Mestre Mago; de Samba de Roda, com Mestre Augusto; e o Encontro Percussivo “Tambores de todos os cantos”, com vários mestres, todos no CCPJ; além da oficina de Boneca Abayomi, com Rafaela da Silva e Keilah Fonseca, que acontecerá no Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito.

Termos encontrados Amazonas, Economia, Japurá, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Imagem do WhatsApp de 2023 11 30 as 10.17.17 76fe5427
Geral

Roberto Cidade ultrapassa Menezes e assume a terceira colocação nas intenções de votos para a Prefeitura de Manaus

30/11/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM assegura o fortalecimento do poder fiscalizatório da administração fazendária

10/07/2023

PGE-AM assegura o fortalecimento do poder fiscalizatório da administração fazendária

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo